Equipamentos Para Laboratório de Análises Clínicas

Você conhece os equipamentos para laboratório de análises clínicas? Se durante a faculdade de bioquímica o seu sonho era montar um laboratório próprio, saiba que você não está sozinho! 

Muitos profissionais da área têm essa vontade, mas não sabem por onde começar. Por isso, hoje vamos tentar te ajudar ao máximo, se você quer montar um laboratório de análises clínicas.

Neste artigo, reunimos uma série de informações essenciais e também uma lista básica dos equipamentos para laboratório de análises clínicas que você precisa para colocar o seu sonho em prática! 

Quais são os cuidados ao montar um laboratório de análises clínicas?

Antes de iniciar qualquer negócio, é muito importante que você consulte todas as normas legais de funcionamento

Os laboratórios de análises clínicas não são diferentes. Eles precisam seguir uma série de exigências de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  e ter todos os registros aprovados pela Receita Federal e pelo município de atuação.

Antes de alugar ou construir o espaço do seu laboratório, você deverá checar as exigências legais da Anvisa e da Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para obter questões como tamanhos e divisões internas, tipos de acabamento e mobiliário, ventilação e etc, que poderá interferir na aprovação do funcionamento do seu laboratório.

Você também deverá checar se no seu município há algum tipo de exigência específica, como saídas de emergência, frequência e estrutura para descartes de lixo e etc. 

Depois de estar por dentro de todas as normas legais para que o seu espaço seja aprovado, está na hora de montar o seu plano de negócios, escolher a melhor localização e dar entrada na documentação.

Qual a documentação exigida para montar um laboratório de análises clínicas?

A documentação necessária para dar entrada no alvará de funcionamento do seu laboratório pode variar de município para município, mas a lista básica é:

  • Obter o CNPJ junto à Receita Federal;
  • Fazer o registro do contrato social;
  • Se registrar na junta comercial de sua cidade;
  • Fazer o registro no município para obter o alvará de funcionamento;
  • Dar entrada no alvará sanitário;
  • Fazer o registro no Conselho Regional de Biomedicina.

Algumas cidades exigem que a obra seja acompanhada pela vigilância sanitária da cidade, outras só aprovam locais totalmente prontos. É importante conferir na sua cidade quais são as exigências para obter toda a documentação de funcionamento.

Como devo montar o meu primeiro laboratório de análises clínicas?

equipamentos para laboratorio analises clinicas como montar meu primeiro

Depois de montar seu plano de negócios e de verificar as exigências no município e dar entrada na documentação, é chegada a hora de montar o seu espaço.

De acordo com a vigilância sanitária, o acabamento do prédio e todo o mobiliário deverá ser de fácil higienização, além de ter ambientes ventilados corretamente. Portanto, siga todas as exigências.

Para a recepção, você pode optar por mobílias em MDF, com acabamento mais claro, com preferência para o branco e cadeiras de plástico. 

Bebedouro, lixeira, porta-copos, cafeteira e porta-revistas são objetos opcionais para deixar o ambiente mais aconchegante, mas também precisam ser de higienização fácil.

Vale lembrar o quanto ter um bom equipamento para servir um café quentinho após a coleta de sangue em jejum, por exemplo, é útil para o paciente.

Já para a sala de coleta, você pode ter uma maca com armário para guardar equipamentos de uso rotineiro, armários vitrine, mesas de Mayo ou mesas auxiliares, cadeira para laboratório com apoio de braço adulto e infantil, banco hospitalar, suporte para soro e biombos.

Já os setores de análises precisam de equipamentos específicos para laboratório. De todos os equipamentos que o seu laboratório pode ter, existem alguns essenciais, para adquirir logo no início. São eles:

  • Microscópios;
  • Colorímetro;
  • Analisador de Bioquímica;
  • Agitadores;
  • Estufas;
  • Autoclave;
  • Balança;
  • Banho-maria;
  • Capela;
  • Cabine de segurança;
  • Destilador de água;
  • Deionizador;
  • Centrífuga;
  • Contador diferencial de celular;
  • pHmetro;
  • Pipetadores;
  • Pipetas;
  • Placa aquecedora;
  • Esterilizador de ar;
  • Fogareiro.

