Empreendedorismo Médico Guia

Médico empreendedor: por que e como se tornar [Guia Prático]

Muitos profissionais da saúde sonham em empreender e abrir o próprio negócio, mas o medo do desconhecido faz com que muitos desistam.

Depois de se formar na faculdade, abrir o próprio negócio e se tornar um médico empreendedor é um dos maiores passos que você poderá dar rumo à sua independência.

Neste guia prático, nós, da Mobiloc, reunimos uma série de pontos-chave para que você possa entrar no mundo dos negócios sabendo tudo o que precisará enfrentar para se tornar um empreendedor de sucesso.

Reunimos aqui conhecimentos da nossa trajetória, mas também reunimos experiências vividas por diversos profissionais de saúde que nos ajudaram a elaborar este guia.

Continue a sua leitura e garanta conhecimento suficiente para começar a empreender hoje ou guardar para colocar seus planos de ser um médico empreendedor em prática no futuro!

Por que ser um médico empreendedor?

Agora é o melhor momento para ser um empresário da área de saúde! As diversas mudanças impulsionadas pela pandemia do novo Coronavírus e a adoção de métodos cada vez mais tecnológicos de atendimento, transformou o ano de 2020 em um ano excelente para ser um médico empreendedor.

A mudança já está acontecendo. Fluxos de trabalho e hábitos antiquados de médicos e pacientes estão mudando de forma consistente e rápida para uma alternativa moderna e integrada, com a aplicação da Internet das Coisas (IoT) na saúde. 

O potencial de análise de big data também está lentamente se formando e facilitando diagnósticos e até mesmo os processos de atendimento.

Como clínico, seu impacto não se limita mais à anamnese e exame físico dos pacientes. Tecnologias como sensores, software de diagnóstico e outros dispositivos médicos significam que sua influência pode ser muito mais abrangente.

Agora é a hora de decidir se você quer ser um médico empreendedor, envolvido nas mudanças de paradigma e ditando o futuro da saúde, ou se você prefere recuar e observar a mudança acontecendo ao seu redor.

O que é um médico empreendedor?

Um médico empreendedor é aquele que abre a sua própria empresa ou negócio, com o objetivo de obter lucro ou a diferença no mundo, ou ambos! 

Os empreendedores costumam assumir riscos, criando ou aproveitando novas oportunidades à medida que surgem e raramente se restringem a apenas um setor.

Vantagens de se tornar um médico empreendedor

Ser um médico empreendedor e seu próprio negócio significa liberdade profissional: você define seu próprio horário de trabalho, escolhe sua própria equipe, implementa suas próprias ideias e ainda tem a liberdade e a capacidade de causar um impacto positivo em uma área em que está apaixonado.

Outros benefícios incluem:

  • Aprender uma nova gama de habilidades, como administração, por exemplo;
  • Chance de oferecer uma abordagem diferenciada mesmo em especialidades mais comuns;
  • Escopo para combinar o trabalho clínico com um negócio, fornecendo a você uma vida profissional mais variada e estimulante;
  • Potencial para seguir sua paixão e transformar o trabalho em um hobby.

Como se tornar um médico empreendedor?

Para se tornar um médico empreendedor, é preciso saber muito mais do que o ensinado nas faculdades de medicina.

Você precisará adquirir conhecimentos em empreendedorismo, administração e marketing, mesmo que básicos, para saber comandar o seu negócio, mesmo se tiver ajuda de uma assessoria.

Você precisará aprender a lidar com riscos e frustrações, além de diversas situações que podem ser estressantes, mas que fazem parte do caminho dos médicos empreendedores de maior sucesso no Brasil e no mundo.

Tudo começa com uma grande ideia – seja um serviço ou um produto de saúde que as pessoas precisam – ou até mesmo as duas coisas.

Você precisa pensar sobre o que diferencia sua ideia de todas as outras. Não precisa necessariamente ser algo novo ou revolucionário; só precisa ser melhor do que a concorrência. 

Você terá mais chances de ter sucesso se a ideia estiver em uma área que você conhece e pela qual é apaixonado. 

Conheça o seu mercado

Depois de ter sua grande ideia, você precisa descobrir se há uma demanda para seu serviço ou produto na sua região. 

