Equipamentos para Consultório Odontológico [Guia Completo]

Escolher instrumentos, suprimentos e equipamentos para consultório odontológico é um processo trabalhoso e demorado. Mas é um passo importante na sua jornada de inicialização!

Pensar em todos os equipamentos, instrumentos e suprimentos necessários antes de abrir a porta do seu consultório pode ser cansativo, mas você pode fazer todo esse trabalho se tornar um pouco mais fácil e, quem sabe, até mais divertido.

Quando você está começando, vai querer ter apenas o suficiente para dar início aos trabalhos. Você definitivamente não quer um inventário de coisas nas prateleiras e nas gavetas. Lembre-se, o fluxo de caixa é quem manda – especialmente no início de uma profissão.

Como profissionais, todos nós nos sentimos confortáveis ​​com coisas diferentes quando se trata de determinados produtos ou marcas e isso não é diferente para os dentistas.

Assim, é sempre bom observar as marcas dos equipamentos que você se sente mais seguro ou confortável. O que funciona para um, pode não funcionar para o outro.

Por isso, basta ficar atento às nossas dicas, anotar tudo e conferir as melhores marcas e preços no mercado!

Confira nosso passo a passo completo para dar início ao sua clínica dentária e acertar na compra dos equipamentos para consultório odontológico.

Quais são as exigências legais para montar um consultório odontológico?

equipamentos para consultorio odontologico quais sao exigencias legais para montar consultorio

Antes de abrir uma clínica odontológica você precisará montar um plano de negócios, que vai guiar os seus passos desde os primeiros investimentos até a compra de todo o mobiliário e equipamentos – o que deve o último passo.

Planeje-se quanto aos custos iniciais de uma clínica e tenha em mente que você poderá gastar algo em torno de R$ 100 mil reais, incluindo todos os itens.

A escolha do local também tem que ser feita com cuidado, já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece diversas normas para que tudo possa funcionar como esperado.

Além disso, você deverá consultar a prefeitura do seu município, para saber as exigências locais para o funcionamento.

Feito isso, é chegada a hora de pedir o seu registro de autônomo na prefeitura da sua cidade e na junta comercial, e o alvará de funcionamento, que deve ser pedido na prefeitura, no corpo de bombeiros e na vigilância sanitária do seu município. 

É bom lembrar que sem o alvará de funcionamento, a sua clínica se torna ilegal.

Você também poderá obter ajuda do CRO (Conselho Regional de Odontologia) do seu município para adaptar o seu novo consultório a todas as normas legais.

É bom ressaltar que os consultórios devem contar com, pelo menos, 9 m² para cada paciente em atendimento. Portanto, é bom ficar atento ao tamanho do espaço que deseja se instalar.

Além dos registros legais e instalações, você deverá entrar em contato com a empresa municipal de recolhimento de resíduos hospitalares e de grandes geradores. Você precisará se cadastrar e pagar uma taxa mensal para que todo o lixo seja recolhido corretamente.

Animado para começar a montar sua clínica de odontologia? Confira o que é necessário na hora de aquirir equipamentos para seu consultório odontológico e como dar os primeiros passos:

O que é preciso para montar um consultório odontológico?

Para além dos equipamentos necessários para prestar um bom atendimento clínico, do profissional de odontologia e do próprio consultório, o que é necessário para começar a atender seus primeiros pacientes?

A resposta, é claro, pode variar conforme a necessidade de cada profissional. No entanto, conhecer o que é mais comum em consultórios pode te ajudar a decidir:

  • Conte com uma secretária para organizar a sua agenda de atendimentos;
  • Garanta a ela um computador com bom acesso à internet e, caso ainda não sejam online, informatize todos os laudos e prontuários dos seus pacientes;
  • Organize a sala de recepção com materiais confortáveis para seus pacientes;
  • Conte com bebedouro de água, copos descartáveis, chá e café;
  • Se você tiver algum espaço, crie um ambiente kids para as crianças ficarem tranquilas enquanto seus pais são atendidos. Caso se especialize em atendimento odontopediatria, este espaço pode contribuir ainda mais para uma melhor experiência dos pacientes.

Essas sugestões podem até ser distantes da sua realidade neste momento, mas considere colocá-las em prática ao longo da sua carreira.