Você também precisará de armários, chuveiros e pias, local de descarte e almoxarifado. 

Quanto devo investir para começar um laboratório de análises clínicas?

Os custos para montagem do seu laboratório também devem constar no seu plano de negócios. Desde a documentação até os equipamentos de segurança individual devem constar, com orçamentos aproximados e fornecedores de confiança.

O investimento final para montar um laboratório de análises clínicas vai depender do porte de sua clínica, dos equipamentos e das reformas que precisará fazer. 

Segundo o Sebrae, o investimento mínimo para montar um laboratório de análises clínicas pode ser de R$ 180 mil reais, sendo o investimento médio das empresas cerca de R$ 230 mil, já com o capital de giro.

Estrutura técnica de um laboratório de análises clínicas

Mesmo sendo um empreendimento e precisar ter um funcionamento e administração tão detalhada quanto outras empresas, os laboratórios de análises clínicas precisam ter uma estrutura técnica diferenciada, regulamentada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Estas normas, servem para garantir qualidade, confiabilidade e competência nos serviços prestados nos laboratórios e para incentivar uma avaliação constante da própria competência pelos laboratórios. 

Por isso, alguns aspectos sobre a estrutura física do laboratório deverá ser observada pelos gestores como um indicador de qualidade, dentro das normas técnicas recomendadas. 

Para montar um laboratório de análises clínicas, você precisará de um espaço mínimo de 140m², de preferência com possibilidade para ampliação. 

Assim, se o seu negócio crescer, você não precisa mudar de prédio!

Essa metragem é regida pelo RDC n°50 da Vigilância Sanitária, que estipula as metragens mínimas para cada espaço de um laboratório de análises clínicas, para a segurança do paciente e dos profissionais. 

Respeitar as medidas mínimas recomendadas é de ser essencial para aprovação dos alvarás de funcionamento do seu laboratório de análises clínicas. 

Confira as dimensões mínimas de cada instalação de um laboratório de análises clínicas segundo a Anvisa:

  • Área para registro de pacientes – recepção: 24m²;
  • Sanitários para pacientes e acompanhantes, incluindo portadores de necessidades especiais: 10m²;
  • Sanitários para funcionários: 5m²;
  • Copa – cozinha: 5m²;
  • Sala da administração: 15m²;
  • Sala para coleta de material: 3,6m²;
  • Área para classificação e distribuição de amostras: 3m²;
  • Laboratório de hematologia, parasitologia, urinálise, imunologia, bacteriologia, microbiologia, micologia, virologia, bioquímica ou biologia molecular: 14m²;
  • Antecâmara de paramentação exclusiva: 2,8m²;
  • Laboratório de suporte à UTI: 8m²;
  • Depósito de material de limpeza: 2m²;
  • Sala de esterilização de material: 4m²;
  • Sanitários para pacientes e acompanhantes, incluindo portadores de necessidades especiais: 10m².

Conheça a lista de equipamentos para laboratório de análises clínicas

Montar um laboratório de análises clínicas pode ser trabalhoso, no início. Principalmente se você não escolher bem os seus fornecedores de equipamentos e suprimentos. 

Alguns equipamentos para laboratório de análise podem parecer superficiais a primeira vista, porém também podem ser extremamente necessários para serviços diários e você deve garantir que o sua clínica esteja equipada. Confira:

1. Cadeira para laboratório

equipamentos para laboratorio analises clinicas cadeira

As cadeiras de laboratório são um dos itens essenciais para o bom funcionamento de um laboratório.

Elas oferecem conforto para o paciente e para o profissional, auxiliando no apoio dos braços para a coleta de sangue.

Seu acabamento em couro sintético facilita na higienização e a superfície plana evita aglomeração de sujidades.

Além disso, ela é oferecida em duas versões, que podem ser utilizadas em atendimentos adulto e infantil, além de pessoas com necessidades especiais.

A Mobiloc oferece as melhores cadeiras para laboratório com as melhores ofertas do mercado, confira:

2. Macas hospitalares

As macas hospitalares são excelentes auxiliares, em casos onde é necessária a contenção do paciente para retirada de sangue, como em bebês ou pacientes com tendência para agitação, ou agressividade.