Quem serão seus pacientes ou clientes, além de seus amigos e familiares? Uma pesquisa rápida sobre os estabelecimentos de saúde e produtos disponíveis pode resolver.

Outra maneira de conhecer a sua região e o seu público, é perguntando. Uma pesquisa de mercado, feita por especialistas, poderá ajudá-lo a entender melhor o cenário da sua região e definir melhor o seu negócio.

Faça cursos e treinamentos de empreendedorismo e gestão

Antes de iniciar a sua carreira como médico empreendedor, você deverá dedicar um bom tempo aos estudos sobre o empreendedorismo, administração e marketing.

Mesmo que você contrate uma boa equipe de consultores para trabalhar ao seu lado, obter tais conhecimentos, poderá te deixar preparado para todas as etapas que o seu negócio irá passar.

Alguns cursos básicos sobre empreendedorismo, você poderá encontrar gratuitamente na Internet, em site como Sebrae Empreendedorismo e Senai.

Alguns cursos como Marketing e Empreendedorismo, e Administração também podem ser de grande ajuda na hora de tomar decisões para o seu negócio. 

Domine as novas tecnologias e seja um profissional inovador

Uma coisa é fato: estamos no século da inovação tecnológica! Você, como médico empreendedor, também pode se beneficiar dos mais diversos recursos tecnológicos existentes ou em fase de desenvolvimento.

A adoção de novos recursos é bem mais comum entre estudantes de medicina e novos médicos, mas também podem revolucionar o negócio de médicos empreendedores mais experientes e que estão a mais tempo no mercado.

Muitos médicos também possuem ideias incríveis para revolucionar o tratamento de seus pacientes e, se tornar um médico empreendedor é uma forma de colocar em prática.

Você poderá participar de congressos e exposições sobre tecnologias em saúde, ou pode iniciar as suas técnicas fechando parcerias com universidades.

Estabeleça parcerias com outros profissionais da área

Se a sua intenção como médico empreendedor é abrir um estabelecimento maior do que um simples consultório, você vai precisar de parceiros.

Seja como sócio ou como um profissional “locatário” do espaço, você precisará cobrir as necessidades dos seus pacientes, oferecendo os profissionais que possam atender as especialidades propostas, em horários flexíveis.

Para o caso de grandes empreendimentos ou inovações tecnológicas, você poderá encontrar bons parceiros de negócio, para dividir custos e adquirir ainda mais recursos,  tornando a sua marca ainda mais forte.

Divulgue o trabalho assertivamente

Para divulgar o seu trabalho, o ideal é que você encontre profissionais que possam te orientar para o marketing online e offline de forma mais assertiva. 

Antigamente, uma publicidade no rádio ou na TV podia trazer bons resultados, no entanto, com a adoção da Internet como um dos principais meios de se consumir informações, somente a peça publicitária pode não ser o ideal.

Por isso, você precisará encontrar bons profissionais, para apontar os melhores caminhos para o seu tipo de negócio.

Você também poderá se dedicar nos estudos básicos de marketing para adquirir conhecimentos necessários para levar propostas para o seu consultor.

Pontos como persona, público alvo, plano de marketing offline, SEO, leads e conversão podem ser de grande ajuda na hora de definir todas as formas de divulgar o seu negócio.

Realize um controle financeiro eficiente da clínica ou consultório

Além dos conhecimentos em administração que você deve ter, você poderá contratar profissionais e ferramentas para deixar a gestão financeira do seu negócio uma tarefa mais fácil.

Você deverá definir o orçamento inicial, o capital de giro, calcular custos de manutenção e definir valores para os seus clientes. Tudo deve ser muito bem calculado e anotado no seu plano de negócios, para que nada saia dos eixos. 

Algumas ferramentas como Quickbooks ou Doctor Max podem te ajudar a gerir todos os números do seu negócio, de forma ágil e fácil.

Cenário do empreendedorismo médico no Brasil

Ser um médico empreendedor no Brasil é, também, estar disposto a se diferenciar o suficiente para desafiar o seu maior concorrente na área médica – o SUS.

Com um sistema público que cobre cerca de 75% da população de forma gratuita e cada vez mais adotando recursos novos e tecnológicos para diminuir a espera dos pacientes, os médicos empreendedores chamar atenção, não apenas pelo atendimento mais rápido, mas também pela eficiência.

