Casa Bem-estar Cuidados com idosos: dicas, importância e como cuidar

Cuidados com idosos: dicas, importância e como cuidar

cuidados com idosos dicas importancia como cuidar

Saber quais são os devidos cuidados com idosos será cada vez mais essencial, sobretudo com o envelhecimento da população. Segundo dados do IBGE, o Brasil envelhece rápida e intensamente.

Atualmente, 30 milhões de pessoas são consideradas idosas em nosso país, contabilizando 14,3% de toda a população.

A expectativa de vida, por sua vez, aumentou para 75 anos, conforme dados de 2016.

Em 2000, a expectativa de vida era de 70 anos. O aumento, segundo dados do Instituto, aponta uma grande conquista social.

Esse crescimento da expectativa de vida simboliza também a melhora das condições de vida da população, sobretudo aqueles que são decorrentes do aumento do percentual de acesso a serviços de saúde.

Dessa forma, contribuem positivamente com o aumento da qualidade de vida da população, que tem acesso a serviços de diagnóstico precoce, saúde preventiva e até saneamento básico.

Com o envelhecimento populacional e o percentual de pessoas idosas cada vez mais elevado, ter conhecimentos básicos com idosos é essencial.

Isso porque conviveremos cada vez mais com pessoas idosas ativas e também com aquelas que irão requerer cuidados especiais. Para ambas é necessário ter atenção especial para que vivam mais e melhor.

A Mobiloc conta com acessórios que tornam a vida de idosos mais cômoda e segura! Confira!

Por que os cuidados com os idosos são importantes?

cuidados com idosos importancia

Os idosos são, normalmente, mais vulneráveis e os cuidados com esse grupo populacional devem ser intensos a fim de garantir a sua qualidade de vida.

Falta de equilíbrio, falta de sensibilidade nas mãos e pés, movimentos mais lentos, visão e audição menos acuradas são situações que começam a surgir conforme a idade avança.

Por isso, é tão importante intensificar os cuidados com idosos, uma vez que eles garantem mais qualidade de vida para as pessoas com mais idade.

Isso evita o agravamento de doenças pré-existentes ao mesmo tempo que previne acidentes, quedas e outras situações de risco para o idoso.

Como cuidar dos idosos corretamente?

A população idosa requer cuidados especiais para a promoção do seu bem estar.

Esses cuidados estão relacionados ao corpo, à mente, à saúde emocional e também à saúde preventiva, que têm por finalidade impedir que outros problemas surjam.

Higiene corporal

A higiene corporal é um dos principais fatores para a promoção da dignidade da pessoa idosa. Além de promover conforto e bem estar, está relacionada com o cuidado e até mesmo com a recuperação da saúde.

O banho do idoso deve ser diário, dado em chuveiro, cama ou banheira e deve ser um momento de relaxamento e de bem estar.

Se o idoso precisar de ajuda para tomar banho, a cadeira higiênica pode ser usada como equipamento de segurança.

Ela proporciona mais conforto para o idoso, além de também permitir que ele relaxe e tenha mais autonomia para cuidar de seu corpo.

O momento do banho pode ser delicado para idosos que precisam de ajuda para fazer a sua higiene. É importante que o cuidador deixe explícito à pessoa cuidada que ela pode falar quais são os limites para essa ajuda.

Esses acordos tornam o momento do banho mais tranquilo e fundamentam também a relação de confiança que deve existir entre a pessoa cuidada e seu cuidador.

Cuidados da pele

A pele da pessoa idosa tende a ser mais ressecada que a pele de uma pessoa jovem e requer cuidados especiais.

Hidratar, de forma apropriada, é essencial para que a pele não fique fragilizada, tornando-a menos maleável. Deixando de ser maleável, a pele ressecada pode ferir mais facilmente.

Assim, cuidados com a roupa de cama, com a roupa vestida e sobretudo com calçados evitam ferimentos que podem ser mais difíceis de cicatrizar.

Esses ferimentos, é importante frisar, podem ser tornar situações sérias de saúde se o idoso possui comorbidades vasculares ou diabetes.

Assim, é fundamental buscar por vestimentas confortáveis, preferencialmente feitas de tecidos naturais, que não causam fricção no contato com a pele da pessoa idosa.

Alimentação

cuidados com idosos alimentacao

A alimentação é um dos cuidados com idosos mais essenciais. Com o passar do tempo, problemas com a alimentação podem surgir, como intolerâncias alimentares ou maior sensibilidade a temperos.

Outros problemas de saúde, como colesterol elevado, diabetes ou hipertensão podem também estar relacionados com a alimentação. Por isso, atenção no preparo e na hora de servir alimentos ao idoso é tão importante.