Além disso, as macas são ótimas para pacientes hematofóbicos ou que tendem a desmaiar facilmente. 

As macas podem ser simples ou com armários, para auxiliar no armazenamento de EPIs utilizados pela equipe de coleta de material.

Na Mobiloc você encontra as melhores marcas de macas hospitalares! Confira as versões de maca simples e maca com armário e garanta as melhores condições!

3. Mesa de Mayo

As mesas de Mayo são excelentes para auxiliar a equipe de coleta, para apoio dos materiais em utilização. 

Elas são feitas em inox, o que facilita na higienização após o uso e entre pacientes, mesmo quando há vazamento de material.

Você pode encontrar a mesa de Mayo nas versões com e sem rodas, para escolher qual a ideal no caso do seu laboratório.

4. Mesa auxiliar hospitalar

As mesas auxiliares hospitalar são excelentes aparadores, mas também podem servir para armazenamento de materiais de uso diário. 

Elas são feitas em aço inox, com acabamento liso e de fácil higienização, mesmo com derramamento de materiais. 

As mesas hospitalares estão disponíveis nas versões com e sem rodas, para que você possa escolher o modelo ideal para cada ambiente do seu laboratório.

Na Mobiloc você encontra as melhores mesas auxiliares com preços baixos e muito qualidade!

5. Banco hospitalar

Os bancos hospitalares são ideais para todos os ambientes do laboratório, desde a sala de coleta até as salas de análise.

Eles são feitos em aço tubular, com acabamento em couro sintético, facilitando a higienização. O assento ajustável e acolchoado garante conforto, mesmo quando utilizado por mais tempo.

Você pode conferir as melhores ofertas de bancos hospitalares na Mobiloc!

6. Hamper hospitalar

O hamper hospitalar é indispensável para qualquer setor de saúde que trabalhe com materiais biológicos. 

Ele serve para depósito de roupas utilizadas que precisam ser higienizadas, como jalecos, pijamas hospitalares, lençóis, compressas e etc.

O saco de pano auxilia os profissionais de limpeza a retirar o material sem ter contato com o que está sujo e a higienizar o hamper, podendo retirar o saco inteiro para ser colocado na máquina, junto com as outras peças.

Garanta o hamper hospitalar com ofertas exclusivas e garantia de entrega e qualidade! 

7. Armário vitrine

Os armários vitrine servem para armazenar materiais de uso diário e para materiais que precisam ser armazenados na presença de luz ambiente. 

Eles podem ser utilizados tanto nas salas de coleta, como nas salas de análises, podendo guardar materiais de diversas naturezas ou equipamentos

Fabricados em aço inox com acabamento liso, eles podem ser facilmente higienizados, evitando acúmulo de sujeira ou agentes infecciosos. 

Clique aqui e confira ofertas exclusivas, com garantia de qualidade e entrega, que só a Mobiloc pode oferecer!

8. Negatoscópio

Para procedimentos mais profundos, como coleta de sangue venoso, é muito importante que o profissional tenha acesso aos exames de imagem do paciente, para evitar erros durante o procedimento.

Por isso, além das informações já coletadas sobre o paciente, é importante ter um negatoscópio na sala de coleta.

Ele possui um formato compacto, com luzes na potência certa e estabilizadores, para que a imagem possa ser fixada, sem a necessidade do uso das mãos.

Você pode optar por negatoscópio de uma ou duas imagens, para trazer ainda mais facilidade nos atendimentos. 

Confira as melhores ofertas para comprar o seu negatoscópio agora!

9. Autoclave

As autoclaves, estufas e cubas para esterilização são itens essenciais em qualquer estabelecimento de saúde. 

Com uma autoclave própria, você poderá economizar na hora de higienizar os equipamentos reutilizáveis do seu laboratório e até mesmo na higienização de uniformes e insumos.

10. Balanças

As balanças são essenciais, tanto para avaliação e parametragem do estado de saúde do paciente, quanto para pesagem de materiais e reagentes, dentro do laboratório.

Na hora da avaliação geral do paciente, para o preenchimento do prontuário inicial de atendimento, você poderá utilizar uma balança antropométrica digital ou mecânica, para pesar adultos e crianças.

Já dentro dos laboratórios, você precisará de uma balança de precisão digital. 

