Melhor Poltrona Para Idosos: Como Escolher a Cadeira Ideal!

Para acertar na escolha da melhor poltrona para idosos, você vai precisar olhar bem mais do que apenas o tamanho e o design.

A poltrona para idosos, também conhecida como cadeiras geriátrica, cadeira para idosos, cadeira reclinável para cuidados posicionais ou cadeira clínica, são cadeiras projetadas especificamente para fornecer aos usuários com mobilidade limitada uma solução segura e eficaz de posicionamento vertical. 

Isso permite que eles tenham uma alternativa que vai além da cama, que os manterão seguros enquanto assistem TV, tomam sol e aproveitam a companhia da família.

As cadeiras ou poltronas para idosos recebem esse nome devido à capacidade de fornecer suporte e posicionamento confortáveis ​​e ajustáveis para as pessoas à medida que envelhecem. 

O design versátil é perfeito para pessoas idosas que se encontram com menos capacidade de se movimentar.

Com a idade os riscos de se ferirem ou piorarem as condições por causa de postura inadequada ou confinamento na cama aumentam. 

As poltronas para idosos também são uma ótima solução para qualquer pessoa com mobilidade limitada ou enfraquecida, à medida que se recupera de uma doença ou lesão.

As cadeiras para idosos fornecem uma variedade de soluções de posicionamentos, ajudando a promover a independência, a recuperação e a cura, além de oferecer suporte e conforto seguros ao paciente. 

O uso de uma cadeira para repouso geriátrica pode melhorar significativamente a qualidade de vida de um paciente.

Podem contribuir para o sentimento de independência e de bem estar, o que geralmente pode ser um grande passo no processo de cicatrização ou recuperação de uma doença. 

Essas cadeiras são ideais para uso em qualquer ambiente em que a recuperação ou pacientes com mobilidade limitada possam ser encontrados.

Esses ambientes incluem instalações de vida assistida, casas, centros de diálise e oncologia, clínicas de reabilitação e hospitais. 

Recuperar-se de uma lesão ou doença ou ser tratado com modalidades como diálise e quimioterapia exigem que o paciente esteja o mais confortável e relaxado possível, além de estar perfeitamente posicionado, com postura e apoio adequados. 

As cadeiras para idosos são a maneira perfeita de fazer isso com uma variedade de modelos para acomodar qualquer paciente.

Importância de escolher a melhor poltrona para idosos

As cadeiras para idosos podem representar bem mais do que apenas um local alternativo de descanso. Elas podem representar também a independência do idoso.

Por isso, na hora de escolher a melhor poltrona para idosos, você deverá levar em consideração a personalidade, as limitações e, principalmente, o conforto do idoso.

Existem diversas opções no mercado que podem aliar design e funcionalidade para que a escolha se torne muito mais fácil.

Continue lendo e saiba tudo o que você precisa considerar na hora de escolher a melhor cadeira ou poltrona para idosos!

Por que usar uma poltrona para idosos?

Pense por um momento na rotina diária de nossos parentes idosos. A sala de estar é provavelmente o centro da casa. 

É na sala onde eles realizam as atividades que amam, portanto, provavelmente aquela onde passam mais tempo sentados.

A cadeira que eles usam pode realmente fazer a diferença se ela se adequar ao seu estilo de vida, garantir conforto e bem estar.

Quais são os tipos de cadeiras para idosos?

melhor poltrona para idosos quais sao os tipos

Existem diversos tipos de cadeiras e poltronas para idosos, que se adaptam de acordo com a idade e as necessidades de cada um.

Você poderá começar a tomar a sua decisão com base nos modelos básicos abaixo:

Poltronas ou cadeiras reclináveis

A cadeira ou poltrona reclinável é uma das cadeiras para idosos mais confortáveis do mercado e o próprio nome já diz o porquê – ela reclina! 

O suporte de “alavanca” ajuda as pessoas a passarem de sentadas para em pé, ou de pé para sentadas, de maneira segura e apoiada. 

A ação reclinável permite ao usuário passar da posição vertical para a posição deitada.

As cadeiras reclináveis são ideais para pessoas idosas que ainda têm alguma mobilidade, mas correm o risco de cair ou ferir-se ao se sentar ou levantar.

Eles são muito populares entre as pessoas que ainda moram em casa.

O apoio adicional ao apoio permanente dá a seus parentes e cuidadores a tranquilidade de que eles podem se levantar com segurança quando ninguém estiver lá para ajudá-los. 

