Dia do médico: Como a Data Foi Escolhida e Por Quê?

A cada 18 de outubro celebramos um novo dia do médico, uma data muito especial para celebrarmos aquelas pessoas que dedicam suas vidas para zelar pelo que há de mais importante: a vida e a saúde das pessoas!

O médico é um profissional que está ao nosso lado em todos os momentos importantes da nossa vida.

Seja na hora do nosso nascimento, quando passamos por alguma dificuldade em relação à nossa própria saúde, quando colocamos nosso bebê no mundo ou quando nos despedimos de quem amamos, esse profissional está ao nosso lado.

Quando nossa saúde vai bem, ele é igualmente importante, por nos encorajar o tempo todo por manter o cuidado com nosso corpo, com nossa mente, com as nossas emoções… e tudo isso para muito além dos resultados de exames.

O médico pode ser generalista, endocrinologista, ginecologista, urologista, ortopedista, nefrologista… ele pode cuidar, literalmente, do nosso fio de cabelo à unha do pé e estará presente sempre que precisarmos dele.

Por conta disso, no dia do médico, temos enquanto pacientes uma grande missão: fazer com que ele lembre de sua tamanha importância para a nossa vida e para toda a sociedade.

Você sabia que todo médico com CRM recebe desconto comprando na Mobiloc? Garanta agora os melhores equipamentos médicos do mercado com desconto garantido!

Por que comemoramos o dia do médico?

O dia do médico é comemorado para que todos possam ter uma data em mente para celebrar a importância desse profissional para a sociedade, o que vai muito além da nossa própria saúde e da nossa própria vida.

Com o surgimento do novo Coronavírus, que logo se tornou uma pandemia, assistimos médicos de todas as especialidades dando as suas vidas para salvar as nossas, pessoas tão comuns. 

Os médicos mobilizaram esforços, afastaram-se de seus entes queridos por uma única razão: manterem-se protegidos e protegerem as pessoas que amam, para prosseguir cuidando de mais e mais pessoas contaminadas pelo novo Coronavírus.

Para além desse motivo, historicamente o dia do médico é também o momento de lembrar daquelas pessoas que se dedicam a cuidar da vida de outras pessoas, uma profissão que não reconhece a hora do relógio e que não teme nada quando o tema é a vida de alguém que dele precisa.

Em guerras, conflitos, crises humanitárias, eles também estão lá. Nos momentos de dor, de sofrimento do corpo, também. Naquele momento especial em que uma criança chega ao mundo, também.

São muitas as razões para se comemorar a vida e as escolhas de quem faz tanto por nossas vidas!

Dia do médico no Brasil

No Brasil, o dia 18 de outubro é reservado para comemorarmos o dia do médico porque nessa data também se comemora o dia de São Lucas, que é, em nosso país, conhecido como o padroeiro da Medicina.

Comemoramos o dia do médico por ser ele o profissional que descobre aquilo que está prejudicando nosso corpo e nossa mente, buscando sempre da forma mais pacífica a restauração da nossa saúde de forma plena.

Da mesma forma que ele cuida do nosso corpo quando ele já está adoentado, o médico também é o profissional que sempre busca por formas de nos ajudar a manter a nossa saúde em dia, orientando-nos a manter hábitos saudáveis.

Essa é uma das áreas do conhecimento que mais exige daqueles que se dedicam a estudá-la, sobretudo por requerer um alto grau de comprometimento, uma vez que as demandas que irão surgir no decorrer da carreira são, muitas vezes, decisivas.

Lidando o tempo todo com a vida, todo médico busca minimizar o sofrimento do corpo, restaurando rapidamente a qualidade de vida de um ser humano e essa é a sua missão, seja aqui no Brasil, seja em qualquer outro lugar do mundo.

Dia do médico no mundo

O dia do médico é comemorado de diferentes formas pelo mundo, tal como poderemos ver a seguir.

Nos Estados Unidos, em 30 de março se comemora o dia do médico porque é nessa data que foi realizada a primeira aplicação de anestesia em um ser humano, isso ainda no ano de 1842. 