Você deverá escolher modelos com amplitudes de pesagens maiores, que consigam pesar desde 1 miligrama, até 1 kg.

11. Agitadores

Os agitadores são indispensáveis para o processo de reação e separação dos elementos biológicos nos exames.

Existem vários tipos de agitadores no mercado, cada um para uma função específica:

Agitadores magnéticos

Os agitadores magnéticos usam um campo magnético giratório para fazer com que uma barra agitadora, imersa em um líquido, gire.

A maioria dos agitadores magnéticos são adequados para pequenos volumes de baixa viscosidade. 

No entanto, existem alguns modelos que foram desenvolvidos para lidar com grandes volumes e alta viscosidade.

As placas dos agitadores magnéticos são geralmente feitas de cerâmica ou aço inoxidável.

Hotplates de agitação

As placas quentes de agitação são agitadores combinados com uma placa quente. Qualquer uma das funções pode ser usada sozinha em combinação uma com a outra.

Agitadores suspensos

Os agitadores suspensos são geralmente mais robustos do que os agitadores magnéticos e são compostos de agitador, hastes, pás e suportes.

Eles são usados ​​mais comumente para soluções de grande volume e viscosas.

A variedade de tipos de pás pode ser usada para diferentes aplicações, pois criam diferentes movimentos de agitação e podem ser: remo, centrífugo, turbina, dissolvedor, hélice e âncora.

Agitadores especializados

Agitadores submersíveis – agitadores selados que são adequados para submersão em água ou óleo e podem ser usados ​​em uma ampla faixa de temperatura. Ideal para uso em banhos de água, fornos ou incubadoras.

Agitadores biológicos –  projetados especificamente para agitar amostras biológicas, como culturas de células. Fornece agitação suave, sem calor e é à prova de poeira e germes.

12. Analisador de bioquímica

O analisador de bioquímica clínica é um instrumento que usa a porção sobrenadante amarelo pálido (soro) de uma amostra de sangue centrifugada ou uma amostra de urina e induz reações usando reagentes para medir vários componentes, como açúcar, colesterol, proteína, enzima, etc. 

Esses testes são realizados para exames de saúde de rotina ou em hospitais, e os resultados fornecem dados objetivos que permitem a detecção precoce e o diagnóstico de doenças, além de indicar os efeitos do tratamento e o prognóstico do paciente.

É um dos equipamentos de mais alto custo dentro de um laboratório.

13. Microscópios

O objetivo de qualquer microscópio de laboratório é produzir imagens claras e de alta qualidade, seja:

  • um microscópio óptico, que usa luz para gerar a imagem;
  • um microscópio eletrônico de varredura ou transmissão (usando elétrons);
  • um microscópio de sonda de varredura (usando uma sonda).

Independentemente do microscópio que você escolher para o seu laboratório de análises clínicas, é muito importante que você tenha fornecedores de qualidade, para garantir o funcionamento de todas as peças e garantia, quando necessário.

14. Banho-maria

O banho-maria é um equipamento de laboratório utilizado para manter a água a uma temperatura constante para a incubação de amostras em um laboratório.

Ele é utilizado para aquecer reagentes, derreter substratos, separar cultura de células ou permitir reações químicas.

É um equipamento essencial dentro de um laboratório de análises clínicas e precisa ser adquirido logo no início.

15. Centrífugas

As centrífugas são utilizadas em laboratórios de análises clínicas para separar componentes líquidos por sedimentação.

Os melhores fornecedores poderão te oferecer os modelos mais completos e eficientes de centrífugas do mercado, com garantia de procedência, qualidade e manutenção dos seus equipamentos.

16. Deionizador

A deionização é um processo rápido que produz água de alta pureza sem incrustações. 

A água deionizada é ideal para uso em situações em que partículas dentro da água podem produzir resultados indesejáveis.

É por isso que um deionizador é tão importante para o seu laboratório de análises clínicas, e você deverá comprá-lo logo no início, junto com os outros equipamentos.

17. Destilador de água

Um destilador de água transforma água em vapor para remover flúor, arsênico, chumbo, vírus e outros contaminantes. 

Destiladores de água produzem água de pureza incomparável, imitando o processo de purificação natural da Terra. 