Embora pareçam mínimas, elas podem, realmente, fazer toda a diferença entre seus clientes, sobretudo por apresentar um ambiente muito mais acolhedor a eles.

Além disso, é importante que você conheça, também, os aspectos legais para a abertura de clínicas odontológicas em sua cidade.

Algumas prefeituras exigem alvarás específicos, como do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária para que a clínica possa funcionar de forma adequada com a lei.

Para isso, verifique quais são as licenças e vistorias necessárias junto à prefeitura do seu município antes mesmo de começar a comprar seus equipamentos.

Com as devidas licenças, você poderá adquirir os equipamentos odontológicos mais adequados ao consultório licenciado, com segurança!

Equipamentos odontológicos essenciais no consultório

equipamentos para consultorio odontologico lista

Para se manter organizado nesta etapa, você deve ter uma lista ou um modelo para poder começar a marcar as coisas conforme as solicita.

O primeiro passo é dividir tudo o que você precisa em diferentes categorias: cadeiras, mesas, equipamentos, aparadores e móveis.

Aqui, nós não vamos listar apenas os equipamentos auxiliares e mobiliário essencial. Equipamentos específicos, como brocas, fios e massas, você vai precisar consultar um site especializado em suprimentos odontológicos.

Então, vamos conhecer a lista de equipamentos para consultório odontológico?

1. Conjunto odontológico

O conjunto odontológico é formado por uma série de itens essenciais para que as suas consultas possam ser realizadas com segurança e conforto para o seu paciente.

Eles são equipamentos básicos, que devem existir em qualquer tipo de clínica ou consultório e, portanto, devem ser os primeiros que você deverá adquirir.

Conheça cada um agora e planeje seus primeiros passos!

Cadeira odontológica

A compra de cadeiras odontológicas para uma clínica pode incluir simplesmente a cadeira ou formar uma unidade odontológica inteira, incluindo o equipamento habitual da peça de mão (micromotor, peça de contra-ângulo, turbina, ultrassom etc.), juntamente com outras elementos básicos como painéis de controle, autoclaves, destiladores de água, enchimento de vidro, etc.

equipamentos consultorio odontologico conjunto odontologico

Painel e pedal de comando

Os painéis de comando podem se apresentar em duas versões, uma com botões individualizados e multifuncionais e outra em joystick, exatamente como em um controle de videogame. A diferença entre eles é a praticidade que cada um oferece e você pode testá-los antes de optar por um.

O pedal, um equipamento odontológico que pode realmente agilizar qualquer atendimento, é responsável por determinar os movimentos da cadeira, bem como do refletor e ainda o start e a interrupção de cada um dos aparelhos.

Mesa do equipo

A mesa do equipo é um dos equipamentos básicos para um consultório de odontologia e confere mais praticidade para o seu trabalho.

Em modelos mais ergonômicos, ele serve como um suporte para os seus instrumentos e permite que você pegue-os rapidamente sem contaminá-los.

Na mesa do equipo você pode colocar a bandeja esterilizada, seringas e mangueiras para que possa fazer adequadamente o atendimento.

Suctora

A suctora é um equipamento que conta com uma cuba que pode ser levada ao autoclave para a esterilização.

É um equipamento que conta com um sugador bem potente, permitindo melhor visibilidade da boca do paciente durante o atendimento.

As melhores suctoras contam com cubas que giram e alguns modelos também contam com garrafas anexadas.

Refletor

O refletor é indispensável, porque é com ele que você consegue visualizar a boca do seu paciente e ter a iluminação adequada para fazer o seu atendimento.

Prefira, sempre, os refletores que contam com lâmpadas LED, que são mais econômicas e não aquecem. Uma das melhores opções no mercado odontológico atual é o refletor com tecnologia LED+.

Como esse tipo de lâmpada não emite luz azul, acaba por se tornar mais adequado para o ambiente odontológico, sobretudo porque é com a luz azul do LED convencional que é feita a polimerização de resinas.

Mocho odontológico

Um dos mais importantes equipamentos para um consultório odontológico. 