Segundo a ANS, cerca de 24% da população brasileira busca a saúde suplementar (estabelecimentos particulares), para suprir as necessidades não cobertas pelo SUS. 

Este número representa mais de 46 milhões de brasileiros – uma belíssima oportunidade de negócios!

O empreendedorismo na saúde está em alta e as oportunidades para ser um médico empreendedor no Brasil são promissoras.

Quais as habilidades do médico empreendedor?

Os médicos possuem um perfil profissional muito próximo ao perfil que um bom empreendedor precisa ter.

Tem responsabilidade e aprende com os próprios erros

Assim como durante a faculdade e no dia-a-dia da profissão, um médico empreendedor precisa ter responsabilidade a cada novo passo e aprender com os erros.

Aprender a diagnosticar os pontos que precisam ser melhorados ou aonde está o problema do seu negócio, será uma das habilidades que poderão transformar a sua forma de empreender.

Estuda para experimentar novidades

Assim como na medicina, a inovação no empreendedorismo também precisa de muita pesquisa, planejamento e estudo. 

Não arrisque o seu negócio com manobras que você não conhece. Assim como a vida de uma pessoa, o seu negócio também poderá sofrer sérios danos.

Analisa riscos e benefícios

Antes de iniciar um tratamento em seus pacientes, você analisa os riscos e benefícios para a qualidade de vida e oferece as melhores opções. 

Como um médico empreendedor, você também precisará entender que cada nova ação poderá trazer riscos. Coloque tudo na balança e evite as decisões impulsivas.

Reconhece padrões para tomar decisões

Muito além de apenas olhar para o próprio negócio. Empreender também significa analisar outros exemplos, reconhecer os padrões e os pontos de melhoramento, para só então tomar sua decisão.

Direciona seu foco para a ação

Da mesma forma que você se concentra para uma cirurgia, você deverá se concentrar em ajustar tudo para que a sua ação seja eficaz na sua empresa.

Lida com as incertezas

Um bom médico empreendedor sabe lidar com as incertezas que o mundo dos negócios traz, mas também sabe contorná-las, com ações bem planejadas.

Ferramentas úteis para ser um médico empreendedor na prática

Lendo assim, pode até parecer muito simples se tornar um médico empreendedor. 

Como empreendedores, nós da Mobiloc podemos afirmar que, por mais que pareça muito simples, empreender é um exercício constante de estudo e aprendizado, mesmo que você tenha orçamento suficiente para contratar os melhores profissionais do mercado para te auxiliar.

Alguns conhecimentos básicos podem te garantir uma base melhor para questionamentos, mas também são ótimos para propor novos caminhos para o seu negócio. 

Basta lembrar do velho ditado: “o olho do dono é quem engorda os bois”. Portanto, sinta-se completamente à vontade para adquirir os mais diversos conhecimentos na área da saúde.

Aqui estão alguns, nos quais você pode se dedicar:

Conhecimento e público alvo

Conhecer a sua região e o público com o qual você vai trabalhar, poderá te garantir excelentes ideias para ser o diferencial e se adaptar aos desejos dos seus pacientes.

Assim como no comércio, os pacientes são seus consumidores e precisam encontrar valor agregado ao seu serviço. Como saber qual o valor que eles buscam? Pesquisando!

Finanças

Estudar sobre finanças é essencial para qualquer profissional, mas principalmente se você deseja ser um médico empreendedor. 

Mesmo que você tenha um bom orçamento inicial, saber gerenciar o seu financeiro e planejar os seus passos, poderá te economizar uma boa quantia e evitar perdas.

Organização e softwares de gestão

Como já falamos anteriormente, os softwares e ferramentas de gestão (principalmente integradas) podem salvar muito tempo e trabalho na hora de gerenciar o seu negócio.

Existem diversas opções no mercado, que podem atender clínicas, consultórios ou até mesmo profissionais que optam pela telemedicina.

Equipamentos médicos de qualidade

Quando falamos em empreender e inovar na área da saúde, automaticamente falamos em equipamentos médicos de última geração e de qualidade. 