Disponível em unidades compactas de bancada ou grandes sistemas automáticos, os destiladores de água fornecem água cristalina para beber, cozinhar e uma série de usos domésticos. 

Destiladores de água são capazes de clarificar virtualmente todos os contaminantes por meio de um processo de fervura e condensação, mesmo difícil de remover contaminantes como sais dissolvidos e sólidos.

18. Estufas

As estufas possuem diversas funções dentro de um laboratório de análises clínicas – elas podem esterilizar ou higienizar instrumentos e vidraria, incubar amostras, crescer culturas de células e muito mais.

Por isso, é muito importante que você tenha em mente o planejamento de todos os serviços oferecidos pelo seu laboratório, para comprar a quantidade e tamanhos mais adequados para o seu laboratório.

19. Fluxo laminar ou cabine de segurança biológica

Cabines de fluxo laminar ou cabine de biossegurança são dispositivos de ventilação usados ​​dentro do laboratório para fornecer uma área de trabalho asséptica que ajuda a proteger tanto o pessoal do laboratório quanto os materiais com que estão trabalhando.

Elas são estruturas planejadas e construídas no local, com equipamentos de ventilação adequados e uma estrutura em vidro, que protege o profissional.

20. Marcador de tempo (timer)

Os timers ou cronômetros já são velhos conhecidos entre os mais diversos profissionais, mas nos laboratórios de análises clínicas eles são essenciais.

Eles podem ser digitais ou analógicos e marcam desde milissegundos até horas.

21. pHmetro

Os medidores de pH informam ao profissional do laboratório exatamente qual o potencial de hidrogênio de cada elemento.

Os pHmetros de bancada são simples de se usar, mas é necessária muita atenção na hora de comprar. Fique longe dos fornecedores sem garantia de procedência e qualidade!

22. Pipetadores e Pipetas

Os pipetadores são instrumentos essenciais para a maioria dos laboratórios, eles permitem a transferência de líquidos com maior precisão de quantidade.

Os pipetadores são comumente feitos em vidro, com uma borracha na ponta, que permite a sucção dos elementos. 

As pipetas são recipientes em vidro, para a manipulação de líquidos em ambientes laboratoriais.

Elas podem ser fabricadas em diversos tamanhos, além de opções com e sem tampa.

23. Placa aquecedora

As placas aquecedoras podem possuir diversas utilidades dentro de um laboratório de análises clínicas, mas sua função principal é garantir o aquecimento uniforme dos recipientes.

24. Tubos e vidrarias

Além de todos os equipamentos e instrumentos citados acima, os laboratórios ainda precisam de tubos, vidrarias, fogareiros e muito mais!

É muito importante que você faça uma lista de todos os equipamentos necessários e procure fornecedores de qualidade e com referência, para abastecer o seu novo laboratório de análises clínicas!

Conclusão

equipamentos para laboratorio analises clinicas conclusao

Se o seu sonho é montar o seu primeiro laboratório de análises clínicas, basta seguir as dicas deste artigo. 

Como você pôde ver, é sempre bom montar um plano de negócios, para saber como regularizar e qual será o seu investimento inicial, para só então ir às compras.

Saber fazer a sua lista de compra de equipamentos para laboratório de análises clínicas, entendendo cada funcionalidade e necessidade também é imprescindível para um início pleno.

Faça uma lista dos serviços que você pretende oferecer em seu laboratório e faça uma lista de todos os equipamentos que precisa comprar. 

Não se esqueça de incluir equipamentos essenciais como centrífuga, pipetas, vidrarias, estufas, destiladores e equipamentos de segurança.

Se você precisa de ajuda para escolher os melhores equipamentos hospitalares ou quer conseguir ofertas exclusivas para a sua clínica, fale com um consultor Mobiloc!

Confira nossos outros artigos que podem te ajudar a entender melhor sobre como montar sua clínica ou consultório e cuidados com a higienização:

1 comentário em “Equipamentos Para Laboratório de Análises Clínicas”

  1. bom dia, minha cliente está querendo atualizar o laboratório dela. gostaria de um orçamento dos equipamentos que voces possuem. laboratorio de análise clinica.

    seria com urgência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − 8 =

Rolar para cima