O mocho permite que você trate o seu paciente de forma confortável. Com banco giratório, encosto, ajuste de altura e rodinhas, ele permite que você mantenha uma postura correta enquanto trata o seu paciente, evitando lesões na coluna.

Confira o mocho odontológico da Mobiloc e atenda melhor seu paciente!

2. Autoclave odontológico

equipamentos consultorio odontologico autoclave

Em uma clínica ou consultório odontológico é essencial poder contar com um autoclave.

Esse é um equipamento essencial porque, com ele, é possível fazer a esterilização completa de todos os equipamentos não-descartáveis que você utilizará em sua consulta.

O autoclave é um equipamento que funciona com o vapor pressurizado. Dessa maneira, é muito mais seguro e mais rápido utilizá-lo para fazer a desinfecção dos equipamentos da sua clínica.

É importante ressaltar que o autoclave esteriliza completamente todos os tipos de materiais, tanto os metálicos quanto vidro, plástico, algodão, papel e até mesmo caixas perfuradas.

A ANVISA determina, inclusive, o seu uso em detrimento de qualquer tipo de estufa para a esterilização de materiais odontológicos graças à sua eficiência.

3. Compressor odontológico

A utilização do compressor odontológico permite que todos os seus equipamentos funcionem com qualidade, desde os motores até os sugadores e jatos.

É necessário, para que a sua instalação seja feita, que você planeje um lugar específico para ele, em que o seu ruído não atrapalhe nem a sua rotina e tampouco seu paciente.

A instalação não deve ser feita nem perto de banheiros, de resíduos, como o lixo, por conta do risco de contaminação, e tampouco em ambientes que exigem silêncio.

É importante que você separe um ambiente bem ventilado, protegido da chuva e da poeira, para que sejam mais duradouros e não se contaminem por qualquer agente que possa tornar impróprio o ar por ele comprimido.

Na hora de escolher um modelo de compressor, prefira aqueles modelos que não funcionam a base de óleo, porque, com um equipamento desregulado, o óleo pode contaminar o ar e ainda danificar os demais equipamentos do seu consultório.

Manutenção e segurança

Todo e qualquer equipamento utilizado para qualquer tratamento de saúde deve ser rigorosamente limpo e ter as suas manutenções sempre em dia.

Quando você adquirir um equipamento para atendimento odontológico, incluindo seu compressor, leia atentamente seu manual de instrução para se certificar a respeito da frequência ideal de manutenções e como fazê-las.

Já em relação à limpeza, é essencial que seja feita diariamente, a fim de manter um ambiente seguro para seu paciente e ter um equipamento mais duradouro.

Para fazer a limpeza de forma adequada, utilize detergente neuro e água e não use qualquer insumo de limpeza inflamável ou corrosivo.

Ao abrir o consultório odontológico

No começo de cada dia de atendimentos em seu consultório faça as seguintes verificações em seu compressor, a fim de evitar problemas ao longo da sua rotina:

  • Ligue o equipamento e verifique se o seu compressor está funcionando de maneira adequada;
  • Observe se há qualquer tipo de vazamento, de ar ou de água, ainda com o dreno fechado;
  • Abra o dreno e esvazie completamente o tanque de água e de ar;
  • Verifique novamente se há qualquer tipo de vazamento;
  • Certifique-se de que a saída de ar está completamente aberta e travada na posição aberta.

Ao fim do dia, no fechamento da clínica

Terminado o seu dia de atendimentos, é hora de verificar novamente o seu compressor. Faça seu check-list:

  • Desligue o seu compressor acionando a chave de energia;
  • Limpe o compressor utilizando um pano úmido com detergente;
  • Libere o ar no tanque, destravando o dreno;
  • Abra, também, o dreno dos filtros.

4. Mesa de Mayo

As mesas de Mayo podem ser excelentes auxiliares na hora do tratamento dos pacientes, sendo um ponto de apoio para materiais descartáveis, descarte, e peças de substituição.

Por ser leve e móvel, você pode levá-la junto com você, enquanto se movimenta para concluir o tratamento. 

Além disso, ela é feita em aço inox, o que facilita a higienização, mantendo a qualidade nos seus atendimentos. 