No momento de alimentar uma pessoa idosa é preciso observar a textura dos alimentos, sobretudo se for servir idosos com dificuldades para a deglutição, como aqueles que usam próteses bucais.

Essa atenção evita engasgos, refluxos e a sensação de mal estar causada por refeições que são inapropriadas para as necessidades do idoso.

Se o idoso fica muito tempo deitado, cuidados com alimentos que podem causar constipação também são necessários. Assim, oferecer frutas, legumes, verduras e outros alimentos ricos em fibra é essencial para garantir seu bem estar.

O sono no idoso

O sono do idoso pode ser bastante delicado, transitando entre muita sonolência e insônia.

A sensação de que o sono não é restaurador o suficiente também pode acometer a pessoa idosa, deixando-a menos disposta durante o dia.

Assim, promover momentos de relaxamento antes dos momentos que antecedem o sono de uma pessoa idosa é um cuidado fundamental.

Isso pode acontecer de diversas formas, tal como desligando equipamentos eletrônicos, diminuindo a intensidade da luz e proporcionando momentos mais relaxantes, com música, por exemplo.

Se a pessoa idosa tem dificuldades para dormir, como sensação de sufocamento, ronco excessivo, respiração pesada ou um sono não reparador, é essencial investigar se não é um caso de apneia do sono.

Caso o médico geriatra que acompanha os cuidados com o idoso identifique um caso suspeito de apneia, exames podem ser solicitados.

Caso detectem, de fato, a existência da apneia, o tratamento pode ser feito com um equipamento de CPAP.

A Mobiloc conta com máscaras de CPAP super confortáveis e adequadas para o tratamento de apneia de idosos!

Como prevenir quedas em pessoas idosas?

cuidados com idosos como prevenir quedas

Uma das maiores preocupações entre idosos e seus cuidadores está relacionada à falta de equilíbrio, que começa a aparecer e se acentuar conforme a idade avança.

Com isso, quedas, tropeços e outros acidentes relacionados à lentidão dos movimentos e à falta de equilíbrio podem aparecer.

Por conta delas, é essencial que o idoso esteja sempre prevenido e possa contar com equipamentos que possam melhorar sua mobilidade.

Bengalas e andadores são exemplos de instrumentos que aumentam a mobilidade dos idosos. Esses equipamentos são responsáveis por levar segurança para esse público.

Independência e mais autonomia são proporcionados pelo uso correto desses aparelhos de suporte e podem ser decisivos para a qualidade de vida do idoso.

A Mobiloc conta com andadores, bengalas e muletas voltadas para o público idoso e para outras pessoas com restrições de mobilidade. Confira!

Dicas de cuidados com idosos

A comunicação é um dos fundamentos dos cuidados com idosos.

Deixar claras as condições médicas do idoso, as suas necessidades e as razões para os cuidados assumidos pelo cuidador, é sempre fundamental.

Torná-lo protagonista, também, da sua própria saúde empodera-o. Por isso, de forma adequada a cada perfil, é essencial explicar em quais setores da vida é preciso ter mais atenção e cuidado.

De forma geral, os cuidados com idosos devem ser fundamentados em uma relação de confiança entre a pessoa cuidada e seu cuidador.

Paciência, zelo, cuidado, atenção e respeito são fatores essenciais que devem estar, sempre, em primeiro plano nessa relação.

Ofereça uma alimentação balanceada e adequada

Os cuidados com idosos devem observar diversos segmentos da saúde da pessoa cuidada.

Uma delas é a alimentação, que deve ser sempre rigorosamente acompanhada, a fim de evitar engasgos e outros acidentes, como aspiração do alimento, sobretudo entre aqueles com dificuldades de deglutição.

Por isso, para a alimentação de uma pessoa idosa, adaptação deve ser a chave, sem nunca restringir totalmente os seus alimentos preferidos.

Observe atentamente quais as texturas mais apropriadas para a alimentação da pessoa idosa e não hesite em mudar, de acordo com a necessidade do idoso, as texturas do alimento.

Se houver dificuldade para deglutição, alimentos amassados podem ser necessários, ao invés de alimentos inteiros.

Já se houver intolerâncias alimentares ou mais sensibilidade a alguns tipos de temperos, ofereça uma dieta substitutiva.

Auxilie na higiene

A higiene é um dos cuidados com idosos essenciais e deve ser observada atentamente pelo cuidador. Sem invadir a intimidade do idoso, acompanhe cuidadosamente os hábitos de higiene da pessoa cuidada.

Ofereça ajuda sempre que notar alguma dificuldade, seja para a higiene íntima, seja para escovar os dentes ou pentear os cabelos.

Esses cuidados são importantes e preservam a dignidade da pessoa idosa, além de garantir mais saúde e menos complicações de saúde a longo prazo.