Feita pelo Dr. Crawford W. Long, no Estado da Georgia, logo o dia se tornou símbolo da Medicina por conta da coragem, da sabedoria e dos anos de ciência produzida e buscada. 

Em 1990, o então presidente George W. Bush formalizou a data como forma de recordar os feitos do Dr. Crawford pela Medicina moderna e, ainda, de celebrar os esforços de toda a classe de profissionais da saúde dos Estados Unidos.

Já na Índia, o dia do médico é celebrado no dia 1º de julho de cada ano, como uma homenagem ao Dr. Bidhan Chandra Roy, um dos maiores nomes da Medicina oriental. 

Morto em 1962, o médico se tornou famoso pelo mundo pela luta que travou em prol da liberdade e foi homenageado pelos seus feitos com a maior honraria do país, o Bharat Ratna, um ano antes do seu falecimento. A data lembra o seu nascimento.

Em outros lugares do mundo o dia do médico é comemorado de formas e em datas diferentes.

No Irã, o dia do médico é comemorado em 23 de agosto, em renome a Avicena, o médico mais celebrado do país. Escritor de mais de 450 tratados sobre a Medicina, Avicena é, junto de Hipócrates, um dos grandes nomes desta ciência.

Dia do médico e São Lucas

O dia 18 de outubro é dia de São Lucas, um dos santos da Igreja Católica, que viveu no primeiro século da era cristã e é um dos quatro evangelistas, que se dedicaram a falar da vida de Jesus Cristo; o terceiro em ordem cronológica.

São Lucas não era um dos apóstolos de Cristo, mas um documentador da história de vida e da morte de Jesus, registrando os passos d’Ele conforme depoimentos e registros realizados por outros homens que conviveram com Ele. 

Uma vez convertido ao cristianismo, São Lucas percorreu os caminhos de Cristo com retidão e solidariedade a todos aqueles que precisavam restaurar a saúde do corpo, curando e fazendo milagres.

Estudou Medicina em Antioquia, na Turquia. Por Paulo, foi chamado de Amado Médico, em uma carta escrita aos Colossenses, o que o torna um padroeiro dos médicos desde o século XV.

Importância de comemorar o dia do médico

O dia do médico é um dia de comemorar, de lembrar e de honrar o esforço dos muitos profissionais que passam pelas nossas vidas prestando cuidados essenciais para que possamos desfrutar de saúde, de bem-estar e de uma vida plena.

É importante que possamos lembrar desse dia com carinho, parabenizando nossos médicos com carinho, expressando nossa gratidão, nosso afeto e, sobretudo, nosso reconhecimento pelo trabalho que eles desempenham.

Vale sempre lembrar que por trás de cada médico, jaleco e máscara existe um ser humano igualzinho a nós, com um corpo muito parecido com o nosso e que mesmo em meio a momentos de dor, não escapa em prestar socorro e auxílio a todos de que dele precisam.

Por isso, em todo dia do médico é importante lembrar desses profissionais tão estimados, tão importantes e tão essenciais para a vida humana ser plena em saúde, em bem-estar e, mais do que isso tudo, em felicidade e harmonia!

Saiba, agora, como parabenizar seus médicos favoritos de uma forma gentil, respeitosa, educada e, sobretudo, cheia de vida!

Eles certamente vão adorar o seu carinho e a lembrança!

Onde encontrar mensagens prontas para comemorar o dia do médico?

Se você quer parabenizar seu médico, mas não sabe como, nós vamos te ajudar agora!

Mas lembre-se sempre que a melhor forma de expressar o seu carinho e a sua admiração é com aquelas palavras que chegam sempre do fundo do peito para o peito de outra pessoa se encher de carinho!

Veja agora algumas mensagens que podem te ajudar a desejar um feliz dia do médico, para espalhar no dia 18 de outubro a todos os profissionais que cuidam da sua saúde.

Basta copiar aqui e colar no WhatsApp para mandar para seu médico ou para aqueles seus amigos que também dedicaram a vida aos cuidados com a vida, a saúde e bem-estar de outros seres humanos!