Confira nossos modelos de mesa de Mayo:

5. Mesa auxiliar hospitalar

As mesas auxiliares são excelente para guardar materiais sortidos para o uso diário ou até mesmo para colocar todos os materiais que precisarão ir para a estufa de esterilização.

Existem vários modelos, mas normalmente possuem três prateleiras, sendo duas planas e uma cesta de utilidades desmontável, que facilita a higienização. Seu tamanho compacto é ideal para qualquer ambiente e as rodinhas facilitam a locomoção.

Confira nossos modelos! Veja como a mesa auxiliar hospitalar pode ser super útil no dia a dia da sua clínica odontológica!

6. Negatoscópio

equipamentos para consultorio odontologico negatoscópio

O negatoscópio é muito mais do que apenas uma luminária, ele garante que você possa ver os exames de imagem do seu paciente em detalhes, garantindo o melhor tratamento.

Confira de perto as especificações do negatoscópio e escolher o perfeito para a sua clínica:

7. Foco de luz clínico

Só os dentistas sabem como é passar aperto com a lâmpada do foco da cadeira queimando no meio do atendimento. Chato, não é?

Para evitar imprevistos como esse, você pode ter um foco de luz clínico extra em sua sala, que ficará pronto para qualquer emergência.

Confira os melhores focos de luz com a Mobiloc:

8. Fotopolimerizador

Utilizado para endurecer as restaurações – tanto as diretas quanto as indiretas -, colar brackets dos aparelhos de correção dental e contenções, é um equipamento essencial nos consultórios ortodônticos.

Emitindo uma luz azul, promove o endurecimento das resinas, que se colam aos dentes, fixando-as.

Quando se trata da qualidade de uma restauração, é importante saber que ela depende, quase que exclusivamente, da qualidade da resina e do tempo de “cura” ao qual ela foi exposta.

Por isso, um fotopolimerizador de qualidade é essencial.

Restaurações duradouras

Todos os seus pacientes buscam, obviamente, por equipamentos e insumos de qualidade a cada vez que buscam uma consulta com dentista. Oferecê-los é um grande diferencial e conquista seus pacientes desde a primeira consulta.

Restaurações que não caem, trincam ou esfarelam são essenciais e, para isso, um fotopolimerizador de qualidade é indispensável.

Para que ele possa fornecer adequadamente todos os benefícios, é importante que sempre estejam adequadamente limpos, sobretudo sua ponta.

Trocá-la também é necessário, sobretudo quando apresenta riscos, fissuras ou até mesmo pedacinhos quebrados.

Quanto maior for a incidência da luz sobre a restauração, melhor será seu resultado final, portanto, ela deve ficar sempre bem perto do dente tratado.

Isso resulta em restaurações mais duradouras, pacientes mais satisfeitos e um marketing orgânico do seu consultório.

9. Aparelho de raios-X

equipamentos consultorio odontologico raio x

O aparelho de raios-X é indispensável em qualquer consultório odontológico, pois é com ele que conseguimos observar os dentes do paciente de forma mais precisa.

Auxiliar indispensável para diagnósticos mais seguros, o aparelho de raio-x fornece um exame de baixo custo para iniciar o tratamento do seu paciente.

Um aparelho de raio-x odontológico pode fornecer dois tipos de radiografias, que são as periapicais e as interproximais.

A primeira, a radiografia periapical, dá ao dentista o detalhe de um grupo de dentes ou de um único dente, indo da coroa até às raízes.

Já a interproximal dá ao dentista imagens menos detalhadas, mas igualmente necessárias, de ambas as arcadas.

Com as radiografias interproximais conseguimos observar a existência de cáries entre os dentes também.

No momento de adquirir o seu aparelho de raio-x observe atentamente suas especificações, tais como:

  • Isolamento de radiação;
  • Estabilidade;
  • Braço articulável;
  • Controle de tempo de exposição.

Com essas especificações, você consegue ter uma ótima aplicação do exame em seu diagnóstico.

Manuseio e manutenção

Com a devida manutenção, o aparelho de raio-x entrega exames mais confiáveis, além de conferir mais segurança para os pacientes que precisarem fazê-lo.

Já um equipamento sem a devida manutenção, pode entregar radiografias ruins, com baixa qualidade e, assim, comprometer o resultado do seu tratamento.