Além disso, o design da poltrona para idosos e a função de reclinação significam que muitas pessoas mais velhas vêem as poltronas de elevação como um luxo que desejam, e não apenas como cadeiras especializadas de que precisam.

Cadeiras de repouso

As cadeiras de repouso são mais comuns em clínicas e hospitais geriátricos, já que elas oferecem total conforto e segurança para o paciente, mas ainda possuem limitações quanto à movimentação da própria cadeira.

As poltronas de repouso para idosos geralmente são limitadas a três movimentos, que permitem alguma sustentação de pés em elevação ou encosto mais confortável, quando necessário.

Elas são recomendadas apenas para períodos curtos, como um banho de sol, ao contrário das cadeiras reclináveis que podem substituir perfeitamente o uso do sofá, por exemplo.

Cadeiras de rodas

melhor poltrona para idosos cadeiras de rodas

As cadeiras de rodas servem para auxiliar na locomoção dos idosos, quando já não é possível se locomover em pé com segurança.

Ter uma cadeira de rodas em casa, pode representar muito mais autonomia para os idosos em idade mais avançada, pois ficarão seguros e sem riscos de queda.

No entanto, para o uso da cadeira de rodas ser realmente implementado com conforto e segurança, algumas exigências devem ser cumpridas.

Por exemplo, você precisará adaptar a área de circulação da casa para que a cadeira não fique presa e precisará adaptar alguns ambientes, como banheiros e sala de jantar.

Também é importante observar qual tipo de cadeira de rodas você está pensando em adquirir, já que para os idosos, uma cadeira elétrica ou uma “mini-scooter” seria melhor para a independência do que as cadeiras manuais.

Cadeiras para banho ou cadeiras higiênicas

As cadeiras de banho para idosos, também conhecidas como cadeiras higiênicas, são essenciais para garantir total segurança dos idosos, dentro de ambientes molhados como o banheiro.

Com a idade, é normal nos tornarmos menos ágeis e mais propensos à queda, principalmente em superfícies mais lisas, sem muito atrito dos pés.

Somente o chinelo pode não garantir total segurança e é por isso que a maioria dos geriatras recomendam que você tenha uma cadeira de banho ou uma cadeira higiênica em casa.

Como escolher uma poltrona para idosos?

melhor poltrona para idosos como escolher

Além das necessidades do idoso, na hora de escolher e comprar uma cadeira ou poltrona cadeira para idosos, você também precisa considerar a qualidade do produto e a garantia de conforto.

Conforto

O conforto de uma poltrona poderá estar aplicado em diversos aspectos.

Por exemplo, você deverá verificar a qualidade do tecido de revestimento, espuma e molas, para garantir que a cadeira não será um incômodo para o idoso.

Além disso, verifique também a altura da cadeira e profundidade do assento. Centímetros podem fazer uma enorme diferença para a coluna e para as articulações.

Possibilidade de ajustes

Você também poderá verificar as possibilidades de ajustes das cadeiras ou poltronas. Algumas oferecem apenas ajustes de encosto e braços, enquanto outras oferecem ajustes de altura e até mesmo temperatura.

Lembre-se de verificar as possibilidades de acordo com que o idoso possa ter autonomia de ajustar a própria cadeira. Afinal, ninguém quer ficar pedindo ajuda a cada mudança de posição, não é mesmo?

Controle de pressão

As melhores poltronas para idosos reclináveis também oferecem a possibilidade de controle e ajuste de pressão, principalmente na função “stand up”.

A regulagem da pressão correta para auxiliar o idoso a se levantar poderá evitar acidentes sérios!

Suporte para a cabeça e para os pés

As cadeiras reclináveis e poltronas para idosos consideradas mais confortáveis são aquelas que oferecem suporte total para o corpo, se ajustando desde a cabeça, passando pela coluna, braços e pés.

Um bom apoio para os pés, pode evitar problemas nas articulações e quadris, assim como a cabeça apoiada corretamente poderá evitar episódios de torções e dores na lombar.

Suporte lateral

O suporte lateral – ou suporte de braços – nada mais é do que um sistema para garantir que o idoso ficará seguro na cadeira ou poltrona, mesmo se cochilar ou se distrair.

Ele poderá sentar-se confortavelmente, apoiando o corpo como um todo, sem riscos de quedas ou sem aquela sensação incômoda de estar sempre escorregando.

Rodas

As cadeiras que possuem rodas devem ser leves e, de preferência, fáceis de locomoção.