Mensagens para o dia do médico para WhatsApp

1 – Parabéns pelo dia do médico!

Parabéns a você pelo Dia do Médico, que acorda antes de todos irem dormir para cumprir com seu plantão, zelando pela vida de todos que chegam até você em busca de auxílio!

Que a sua vida seja sempre repleta do cuidado e do amor que dedica a cada um dos pacientes, sejam eles quem forem.

🥳 🥳 🥳 🥳 🥳 🥳

Feliz Dia do Médico!

🥳 🥳 🥳 🥳 🥳 🥳

2 – Obrigado por seu trabalho!

🩺 🩺 🩺 🩺 🩺 🩺 A você que dedica todos os dias da sua vida a estudar por formas de assegurar que tenhamos uma vida mais saudável, mais repleta em bem-estar, o nosso melhor obrigado! 🩺 🩺 🩺 🩺 🩺 🩺

3 – Você renova as nossas esperanças!

💊 A cada consulta temos a certeza de um futuro ainda mais próspero e cheio de felicidade! 🩺

💊 Feliz dia do médico hoje, sempre! 🩺

💊 Distribua sorrisos e plante flores pelo seu caminho! 🩺

4 – A nossa luta é pela vida!

Ser médico é lutar diariamente contra a doença, a dor, o mal-estar para buscar o que há de mais precioso e que se esconde dentro de cada um: o riso, a presença, a vida!

Ser médico é lutar diariamente contra o medo, o desconforto, a desconfiança para encontrar a luz que ilumina toda e qualquer vida em um canto escondido do corpo de um paciente, para restaurar a sua saúde e felicidade!

Ser médico é dar cada passo com cautela, com segurança e buscando sempre o bem-estar de quem chega até ele!

Pelo seu dia, sou grato e pela sua vida, coragem, perseverança e carinho, ainda mais!

🥼 🩺 🥼 🩺 🥼 🩺🥼 🩺🥼 

Feliz dia do Médico!

🥼 🩺 🥼 🩺 🥼 🩺🥼 🩺🥼 

5 – Existem dois tipos de médico…

🩺 Existe aquele tipo de médico que nos conforta apenas com o olhar. 🩺

🩺 E esse é o médico da alma. 🩺

🩺 Existe aquele médico que busca nos livros aquela que pode ser a saída para a nossa doença. 🩺

🩺 E esse é o médico do corpo. 🩺

🩺 Existe aquele médico que nos conforta e apoia nos momentos de dor e em que tudo parece ter se acabado. 🩺

🩺 E existe aquele médico que se desdobra em esforços para nos amparar, mobilizando equipes inteiras para que nos sintamos acolhidos. 🩺

🩺 E existe você, que combina tudo isso de todas as formas possíveis para que nós, seus pacientes, sigamos bem, com saúde e fortes! 🩺

🩺 🩺 🩺 🩺 🩺 🩺

18 de outubro, dia do médico: faça uma homenagem para o seu médico

Como homenagear seu médico? Que tal se, uns dias antes da sua consulta você mandar para ele uma cesta com alguns produtinhos que todo mundo ama, como um bom café, algumas torradas e biscoitos?

Esse café da tarde pode ser uma forma excelente de celebrar o dia do médico oferecendo a quem cuida de você ou de alguém da sua família com tanto carinho!

E que tal lembrar também daquele médico de atenção básica à saúde, do posto de saúde do seu bairro? Ele é o responsável direto por sua saúde ante o SUS!

A Mobiloc conta com os melhores equipamentos médicos para a sua clínica médica ou consultório! Conheça agora!

Conclusão

O Dia do Médico é uma data a ser celebrada por todas as pessoas que, em algum momento da sua vida, contaram com a ajuda de um médico a fim de restabelecer sua qualidade de vida.

Lembrar dessa data é um sinal de carinho com quem cuida da nossa saúde, do nosso bem-esta físico e mental, e deve ser celebrada junto do seu médico.

Não deixe de comemorar, de enviar uma mensagem ou fazer um telefonema! Isso vai fazer do dia do seu médico um dia muito mais feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

Rolar para cima