Para que você não precise expor seu paciente diversas vezes à radiação, a fim de repetir exames, é melhor manter sempre seu equipamento com a devida manutenção.

Para saber a frequência, é importante consultar o manual de instruções do produto, que deve também indicar a forma correta de utilização. Já para saber como utilizar o equipamento da forma correta, se atente para as devidas proteções que ele deve receber.

Manuseie-o apenas com luvas calçadas e com o equipamento protegido por um plástico impermeável, que deve ser substituído a cada uso.

No momento de acionar o raio-x, é importante ficar longe tanto do aparelho quanto do paciente, que deve estar utilizando proteção plumbífera.

Não é exagero lembrar que radiação é um assunto muito sério e que, com ela, todo cuidado é pouco.

Portanto, submeta seu aparelho a testes regulares e tenha um técnico especializado em sua operação para guiá-lo em todas as manutenções.

10. Câmara escura

A câmara escura é um equipamento essencial em todo consultório que utilize também um raio-x.

É nela que são feitas as revelações das radiografias e contar com uma em seu consultório pode te ajudar a tornar o atendimento mais rápido e dinâmico.

No momento de comprar a sua câmara escura, fique atento ao modelo e como ele é configurado para a entrada das suas mãos e para o material que compõe o invólucro. Esse material deve ser quimicamente com os compostos químicos utilizados para a revelação do filme de raio-x.

Sempre que utilizar a câmara escura, você deve fazer a limpeza do equipamento utilizando detergente neutro e água.

11. Jato de bicarbonato e ultrassom

equipamentos consultorio odontologico jato bicarbonato

O jato de bicarbonato é um equipamento necessário para o atendimento de diversas necessidades dos nossos pacientes, tais como:

  • Limpeza de placa bacteriana;
  • Remoção de tártaro;
  • Retirada de manchas residuais da utilização de aparelho ortodôntico;
  • Peridontia;
  • Preparos para que seja feita a restauração cavitária;
  • Endodontia;
  • Cimentação de inlays e de onlays;
  • Tratamento de amálgama;
  • Remoção de coroas, restaurações e pinos.

Jato de bicarbonato

O jato de bicarbonato tem uma forma bem específica de uso, que pode variar de acordo com cada equipamento, modelo e marca.

O jato de bicarbonato é utilizado para que seja feita a profilaxia, removendo a placa bacteriana, o tártaro e manchas dos dentes.

Isso é feito através da liberação do bicarbonato de sódio de uso odontológico, água e ar, feito pelo mesmo aparelho.

Ultrassom

A caneta de ultrassom é um equipamento muito versátil, que adquire múltiplas funções a depender da TIP que você escolhe para ela.

Você pode utilizá-la para o tratamento de remoção de tártaro, limpeza de canal dental – inclusive os já calcificados, remoção de qualquer instrumento danificado e até mesmo para a remoção de cáries em um tratamento de canal.

12. Kit de alta e baixa rotação

Você já deve ter comprado o seu durante o seu curso universitário, mas se chegou a hora de trocar o kit, veja o que é essencial observar!

Antes de qualquer coisa, é necessário que você se atente ao design das canetas.

As canetas devem ter uma boa empunhadura, bem anatômica e o irrigador não deve ser forte o suficiente para espalhar em seu rosto durante os procedimentos.

Se as canetas forem do seu agrado, agora é hora de analisar o custo-benefício: veja se no kit estão materiais que serão duradouros para não ter de fazer trocas com mais frequência do que o necessário.

13. Armário vitrine para medicamentos

O armário vitrine é o mais versátil de todos, bem como indispensável! Ele permite que você armazene todos os seus suprimentos de uso diário, sem ocupar muito espaço na sua sala e com toda a praticidade que só um armário de vidro pode trazer.

Ele permite a visualização completa do seu interior, além de ser arejado e claro o suficiente para guardar qualquer tipo de material!

Escolha o armário vitrine ideal para o seu consultório odontológico:

14. Ar-condicionado

O ar-condicionado, ainda que não seja um equipamento indispensável para que uma clínica de odontologia possa ser aberta, é cada vez mais necessário.

Seja por conta das altas temperaturas que os equipamentos ligados geram, seja por conta dos níveis de purificação do ar, pode ser uma boa pedida contar com um equipamento como esse em seu consultório ou clínica.

No entanto, uma vez instalado, lembre-se de que o ar-condicionado é exigente tem relação às suas manutenções.

De acordo com a Anvisa, os equipamentos devem sofrer manutenção a cada 180 dias a partir da data em que tiverem sido instalados, sob pena de multa.

Equipamentos odontológicos de acordo com as especialidades

equipamentos consultorio odontologico especialidades odontologia

Cada especialista tem equipamentos específicos para a realização do seu trabalho e você, enquanto endodontista ou ortodontista deve conhecer cada um deles.

Saiba agora quais são os equipamentos essenciais para que você possa realizar seu atendimento de forma segura e dinâmica!

Endodontia

Para que você execute a sua rotina com tranquilidade, o set mínimo de equipamentos que você deve adquirir conta com:

  • Motor para que a instrumentação rotatória possa ser utilizada;
  • Materiais para a obturação, como termoplastificadoras;
  • Microscópio;
  • Materiais de uso descartável, como seringas, agulhas, máscara e luvas;
  • Localizadores apicais;
  • Materiais para isolamento dentário;
  • Lima, régua, calcador e tamboréu;
  • Cursor de silicone.

Ortodontia

  • Materiais para a colocação de aparelho: braquetes, pinça, soldadora, limpador de braquetes, posicionador para braquetes, pinça para plics;
  • Sonda com impressão milimétrica e riscador para a colocação de bandas;
  • Grampos para afastar os lábios;
  • Câmera fotográfica profissional;
  • Moldeiras de diferentes tipos;
  • Faça para gesso;
  • Motor de ponta reta e também com contra ângulo;
  • Plaquetas de vidro.

Qual o custo para montar um consultório odontológico?

Embora exija-se um investimento inicial bastante alto, montar um consultório odontológico traz um retorno de médio prazo.

Segundo o Sebrae, estima-se que o gasto inicial para abrir uma clínica transite entre os 65 e 100 mil reais.

Antes de qualquer coisa, é importante pensar no que você quer oferecer ao seu paciente e, com isso, determinar quais são os equipamentos necessários para a compra.

Independente do modelo de negócio que você adote, é importante, sempre, optar por bons equipamentos, com garantia de loja ou de fábrica, para ter uma certa tranquilidade no seu primeiro ano de clínica aberta. Para isso você pode contar com a Mobiloc!

É importante, também, que você observe atentamente o calendário de manutenção de cada um dos seus aparelhos, a fim de manter a segurança do seu investimento tanto a curto quanto a médio e longo prazo.

Dicas para montar consultório odontológico

equipamentos consultorio odontologico dicas para montar

Algumas dicas podem ser preciosas na hora de abrir o seu consultório odontológico e é preciso ficar de olho nelas para aproveitar o máximo do seu investimento, sobretudo no seu primeiro ano de trabalho.

Saiba mais agora sobre como planejar a abertura do seu consultório ou clínica!

Entenda o mercado antes de abrir sua clínica de odontologia

Antes de abrir seu consultório é importante que você esteja atento ao seu mercado, a como outros colegas trabalham, qual o valor médio de consultas e se você pode ofertar um valor competitivo para seus pacientes.

Verifique se seus colegas profissionais são credenciados a um convenio dental, por exemplo. É importante pensar, também,  se vale a pena ter pacientes privados ou vinculados a planos odontologicos.

Portanto, mãos a obra: é hora de conhecer sua concorrência!

Estude o bairro em que você pretende abrir seu consultório, qual o perfil das pessoas que residem na região, o valor médio dos seus salários e se elas costumam ficar na mesma região em que moram para fazer seus tratamentos de saúde.

Verifique também o perfil do comércio que há no seu entorno, se há outros consultórios ortodônticos na região e o valor médio das consultas ou se estão credenciados à uma rede de convenio odontologico empresarial, por exemplo..

É importante estar atento a esses fatores na hora de tabelar os valores dos seus procedimentos, que podem ser ou não um atrativo para seus novos vizinhos.

Monte um plano de negócios

Para criar seu  plano de negócios é necessário, antes, fazer um estudo de caso do seu negócio, que engloba: custos iniciais, custos de manutenção do consultório, folha de pagamento e valor médio de cada procedimento.