Para a higiene íntima, uma cadeira de banho pode auxiliar o cuidado com o idoso. Assim, com mais conforto, é possível fazer uma higienização completa, evitando infecções, por exemplo.

Zele pela segurança da casa para evitar acidentes

cuidados com idosos zele pela seguranca

A casa é um dos locais que deve preservar, sempre, a sensação de conforto e de segurança para a pessoa idosa.

Para que esses objetivos sejam sempre atingidos, é parte fundamental dos cuidados com idosos fazer algumas adaptações ao lar.

Caso o idoso precise se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas, adaptações estruturais também podem ser necessárias.

Quando falamos em acidentes domésticos envolvendo idosos, um dos mais comuns é aquele que acontece no banheiro, no momento do banho.

Isso acontece, geralmente, dada a uma queda de pressão causada, muitas vezes, pela água quente do banho.

Quando isso acontece, podem ocorrer quedas que podem se desdobrar em lesões sérias. Portanto, adaptar o banheiro pode ser essencial.

Instalar barras de segurança e ducha adaptada é fundamental para garantir mais qualidade de vida e segurança para a pessoa idosa. Todo cuidado com o processo de home care é imprescindível para garantir excelência no cuidado com idoso.

Atente-se à rotina de medicamentos e consultas médicas

Observar com cautela os horários de tomar medicamentos e a regularidade das consultas é, também, uma das atividades essenciais de quem promove o cuidado com idosos.

As consultas, sobretudo, devem ser acompanhadas por uma pessoa que possa, pacientemente, mediar a comunicação entre o idoso e o médico, caso seja necessário.

Dessa forma, é possível garantir que o idoso possa estar inteirado de todas as demandas da sua saúde, assumindo também o controle dessa parte de sua vida.

Estimule o convívio social e atividades físicas para o idoso

A atividade física pode ser decisiva para que o idoso tenha mais mobilidade, mais segurança para caminhar e fazer suas atividades sozinho, de forma confiante.

É essencial que o idoso também conviva com seus familiares, com seus amigos e possa participar ativamente da vida em sua comunidade.

No Brasil, segundo o Estatuto do Idoso, de 2003, é direito da pessoa idosa conviver com seus familiares e em sua comunidade.

Assim, além de direito, é parte dos cuidados com idosos garantir que eles possam desfrutar plenamente da vida social e familiar.

Quem pode ser responsável pelos cuidados com os idosos?

De acordo com o Guia Prático do Cuidador, criado pelo Ministério da Saúde, a pessoa que atua como cuidadora de idosos, seja profissionalmente, seja um familiar próximo, é:

Cuidador é um ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação. (Página 8).

Ou seja: a pessoa que promove cuidados com idosos deve ser dotada da vontade de cuidar de alguém, de se dedicar à promoção da vida humana digna.

Obviamente, para além dessas características tão fundamentais, quem promove cuidados com idosos também deve ter alguns treinamentos.

Esses treinamentos são básicos e devem convergir para a segurança do idoso cuidado, levando mais conforto para a movimentação, cuidados com a higiene pessoal e treinamento para alimentá-lo corretamente.

Equipamentos e aparelhos que facilitam os cuidados com pessoas de mais idade

Alguns equipamentos médicos podem tornar mais fáceis e mais seguros os cuidados com idosos.

A cadeira higiênica, por exemplo, é um item que confere mais segurança ao cuidador e ao idoso no momento do banho, promovendo, também, um momento de relaxamento.

Já os equipamentos que facilitam a locomoção independente do idoso, tais como muletas, andadores e bengalas, são essenciais para que a pessoa cuidada possa manter sua independência.

Por sua vez, a cama hospitalar é um equipamento essencial para promover o conforto do idoso cuidado.

Através das regulagens da cama hospitalar, é possível aliviar pressões em áreas do corpo, modulando-as. Dessa forma, consequências como feridas causadas por pressão, podem ser facilmente evitadas.

A Mobiloc conta com uma linha completa de móveis e equipamentos médicos para a instalação domiciliares! Confira e promova a melhor qualidade de viada ao idoso!

Conclusão

Os cuidados com idosos fazem parte da promoção da vida humana digna em sua plenitude.

Com o aumento da população idosa em nosso país, é essencial que mais e mais pessoas possam conhecer os fundamentos dos cuidados com idosos.

Esses conhecimentos podem ser decisivos para que o idoso com o qual, em algum momento da nossa vida, certamente teremos cuidado – ou seremos – possa viver com mais qualidade e segurança.

A Mobiloc, por meio dos seus produtos, tem como princípio a promoção da qualidade de vida. Consulte-nos e cerque a pessoa que você ama dos cuidados necessários para uma vida plena em qualidade!

Confira nossos outros conteúdos sobre saúde, bem estar e cuidados em casa:

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =