Faixa Anti Ronco: o que é, como funciona e quando usar

Você ronca? Se a sua resposta é sim, você chegou até aqui em busca de alguma solução para parar de roncar e a faixa anti ronco pode te ajudar!

Quase todo mundo ronca ocasionalmente e geralmente não é algo com que se preocupar.

Pessoas que sofrem com o ronco já estão acostumadas com as diversas dicas sobre como parar de roncar e reclamações dos parceiros, mas nem tudo funciona e, em alguns casos, pode até piorar.

Isso porque o ronco acontece quando você não consegue respirar normalmente, com o ar se movendo fluindo entre o nariz e garganta durante o sono. Isso faz os tecidos circundantes vibrarem, o que produz o som de ronco familiar. 

As pessoas que roncam geralmente têm garganta e tecido nasal em excesso ou tecido “mole” que é mais propenso a vibrar. A posição da língua também pode atrapalhar uma respiração suave.

O ronco também pode ser causado por anomalias na anatomia do sistema respiratório, como desvio de septo, ou pela apneia do sono.

Uma solução simples e prática para acabar com o ronco é a faixa anti ronco. Ela tem a função de manter a boca fechada durante o sono, evitando a obstrução da passagem de ar pela língua ou pelos músculos.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é a faixa anti ronco?

As faixas anti ronco são faixas feitas de tecidos neoprene que envolvem a cabeça do usuário de forma a segurar a mandíbula e o maxilar fechados e alinhados, evitando o relaxamento total dos tecidos da garganta e língua, evitando o ronco.

Elas são fabricadas de forma a garantir todo o conforto para o usuário, sendo totalmente elásticas e com ajustadores em velcro. 

Alguns modelos também oferecem faixas estabilizadoras que se encaixam na nuca e evitam que as faixas se percam durante o sono.

Quais são os benefícios da faixa anti ronco?

Um dos maiores benefícios da faixa anti ronco é não ser um dispositivo invasivo. Além disso, as faixas são confortáveis e duráveis, o que significa maior economia, frente a outras soluções.

Além disso, elas são laváveis, ajustáveis e podem ser utilizadas por quem faz uso de dentaduras ou implantes, já que não causam pressão.

A faixa anti ronco possui alguma desvantagem? 

A resposta é sim, como qualquer outro dispositivo. As faixas anti ronco podem ser incômodas e até inconvenientes se você sofre com crises alérgicas ou gripes, que obstruem a passagem de ar pelas narinas.

Como a faixa anti ronco funciona?

Uma faixa anti ronco funciona apoiando seu queixo durante o sono, o que por sua vez, mantém sua boca fechada. 

Manter a mandíbula alinhada com o maxilar e firme durante o sono, pode evitar o relaxamento total dos músculos da língua e da garganta, evitando a obstrução da passagem.

Isso evita que o ar entre e saia pela boca, minimizando as vibrações dos músculos da garganta, que é uma das causas do ronco.

Quando usar a faixa anti ronco?

A faixa anti ronco é indicada para pacientes que respiram e roncam pela boca durante a noite, ou que sofrem com grande relaxamento dos músculos da boca e garganta durante o sono.

A faixa tem a função de alinhar e manter todos os músculos no lugar, inclusive a língua, além de evitar a entrada de ar pela boca.

Se você respira e ronca pelo nariz, a faixa anti ronco pode não ser o dispositivo ideal para você.

Quais as contra indicações ao uso da faixa anti ronco?

A contra indicação da faixa anti ronco é apenas uma: se você não respira ou tem dificuldade de respirar pelo nariz, você deverá evitar o uso.

Isso porque a faixa vai impedir a abertura da boca durante o sono, o que poderá causar quadros de apneia do sono.

Em alguns casos, o médico poderá indicar o uso da faixa anti ronco aliado ao aparelho CPAP ou BiPAP. Mas, para isso, será necessário obter o diagnóstico de um médico especialista do sono.

Entenda as diferentes causas do ronco

O ronco pode ter diversas origens e para entender qual o melhor dispositivo para parar de roncar, é necessário identificar qual tipo de ronco você tem.

  1. Ronco baseado no nariz

Narinas bloqueadas como resultado de um desvio de septo ou alguma obstrução física do nariz podem levar ao bloqueio das vias aéreas, resultando em ronco nasal.

Outras causas incluem problemas respiratórios como alergias a animais de estimação e à poeira, rigidez nasal, resfriado ou se você estiver usando certos tipos de medicamentos.

Esse tipo de ronco pode ser tratado de várias maneiras, dependendo do que o causa:

  • Septos desviados podem exigir que você se submeta a uma cirurgia;
  • Se o ronco for causado por alergia à poeira, manter sua casa limpa e arrumada irá curá-la;
  • Da mesma forma, parar de fumar, usar tiras dilatadoras nasais ou enxágue nasal é eficaz contra o ronco causado pelo frio ou rigidez.
  1. Ronco baseado na boca

Quando uma pessoa respira pela boca em vez do nariz durante o sono, isso pode resultar em ronco na boca.

Passagens nasais bloqueadas, tonsilas aumentadas ou tecido palatino fraco podem ser as causas desse tipo de ronco. 

Se você não consegue respirar pelo nariz à noite devido a um bloqueio, isso faz com que você respire pela boca, resultando em uma vibração dos tecidos, daí o som de ronco.

Essencialmente, um roncador nasal tem uma pequena chance de se tornar um roncador bucal se suas vias nasais forem severamente bloqueadas. Embora a respiração ocorra pela boca, isso pode causar infecções, pois o nariz não está filtrando o ar que está passando.

Para evitar esse tipo de ronco, as faixas anti ronco são as mais indicadas. Também podem ser aliadas a outros dispositivos, como o CPAP.

  1. Ronco baseado na língua

Esse tipo de ronco ocorre porque a língua fica muito relaxada, principalmente quando nos deitamos de costas, bloqueando o fluxo de ar para os pulmões. Como resultado, fica difícil respirar.

O ronco na língua pode ocorrer em pessoas que amam beber álcool ou usar medicamentos para dormir. O excesso de gordura ao redor do pescoço também pode ser a causa do ronco baseado na língua.

As faixas anti ronco também podem ser indicadas nesses casos, para ajudar a manter a língua no lugar durante o sono.

  1. Ronco baseado na garganta

Esse tipo de ronco é o mais alto e o mais perigoso de todos. É causada como resultado da apneia do sono, uma condição em que a pessoa pára de respirar várias vezes durante a noite durante o sono. 

E essa condição ocorre quando os músculos e tecidos moles da região da garganta estão muito relaxados. Eles levam a um bloqueio nas paredes da garganta, impedindo a passagem de ar, resultando em ronco na língua ou apneia do sono.

Ela ocorre em todas as posições de dormir e pode causar diabetes, hipertensão e derrame se não for tratada.

A apneia do sono precisa de atenção médica imediatamente, e os métodos mais comuns de tratamento são a terapia CPAP, terapia UPAP e terapia UAS.

Apneia do sono e faixa anti ronco

As faixas anti ronco podem ser um excelente dispositivo adicional ao tratamento de apneia obstrutiva do sono.

Isso porque a faixa funcionará como um auxílio na regularização da respiração pelo nariz, evitando o relaxamento total dos músculos para que a língua ou os músculos não obstruam totalmente a passagem de ar para os pulmões.

Em casos mais graves, elas podem ser aliadas com o equipamento CPAP.

Tratamento com CPAP e faixa anti ronco

Para quem sofre com apneia obstrutiva do sono, mas somente a faixa anti ronco não consegue resolver totalmente, aliar o uso da faixa ao CPAP ou BiPAP pode ser a solução.

Para isso, o mais indicado é que você busque a ajuda de um médico do sono, para que ele possa indicar a pressão mais indicada e a máscara ideal para você.

Isso porque o CPAP possui diversas configurações, que modificam de pessoa para pessoa. Alguns pacientes podem utilizar somente a almofada nasal, outros precisam da máscara que cobrem nariz e boca.

O médico poderá indicar qual é o melhor para você e se é indicado o uso da faixa anti ronco, para manter a boca fechada durante o sono.

O CPAP vai garantir que o ar entre pelo nariz e chegue aos pulmões corretamente e a faixa antironco evitará que o ar saia pela boca.

Se você já está indicado para o uso de CPAP, conte com a Mobiloc para comprar o seu com total garantia e o melhor preço!

Conclusão

A faixa anti ronco pode ser um dispositivo auxiliar para parar de roncar, mas também poderá solucionar o seu problema, dependendo do caso.

As faixas anti ronco são super confortáveis, se ajustam ao rosto e garantem conforto para o usuário. Além disso, a faixa anti ronco não é invasiva e não possui riscos de machucar o paciente.

Consulte o seu médico para saber qual o seu tipo de ronco, qual o melhor tratamento e conte com a Mobiloc na hora de comprar seu aparelho CPAP com as melhores condições!

Confira nossos outros posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 3 =

Rolar para cima