Portanto, é a hora de colocar o lápis no papel e começar a refletir quais são os valores que você precisa cobrar sobre cada um dos procedimentos, da consulta mais básica até a colocação de um implante.

Com base nisso, você saberá exatamente como projetar seu negócio, investindo em equipamentos, em pessoal, em novos cursos e, obviamente, aumentando seus rendimentos.

Recomendamos que você estude de forma cautelosa todo o seu mercado antes de iniciar com seus trabalhos a fim de saber, com clareza, em quanto tempo você terá a recuperação do seu investimento e de que forma isso se dará.

Escolha o local

Não subestime o poder que a localidade tem sobre o seu novo consultório odontológico.

Como falamos, é necessário estudar profundamente como funciona o bairro, quem reside e trabalha nele, qual o perfil do comércio, de consultórios e de clínicas da região antes de sentenciar sua escolha.

Esses fatores determinam o poder de consumo e de gasto da região, se ela, tradicionalmente, é vista como uma região da cidade em que as pessoas encontram rapidamente os serviços que procuram e de que necessitam e, ainda, que tipo de serviço irão encontrar ali.

Portanto, não poupe horas do seu dia caminhando, conhecendo e conversando com as pessoas do local que você pretende montar seu consultório.

Além disso, verifique também se o ambiente é acessível, acolhedor e seguro para que você possa realizar com mais tranquilidade esse investimento e o sonho de ter seu próprio consultório!

Conte com uma equipe qualificada

Agora que você chegou até aqui, não perca seus investimentos trabalhando com pessoas sem aquele brilho no olho tão importante na hora de trabalhar com a saúde dos seus pacientes.

Escolher a dedo quem irá cuidar da sua agenda, da limpeza do seu consultório e até mesmo outro dentista para dividir o consultório é vital para o sucesso do seu investimento.

Não poupe tempo entrevistando pessoas, passando por períodos de experiência e esteja sempre atento à forma com que seu colaborador trata seu paciente.

Isso é um fator determinante para o sucesso do seu consultório e, sobretudo, para que seu paciente sinta-se motivado a voltar outras vezes para cuidar de sua saúde bucal.

Divulgue sua clínica ou consultório odontológico

Os tempos, certamente, mudaram e agora, mais do que nunca, é necessário se comunicar de forma correta com seu público e, sem dúvida, a mina de ouro está na Internet.

Para isso, saiba: é necessário investir tempo estudando algumas ferramentas e saber como atingir seu potencial paciente.

Portanto, agora é a hora de dar um passo super legal: criar uma marca para o seu consultório, que realmente atinja e chame a atenção do seu futuro paciente.

Para isso, conte com um designer que entenda tudo sobre branding, para que vocês, juntos, possam criar uma verdadeira marca para o seu negócio.

Aí sim, uma vez criada, é hora de investir em divulgação, seja online – através de anúncios em mídias sociais, por exemplo, ou na criação de um website -, seja offline, com a divulgação em rádio, TV, panfletos e até outdoors.

Não subestime o poder que a propaganda tem para conquistar seu novo público e coloque o planejamento de marketing do seu consultório como uma das suas prioridades e caminhos para atingir suas metas!

Conclusão

Criar uma lista de verificação de procedimentos para registros e compra de equipamentos para o seu consultório odontológico manterá seus pensamentos e atividades organizados.

Na hora de comprar os equipamentos, escolha aqueles que já conhece e está adaptado. Investir em tecnologias novas é bom, mas pode ser um problema logo no início. 

Existem milhões de marcas por aí para um único produto. Não fique sobrecarregado. Lembre-se de manter o que está funcionando para você. 

Evite comprar gadgets ou algo que você nunca usou antes. Você pode tentar todas as coisas novas depois de ter algum fluxo de caixa.

Depois você poderá modificar os equipamentos e mobiliários, de acordo com o seu fluxo de caixa e necessidade.

Fale com um especialista na Mobiloc e entenda como otimizar o orçamento na compra de móveis e equipamentos para a sua clínica odontológica!

Confira nossos outros artigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 8 =

Rolar para cima