É direito dos idosos manter sua independência e comprar cadeiras com rodas muito pesadas ou difíceis de manusear pode arruinar qualquer tipo de deslocamento.

No caso das cadeiras de rodas e cadeiras higiênicas, você deverá sempre pensar na praticidade da hora de se locomover. 

Já no caso das poltronas para idosos, você deverá ficar atento aos freios das rodinhas que possam estar substituindo os pés. Rodas mal travadas em poltronas podem representar quedas sérias e lesões graves!

Como o material da poltrona impacta o conforto do idoso?

melhor poltrona para idosos como material impacta

O material das poltronas para idosos também pode interferir muito no conforto e segurança dos idosos. 

Mesmo sendo quase automático escolher uma poltrona pela aparência, quando se trata da melhor da poltrona para idosos temos que ter o máximo de cuidado, ao escolher tecidos e espumas também.

O estofamento é uma característica dos móveis que geralmente são ignorados, mas é vital que o material mais adequado seja selecionado. 

Deve sempre ser mantido em boas condições e capaz de ser facilmente limpo. Pessoas diferentes preferem tipos diferentes, mas para pessoas com um baixo nível de equilíbrio, sugerimos que fique longe do vinil.

Também é altamente recomendável que os idosos evitem usar assentos duros e firmes, pois oferecem muito pouco apoio e podem causar escaras e outros tipos de dor, especialmente quando sentados por longos períodos. 

Assentos mais macios com almofadas ajustadas distribuem uniformemente o peso e são preferíveis para pessoas idosas.

Qual a melhor poltrona para idosos?

Ao selecionar a melhor poltrona para idosos, você deverá considerar as particularidades do idoso que fará o uso. 

Por exemplo, nem toda pessoa idosa precisa de um elevador de cadeira para poder se levantar da posição sentada. 

A altura e o peso do usuário também são considerações que precisam ser levadas em consideração. 

A profundidade do assento precisa acomodar corretamente o comprimento das pernas do usuário, bem como a altura da cadeira do chão ao assento. 

O estado mental do usuário também deve ser levado em consideração – por exemplo, a pessoa pode operar com segurança os controles de uma cadeira elevatória? 

Por último, a estética também não deve ser deixada de fora do processo de seleção. Um item que será usado com frequência, como uma cadeira favorita, deve ser visual e estruturalmente atraente e prático.

Medidas para a poltrona ou cadeira para o idoso

As dimensões internas da cadeira ou poltrona para idosos – altura do assento, largura e profundidade e altura do encosto – precisam se adequar ao tamanho do usuário para garantir suporte adequado.

Também é importante ter em mente as dimensões gerais da cadeira, se o espaço for limitado. Se a cadeira for reclinada regularmente, verifique se há espaço suficiente atrás da cadeira para que o encosto se mova.

Sobre as dimensões para escolher a melhor poltrona para idosos, considere os seguintes pontos:

Altura do assento

A altura do assento pode influenciar na facilidade na hora de sentar ou se levantar da cadeira. 

Um assento alto tornará mais fácil levantar e sentar, principalmente se o idoso achar difícil levantar dos apoios de braços ou se tiver alguma dor ou fraqueza nas pernas. 

No entanto, se o assento estiver muito alto, os pés não tocarão o chão e poderá parecer desconfortável, podendo surgir dores nas coxas, joelhos e quadris. 

Um assento muito baixo será mais difícil de sair e direcionará a pressão para a pélvis, em vez de distribuí-la uniformemente pelas coxas. 

Como orientação geral, a altura do assento pode ser calculada medindo a distância do chão ao vinco na parte de trás dos joelhos. 

Quando sentados, os quadris e os joelhos devem ficar em ângulo reto, com os pés apoiados no chão

A maioria dos fabricantes de poltronas altas tem uma variedade de cadeiras com uma altura entre 46 e 59 cm. 

Você também poderá tirar as medidas para encomendar uma poltrona para idoso de tamanho personalizado.

Largura do assento

O assento deve ser amplo o suficiente para permitir que você se sente confortavelmente, mas estreito o suficiente para permitir o uso dos apoios de braços. 

O ideal é que a largura do assento seja medida de forma que fique alguns centímetros mais largo que o tamanho dos quadris.

Profundidade do assento (da frente do assento ao encosto)

O assento precisa ser profundo o suficiente para suportar todo o comprimento das coxas. 

