Equipamentos do Centro Cirúrgico [Guia Completo]

Quais são os equipamentos do centro cirúrgico? Conheça os materiais e aparelhos básicos de uma sala de operação e suas funções! Confira!

Os centros de cirurgia são locais de trabalho especializados que requerem equipamentos altamente funcionais da mais alta qualidade, que os cirurgiões e outros funcionários do centro cirúrgico usam para realizar procedimentos invasivos.

Sem esse equipamento do centro cirúrgico instalado, os profissionais da sala de cirurgia podem ter dificuldades para fornecer os cuidados que os pacientes precisam.

Existe um número definido de equipamentos essenciais para a sala de cirurgia de que os profissionais de centro cirúrgico precisam para cada caso.

Cada peça do equipamento tem um propósito distinto e torna mais fácil para o pessoal da sala de operações realizar o trabalho.

Aqui está uma visão mais detalhada de alguns dos equipamentos de cirurgia mais comuns necessários que atendem às necessidades diárias da equipe e dos pacientes.

Quais são os equipamentos do centro cirúrgico?

Um centro cirúrgico necessita de equipamentos para procedimentos invasivos e salvamento, dispostos de forma correta para que todos os profissionais possam ter maior mobilidade e agilidade para todas as situações. Confira:

Eletrocardiógrafo

O eletrocardiógrafo faz parte da mesa de monitoramento do paciente e é um dos equipamentos para centro cirúrgico mais importantes.

O eletrocardiógrafo ajuda com o monitoramento da atividade cardíaca dos pacientes durante a cirurgia, para que os médicos possam saber quando tudo corre bem.

Saiba mais sobre as funções e usos do eletrocardiógrafo digital clicando aqui

Aparelho de anestesia

Os aparelhos de anestesia são essenciais para iniciar qualquer procedimento em um centro cirúrgico. 

Os aparelhos de anestesia para centro cirúrgico é composto de um sistema de ventilação pulmonar que, além do suporte respiratório, oferece a opção de aplicar anestésicos inalatórios e manter o efeito por longas horas, quando necessário.

Eles vêm equipados com monitores multiparamétricos, para garantir que a anestesia seja aplicada de forma correta, sem complicações.

Foco cirúrgico

O foco cirúrgico pode ser encontrado de duas formas – com suporte de chão ou suporte de parede. 

Os focos com suporte de parede possuem mobilidade reduzida e, por isso, é recomendado para salas cirúrgicas menores. 

Já os focos cirúrgicos com suporte de chão são recomendadas para salas cirúrgicas maiores ou que precisam ser reposicionadas com frequência.

Clique aqui para saber mais sobre foco de luz cirúrgicos e clínicos!

Hamper

O hamper é utilizado para armazenar e transportar roupas, compressas, faixas, aventais, lençóis e toalhas utilizadas durante a cirurgia, sem contaminar ambientes e sem contato direto com pessoas.

Os hampers podem ser de aço ou inox e possuem um saco de armazenamento de pano, para que seja higienizado com as demais peças e evitar a contaminação.

Você poderá utilizar o hamper em diversos ambientes hospitalares e clínicos, sem riscos para você ou seus pacientes. Clique aqui e saiba mais!

Macas

Um centro cirúrgico precisa de macas de transporte e macas para paciente. Cada uma delas possui especificações para trazer mais conforto para os pacientes e praticidade no uso para os profissionais.

Você poderá escolher o modelo que melhor se encaixa no ambiente em que a maca ficará, optando por modelos de aço ou madeira, com ou sem rodas, com suporte para equipamentos ou sem.

Basta clicar aqui para conhecer melhor os modelos de macas hospitalares para centro cirúrgico

Carro de emergência, com desfibrilador/cardioversor

Os carros de emergência são equipamentos indispensáveis para todos os setores hospitalares e clínicos, incluindo o centro cirúrgico.

Quando equipados da forma correta, os carros de emergência contém cardioversores, desfibriladores portáteis (DEA), medicações para emergência, seringas, agulhas e outros materiais que podem ser necessários.

Você pode encontrar carros de emergência de aço ou inox, com 3 ou 4 gavetas, de acordo com a necessidade do seu espaço e necessidade. Clique aqui para conferir! 

Oxímetro de pulso

O oxímetro de pulso são equipamentos necessários em todos os níveis de atendimento e nos centros cirúrgicos não é diferente.

Os oxímetros para centro cirúrgicos são maiores, com uma dedeira ligada a uma máquina maior, que poderá ser conectada a um monitor.

Já os oxímetros portáteis são úteis para uso residencial ou em centros de terapia. Você pode clicar aqui para entender melhor a diferença e garantir a compra correta de um oxímetro para centro cirúrgico!

Mesa cirúrgica

As mesas cirúrgicas são bem diferentes das macas e podem ser posicionadas de diversas maneiras, para cobrir o maior número de cirurgias possíveis dentro de um centro cirúrgico.

Elas são acolchoadas, possuem rodas com freios e travas, são ajustáveis na altura possuem suporte para equipamentos elétricos.

Mesas auxiliares

As mesas auxiliares para centros cirúrgicos podem ser utilizadas como suporte para diversos equipamentos, como instrumentação cirúrgica, ferramentas cirúrgicas, compressas, aventais, entre outros materiais.

Os centros cirúrgicos geralmente precisam de mais de uma mesa auxiliar, então é muito importante contar com modelos variados, para encaixar em todas as necessidades. Clique aqui para conferir!

Circulação na sala cirúrgica e recomendações

A circulação na sala cirúrgica faz parte da montagem do centro cirúrgico e tem o objetivo de facilitar o trabalho dos profissionais envolvidos.

É desenvolvido especialmente pela equipe de enfermagem, para garantir plena funcionalidade para a equipe técnica atuarem durante o procedimento.

Técnicos e instrumentadores cirúrgicos podem auxiliar na tarefa de planejamento e montagem.

Equipes que atuam no centro cirúrgico

Os centros cirúrgicos abrigam algumas equipes de profissionais, que são alocados para garantir que o procedimento será feito visando o melhor para a saúde dos pacientes.

Entre as equipes que atuam nos centros cirúrgicos estão a equipe médica, a equipe de enfermagem, a equipe de instrumentação, a equipe administrativa e a equipe de limpeza e higienização.

Conclusão

Os centros cirúrgicos são locais especializados e dedicados para procedimentos invasivos eletivos ou emergenciais e devem ser equipadas da forma correta, para garantir total assistência para o paciente.

A escolha dos equipamentos do centro cirúrgico devem ser feitas com todo o cuidado, sendo planejado de acordo com o espaço disponível e com a complexidade dos procedimentos que o seu hospital se propõe a atender.

A Mobiloc está aqui para te auxiliar na escolha dos melhores fabricantes, para que você tenha garantia de qualidade aliada aos melhores preços do mercado!

Clique aqui e fale com um de nossos consultores!

2 comentários em “Equipamentos do Centro Cirúrgico [Guia Completo]”

  1. Jussara Clarena

    Preciso montar uma mini sala cirurgica para procedimento de subcisão facial e corporal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 9 =

Rolar para cima