Para isso, o ideal é que você encontre fornecedores que possam atender às suas demandas com produtos dos melhores fabricantes e condições de pagamento e entrega flexíveis, que atendam o seu negócio.

É nessa hora que você poderá contar com a Mobiloc! Aqui, você encontra equipamentos médicos de última geração, dos melhores fabricantes, com entrega rápida garantida e as melhores condições de pagamento.

Marketing

O marketing também é uma parte importante para o seu negócio – e uma das partes essenciais também. 

Montar um bom plano de marketing e contratar profissionais qualificados e com bons resultados anteriores, poderá fazer toda a diferença no seu negócio.

Desafios do médico empreendedor

O maior desafio do médico empreendedor é saber lidar com clientes cada vez mais educados e mais exigentes para a saúde.

Mesmo estando nas primeiras fases da transformação digital, os médicos precisam acompanhar as inovações tecnológicas e as novas opções de tratamento disponíveis, já que é certo de seus pacientes já conhecerem tais recursos.

A Internet possibilita uma produção de conteúdo enorme, que podem ser compartilhados com facilidade e, assim, atingir pessoas de diversos lugares e classes sociais. 

Portanto, sempre mantenha o pensamento que o seu paciente sabe exatamente sobre o que você está falando.

Com pacientes mais educados, você também terá maiores demandas por inovação – e você precisará suprir essa demanda de alguma forma.

Outro ponto muito importante para o sucesso dos seus negócios é entender que médicos são substituíveis. Existem diversos profissionais, inclusive na rede pública, que podem sim te substituir.

Entender isso é mais do que importante para ser um bom médico empreendedor – é vital! Muitos negócios vão à falência pelo simples fato de que os médicos ignoram as demandas dos pacientes. Conclusão: eles vão em busca de outros profissionais.

O terceiro e último desafio para um médico empreendedor é saber lidar com sistemas cada vez mais integrados. Mesmo que você não seja muito familiarizado com computadores, vale a pena se capacitar para estes sistemas.

Eles podem facilitar muito a sua rotina como médico empreendedor, além de evitar falhas no seu negócio.

Livros para o médico empreendedor

Você pode encontrar muito conhecimento disponível na Internet, de forma gratuita ou paga, com materiais de muita qualidade e confiança. 

No entanto, para quem prefere livros físicos para ler e completar a biblioteca, vale a pena conferir as obras desta lista que separamos para você:

10 livros para médicos empreendedores

  1. Administração Em Saúde – Autogestão de Consultórios e Clínicas, por Marinho Jorge Scarpi;
  2. Guia Prático. Plano de Marketing Para Clínicas e Consultórios, por Rubens Coelho;
  3. Gestão de custos e resultado na saúde: Hospitais, clínicas, laboratórios e congêneres, por Dalvio José Bertó e Rolando Beulke;
  4. Se Disney Administrasse Seu Hospital: 9 1/2 Coisas que Você Mudaria, por Fred Lee;
  5. Mindset: A nova psicologia do sucesso, por Carol S. Dweck;
  6. Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos, por Michael E. Porter e Elizabeth Olmsted Teisberg;
  7. Ser Médico e Ser Humano, por Décio Iandoli Júnior;
  8. Legislação profissional em saúde: Conceitos e aspectos éticos, por Nívea Cristina Moreira Santos;
  9. Marketing e gestão estratégica de serviços em saúde, por Edmir Kuazaqui e Luiz Tanaka;
  10. Todo paciente tem uma história para contar: Mistérios médicos e a arte do diagnóstico, por Lisa Sanders.

Conclusão

Ser um médico empreendedor requer muito mais do que um capital para investimento e vontade de ter liberdade profissional.

O empreendedorismo na saúde pode ser desafiador, com momentos de altos e baixos, que pode te levar ao sucesso ou ao fracasso, dependendo das decisões que você tomar ao longo do caminho.

O objetivo deste guia foi mostrar os pontos mais importantes que você poderá se deparar no seu caminho como médico empreendedor. 

Nossas dicas podem te ajudar a tornar todas as etapas um pouco mais fáceis, mas ainda é necessário muito estudo e planejamento com o seu próprio negócio.

E durante a sua jornada você sempre poderá contar com a Mobiloc!

Confira nossos outros posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + quatro =

Rolar para cima