Se o assento for muito profundo, o idoso precisará forçar os quadris para trás para conseguir encostar, o que pode acabar lesionando joelhos e quadris, ou gerando problemas de coluna.

Um assento profundo também pode fazer com que sua parte inferior deslize para a frente na cadeira. Se for muito raso, suas coxas não serão apoiadas adequadamente e, depois de um tempo, você poderá se sentir desconfortável. 

Para calcular a profundidade correta, meça a distância da parte de trás do fundo, ao longo das coxas, a aproximadamente 3 cm, atrás da parte de trás dos joelhos. 

Quando estiver sentado, você poderá colocar dois dedos juntos entre a borda do assento e a parte de trás do joelho. Uma profundidade maior deve ser permitida se você precisar de apoios ou almofadas nas costas adicionais.

Tamanho do encosto

A altura das costas de uma cadeira também é importante, principalmente se o apoio da cabeça for necessário. 

A cadeira precisa ser proporcional à altura do tronco de uma pessoa, de modo que, se uma cadeira estiver fornecendo apoio de cabeça, ela esteja de acordo com as dimensões da pessoa.

A altura do apoio de braço

Para maior conforto, o apoio de braço deve permitir que você descanse os braços sem levantar ou abaixar os ombros e apoiar todo o comprimento do antebraço.

Estruturas de uma cadeira para idosos

A grande maioria das poltronas e cadeiras para idosos são compostas de uma estrutura base de madeira maciça, espuma e revestimento em tecido ou couro, podendo conter molas ou não.

Algumas poltronas reclináveis também podem possuir sistemas internos de pressão, feitos com molas ou articulações a gás.

O ideal é que você considere o peso do produto final, juntamente com a facilidade de manuseio das partes reclináveis.

O tecido deverá ser escolhido de acordo com a preferência do idoso, para garantir total conforto durante o uso. 

Qual a cadeira de roda ideal para idoso?

melhor poltrona para idosos qual cadeira de rodas ideal

Se você acha que pode ser melhor adquirir uma cadeira de rodas para idoso, você deverá consultar o geriatra para buscar as recomendações certas.

Com a ajuda do médico, você poderá entender para quais atividades o idoso precisará de uma cadeira de rodas e quais as opções podem ser mais seguras.

Para escolher uma boa cadeira de rodas para idosos, há vários fatores a serem considerados, incluindo o tipo de corpo, condição da pele, postura e força. 

Se você tem uma condição de saúde que provavelmente progride com o tempo, é uma boa ideia levar em consideração suas possíveis necessidades futuras ao escolher uma cadeira de rodas também.

Cadeiras motorizadas

A cadeira de rodas motorizadas será ideal se o idoso não tiver força ou resistência para usar uma cadeira de rodas autopropulsada, mas não quiser confiar em ser empurrado – ou se às vezes quiser fazer viagens mais longas em sua cadeira de rodas.  

Há uma grande variedade de modelos disponíveis, melhor divididos em três categorias:

  • Interior / portátil: para uso em casa ou em locais com pisos lisos e uniformes, como shopping centers ou centros de jardinagem. Geralmente fácil de dobrar para encaixar na mala do carro.
  • Exterior: terá rodas maiores para lidar com terrenos irregulares, bem como suspensão para tornar a condução mais confortável. Geralmente também pode ser usado em ambientes fechados, mas seu tamanho maior pode significar que eles não cabem em algumas portas.
  • Interno / externo: projetado para oferecer o melhor dos dois mundos. Não será tão leve e portátil quanto alguns modelos, nem tão robusto quanto outros, mas pode fornecer um bom equilíbrio de recursos.

As cadeiras de rodas elétricas são da Classe 2, o que significa que podem ser usadas no exterior em calçadas, ou Classe 3, para uso em estradas e calçadas.

Todos são geralmente muito mais pesados ​​que as cadeiras de rodas manuais, porque o seu quadro deve ser mais forte para suportar a bateria e os motores. Lembre-se disso ao pensar na facilidade de transportar uma cadeira de rodas.

Cadeiras manuais

Geralmente, as cadeiras de rodas manuais para idosos são mais adequados para pessoas que:

  • Requer uma cadeira de rodas a maior parte do tempo (em ambientes fechados e / ou ao ar livre) para mobilidade;
  • Pode andar – talvez com uma bengala ou armação  – mas não consegue lidar com distâncias maiores, portanto, use uma cadeira de rodas manual quando estiver fora de casa.

Você precisará de força e movimento suficientes em seus braços para usar uma cadeira de rodas automotora. 

