Tipos de aparelhos de pressão arterial: conheça os principais

Você planeja começar a usar um monitor de pressão arterial? Você faz parte de um grupo em crescimento, mas é preciso saber quais os tipos de aparelho de pressão arterial para escolher o mais adequado para a sua situação.

Os médicos estão dizendo a cada vez mais pessoas com pressão alta para verificar a própria pressão em casa, para evitar aglomerações nas clínicas e postos de saúde e garantir que o controle seja feito.

Por quê? No consultório médico, sua leitura da pressão arterial mostra apenas seus números naquele momento. Um monitor doméstico permite que você o verifique com frequência. 

Isso pode dar ao seu médico uma ideia melhor da sua verdadeira pressão sanguínea. A melhor maneira de saber com certeza se você tem pressão alta é medi-la várias vezes ao dia por alguns meses.

Existem muitos monitores domésticos de pressão arterial para você escolher. Muitos custam menos de R$100 e você não precisa de receita médica para obter uma. 

Você pode encontrá-los nas farmácias, em lojas de produtos médicos, na internet e até mesmo nas lojas de departamento.

Mas quais são os tipos de aparelho de pressão disponíveis no mercado? Acompanhe o nosso artigo e saiba mais! 

O que é um aparelho de pressão arterial?

Os aparelhos de pressão arterial são classificados em três tipos: o aparelho de pressão manual, o aparelho de pressão digital e o aparelho de pressão de mesa.

Nos aparelhos de pressão automáticos você encontrará somente a braçadeira e a tela de leitura, já que o insuflamento ou esvaziamento da braçadeira são feitos de forma automática, através de bombas.

Já os aparelhos de pressão digital, você terá uma braçadeira ou pulseira, e uma tela de leitura digital. Ao apertar o botão de “start”, a braçadeira irá insuflar normalmente, captar a leitura da pressão arterial através de sensores e registrar os resultados na tela.

Confira também os passos para fazer a leitura com o aparelho de pressão digital da forma correta!

Alguns aparelhos de pressão digital podem armazenar dados de até 10 leituras, facilitando o controle e acompanhamento.

Quando o uso do aparelho de pressão arterial é recomendado?

tipos aparelho pressao arterial quando uso recomendado

Os aparelhos de pressão digitais são recomendados para uso doméstico, em aferições diárias de controle de pressão. 

Por ser mais simples de usar, ele é recomendado para pessoas de qualquer idade, que fazem as aferições sozinhas ou com auxílio.

É importante ficar atento às instruções de uso, já que para cada idade e necessidade, existem tamanhos e configurações específicas que devem ser consultadas junto ao fabricante.

Conheça os tipos de aparelho de pressão arterial

Existem diversos tipos de aparelho disponíveis no mercado e o ideal é que você busque por um que atenda todas as suas necessidades, desde uso simplificado até facilidade de visualização. Conheça:

1. Aparelho de pressão digital

tipos aparelho pressao arterial digital

Os aparelhos de pressão digitais possuem tecnologia mais avançada para a leitura da pressão arterial, mas ainda são os mais simples de se usar.

Por conter um monitor que marca a leitura, você não precisará ficar atento aos mínimos detalhes, como deve ser feito em um manômetro analógico.

Além disso, os aparelhos de pressão digitais oferecem diversas possibilidades de uso, desde braçadeiras manuais, até as braçadeiras ou pulseiras automáticas, que fazem todo o processo de leitura.

Como medir a pressão com o aparelho digital?

Basta encaixar a braçadeira dois dedos acima do cotovelo, ou encaixar a pulseira bem na divisa da mão com o antebraço para que a leitura seja precisa.

Nos aparelhos automáticos, basta clicar no botão de “start” para que a leitura seja feita. Já nos aparelhos manuais, você precisará insuflar a braçadeira através da bomba/manguito, que já vem acoplado ao aparelho.

Após a leitura, basta anotar os valores na sua tabela de controle. Confira também nosso post sobre como usar o aparelho de pressão digital corretamente!

É importante lembrar que para se fazer uma leitura correta da pressão arterial, em qualquer tipo de aparelho de pressão, é necessário que o paciente permaneça em repouso por, no mínimo, 10 minutos antes de começar a leitura.

2. Aparelho de pressão manual

tipos aparelho pressao arterial manual

Os aparelhos de pressão manuais ou analógicos, são aqueles que vêm com um leitor de ponteiro.

Os aparelhos analógicos são mais recomendados para profissionais de saúde treinados para o uso, já que necessitam do auxílio de um estetoscópio para a leitura correta.

Como medir a pressão com o aparelho manual?

Para medir a pressão com um aparelho manual, você precisará de :

  • um estetoscópio adequado para a idade
  • um esfigmomanômetro com braçadeira adequada para a idade

Encaixe a braçadeira cerca dois dedos acima da linha de dobra do cotovelo, de forma que fique firme sem apertar. Posicione o estetoscópio no pulso do paciente e insufle a braçadeira, apertando a bomba manual.

Você terá que continuar enchendo a braçadeira até parar de ouvir a pulsação ou até atingir 180 mmHg.

Espere dois segundos e comece a liberar o ar da braçadeira, com o estetoscópio ainda posicionado no pulso do paciente. A partir daqui, você precisará ficar de olhos e ouvidos atentos.

Enquanto solta o ar da braçadeira devagar, preste atenção quando a pulsação voltar. Você escutará batimentos fortes. Esta é a pressão máxima, você deverá observar o número que consta no manômetro e anotar.

Quando os barulhos dos batimentos desaparecerem, significa que você chegou na pressão mínima. Anote o número que consta no manômetro e tenha a leitura completa da sua pressão arterial.

É importante lembrar que somente pessoas treinadas deverão fazer a leitura manual/analógica, já que uma leitura errada dos números poderá causar um falso diagnóstico.

3. Aparelho de pressão infantil

O aparelho de pressão infantil funciona da mesma forma que o aparelho de pressão manual/analógico que você conferiu anteriormente.

A diferença entre os modelos está apenas no tamanho da braçadeira, já que as crianças possuem braços menores que os adultos.

Eles são adequados para o uso em crianças de até 12 anos, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com o tamanho e peso do paciente.

4. Aparelho de pressão de mesa

Os aparelhos de pressão de mesa são aparelhos da classe manual/analógica, com um diferencial único: o manômetro fica apoiado em uma mesa ao invés de pregado à braçadeira, o que pode facilitar aferições de pessoas que vivem sozinhas.

O processo para aferir é o mesmo que nos demais aparelhos manuais/analógicos.

Eles são ideais para adultos e idosos que se cuidam sozinhos ou para clínicas e consultórios cardiológicos.

5. Aparelho de pressão de pulso

tipos aparelho pressao arterial pulso

Os aparelhos de pressão de pulso são aparelhos digitais e automáticos, que fazem a aferição através de LED de leitura.

Eles são muito mais simples de usar e podem ser manuseados por pacientes de todas as idades. Alguns modelos oferecem opções de armazenamento de até 10 leituras, o que dá mais autonomia para pacientes idosos e infantis, por exemplo.

Como medir a pressão com o aparelho de pulso?

Basta você encaixar a pulseira do aparelho de pressão logo na divisa da mão com o antebraço. A tela deverá ficar voltada para o lado da palma da mão, para que a leitura seja feita.

Aperte o botão “start” para que o processo seja iniciado e aguarde, sem se movimentar, até o final da leitura. Anote os números que aparecerá na tela na sua tabela de controle.

Qual o melhor aparelho de pressão arterial?

O melhor aparelho de pressão arterial será aquele que se encaixar nas suas necessidades diárias.

Se você faz leituras de acompanhamento em casa ou precisa acompanhar idosos ou crianças, talvez os aparelhos de pressão automáticos ou de pulso sejam os mais adequados.

Já para as clínicas, hospitais e consultórios, o ideal é que seja um aparelho manual, já que ele requer manutenções em frequências menores que os aparelhos digitais e automáticos.

O importante é que a leitura seja feita corretamente e de forma confortável para cada um.

Conclusão

Comprar um aparelho de pressão arterial não é uma tarefa fácil. O mercado está cheio de modelos, marcas e tecnologias que prometem facilitar a nossa vida na hora de fazer a aferição.

No entanto, é preciso ter cuidado com essas “maravilhas tecnológicas”. Você deverá observar se o aparelho realmente irá satisfazer totalmente a sua necessidade, sem trazer problemas na hora de usar.

É importante também verificar se o aparelho possui a certificação do INMETRO, já que aparelhos não certificados podem apresentar erros de leitura e causar sérios transtornos.

Fale com um especialista na Mobiloc e entenda como você pode encontrar o aparelho certo para a sua necessidade diária. 

Garanta as condições incríveis e receba o seu aparelho de pressão aí, na porta da sua casa!

Confira nossos outros artigos que podem te ajudar a entender melhor sobre outros aparelhos e exames:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro − 3 =

Rolar para cima