Se você não conseguir gerenciar isso, seria mais adequado para uma cadeira de rodas com propulsão de atendente, projetada para ser empurrada por trás por outra pessoa. 

Vale a pena notar que a maioria das cadeiras de rodas autopropulsadas também terá alças para os momentos em que pode ser necessária ajuda extra.

As cadeiras de rodas autopropulsadas têm rodas traseiras maiores, cada uma com um ‘aro de empurrar’ externo que você vira para controlar e impulsionar a cadeira. 

Essas rodas criam uma cadeira mais volumosa, que pode ser mais difícil de carregar na mala do carro. Por esse motivo, se você estiver escolhendo uma cadeira de autopropulsão, procure uma com rodas de liberação rápida, agora comumente disponíveis.

As cadeiras de rodas com propulsão de atendente têm rodas traseiras menores, portanto são mais leves e fáceis de transportar. 

Eles também são mais fáceis de navegar e controlar para quem está empurrando, embora possam se mostrar mais desafiadores do que cadeiras de rodas maiores para montar obstáculos, como meio-fio.

Complicações de saúde que má postura pode trazer para idosos

Com o passar dos anos, a coluna vertebral – responsável pela sustentação correta e alinhada do corpo – começa a se enfraquecer, causando diversos problemas de postura e inflamação nas juntas.

Quadros inflamatórios ou de dores agudas, podem resultar em quedas, devido à movimentação limitada.

A má postura, principalmente nos idosos, pode causar diversos problemas.

Quando uma pessoa começa a desenvolver padrões de distorção postural da coluna torácica e sua capacidade de equilíbrio diminui – elevando o risco de quedas (que podem ser fatais).

A coluna vertebral é o que nos permite levantar e sentar em linha reta. Possui 3 curvas leves para fornecer um tipo de amortecedor junto com os discos vertebrais. 

À medida que a postura na parte superior das costas começa a piorar, a coluna fica distorcida.

Essa ligeira curva  pode aumentar muito em idosos com má postura, causando uma diminuição na altura ou fazendo com que o idoso se incline para frente.

Isso também muda a posição da cabeça, colocando-a na frente do corpo da pessoa. O corpo tem um equilíbrio incrível quando usado como projetado. 

No entanto, com a parte superior do corpo inclinada para frente e a cabeça colocada ainda mais à frente do corpo, torna o equilíbrio uma tarefa difícil; especialmente em idosos que diminuíram a velocidade de reação a situações que levam a uma queda. 

Além disso, a má postura pode causar sobrecarga em outras partes do corpo, como quadris, ombros, joelhos e pés, causando inflamações e quadros de dores intensas.

Onde comprar a melhor poltrona para idosos?

Existem diversas lojas físicas e online que podem oferecer poltronas para idosos. Por mais que o preço possa ser um grande influenciador na decisão, você deverá sempre verificar a qualidade e origem do produto.

Poltronas e cadeiras para idosos estão na categoria de produtos ergonômicos e terapêuticos e poderá representar um problema a mais caso seja adquirido em lojas não especializadas.

O ideal é que você procure os melhores fornecedores de produtos hospitalares ou de cuidados home care, para que você possa ter garantia total de origem e qualidade.

Aqui na Mobiloc você encontra as melhores poltronas e cadeiras para idosos, com total segurança, para receber aí na sua casa!

Conclusão

Antes de escolher a melhor poltrona para idosos, certifique-se de conversar com o geriatra e anotar todas as recomendações para a sua compra.

Você deverá garantir total conforto e facilidade de uso, para que a liberdade e independência do idoso não seja prejudicada.

Confira nossos outros artigos:

3 comentários em “Melhor Poltrona Para Idosos: Como Escolher a Cadeira Ideal!”

  1. Vânia Tomaz

    Esclarecedor essas informações sobre cadeiras para idosos. Gostei

  2. Tatiana Damasceno

    A melhor matéria sobre cadeiras e poltronas para idosos que já encontrei na internet. Parabéns! Muito boa a matéria! Excelente explicação!!!

  3. Elisangela Gois

    Informações relevantes. Drª Carolina tem poucos dias que pesquiso a respeito, pois meu pai tem alzheimer e quero comprar uma poltrona reclinável, ,mas as que vendem aqui em minha cidade não supre a necessidade. Teria alguma indicação de onde poderia comprar poltrona que seguisse os padrões citados acima?
    Agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 − 5 =

Rolar para cima