Consultório online: o que é, benefícios e como implementar

O que é consultório online? Confira benefícios, vantagens, como funciona e por que investir no atendimento online. Veja como inovar e atrair mais pacientes!

O mundo médico está mudando constantemente. A tecnologia agora desempenha um grande papel no domínio médico. 

Como os médicos procuram regularmente maneiras melhores de tratar as pessoas, a tecnologia trouxe vários avanços importantes para o campo médico. 

Graças aos avanços tecnológicos, como a telemedicina, você pode obter acesso a serviços médicos ou informações que normalmente podem estar indisponíveis.

Como a medicina moderna permite que as pessoas vivam mais, a demanda por médicos deve aumentar. 

No entanto, graças à tecnologia, existem maneiras de chegarmos ao nosso médico sem precisarmos ir à clínica. 

Com uma consulta online do seu médico, você pode obter os cuidados de saúde de que necessita.

O que é consultório online?

Telemedicina ou consultório online é a troca de informações médicas entre um médico e um paciente (uma consulta médica), feita de forma remota, podendo ser por plataformas online, com chamadas de vídeo ou apenas voz.

A telemedicina não é novidade. Há muitos anos, alguns especialistas se dispuseram a atender seus pacientes de forma remota, através do telefone. 

Hoje, com as tecnologias de vídeo e plataformas de gestão de consultórios totalmente online, essa possibilidade se ampliou, deixando muito mais fácil a busca e agendamento com médicos especialistas.

Quais são os benefícios e vantagens do consultório online?

Existem diversos benefícios para quem adota o consultório online. São alguns deles:

Gestão do tempo

Ter um consultório online facilita para o seu paciente, mas também facilita para você. 

Um belo exemplo disso é não precisar ficar se deslocando de um consultório para outro, para realizar as suas consultas. 

Você também poderá atender seus pacientes enquanto estiver viajando, por exemplo. Participar de congressos e eventos nunca mais será um motivo de preocupação com seus pacientes. 

Se você for paciente, a consulta online também poderá te ajudar. Você poderá buscar os melhores profissionais de medicina, mesmo que não estejam na mesma cidade que você. 

Pessoas de fora de regiões metropolitanas são especialmente beneficiadas, poupando tempo de viagem para uma simples consulta de rotina. 

Melhor experiência para o usuário

Um consultório online disponibiliza de todas as informações que podem ser encontradas em um consultório presencial. 

A grande diferença está no acesso que o seu paciente tem aos receituários e laudos atualizados, sempre que necessário.

O que é experiência do paciente e qual a sua importância? Saiba aqui.

Organização de informações

Os consultórios presenciais costumam acumular muitos papéis, principalmente quando se tem um alto volume de pacientes.

Os consultórios online organizam por pacientes e as informações básicas como nome, idade e etc. são fornecidas pelo próprio paciente na hora do cadastro para login.

Você terá maior controle das informações, podendo ver prontuário, histórico de consultas, laudos, receitas, exames e muito mais, com poucos cliques e muito mais facilidade.

Contato mais próximo com o paciente

As consultas presenciais são momentos muito formais e pode ser que você não tenha contato com a total realidade do paciente ou ele poderá se sentir constrangido em dizer algumas coisas.

Algumas pessoas se comunicam melhor pelo telefone, o que pode beneficiar muito na hora de traçar um diagnóstico. 

O contato entre médicos e paciente se torna mais pessoal e humano.

Laudos online

Os laudos online podem facilitar muito a vida dos seus pacientes – e a sua também. 

Muitas vezes, esses laudos são requisitados mais de uma vez, e os consultórios online permitem que os pacientes tenham acesso a eles sempre que precisarem, de forma fácil e rápida.

Por que investir em um consultório online?

A chamada para melhoria, avanço e – talvez o mais importante – inovação no espaço da saúde trouxe a tecnologia para a vanguarda do impulso para maior qualidade, eficiência e acessibilidade de atendimento. 

Mas, para muitos médicos, “tecno” é realmente uma palavra de cinco letras – um representante de todos os dispositivos e processos modernos que se interpõem entre eles e seus pacientes .

Depois de anos suportando o fardo cada vez maior de coisas como o uso significativo e programas de relatórios de qualidade obrigatórios, não é de se admirar que a comunidade médica seja resistente a tendências tecnológicas emergentes como a telemedicina. 

Mas o que está no cerne dessa resistência? Os médicos realmente veem a telemedicina como mais uma barreira para fornecer o melhor e mais valioso tratamento possível? Ou é realmente o medo que os impede de adotar a telemedicina em suas práticas? 

À medida em que os custos de manter um estabelecimento de saúde aumentam, médicos se veem cada vez mais obrigados a manterem um consultório com associados.

Mas, felizmente, existem os consultórios online para ajudar aqueles que gostam da liberdade de ter o próprio negócio. 

A opção de atendimento online poderá cobrir a sua agenda presencial no escritório, ou aliviar os custos de manutenção de uma sala exclusivamente sua. Mas também poderá ajudá-lo em casos de viagens.

Além disso, as plataformas de atendimento online  tem recebido investimentos pesados em marketing e experiência de usuário, o que torna a sua vida como médico muito mais fácil. Você poderá ser encontrado mais facilmente, economizando dinheiro com divulgação.

Por que se tornar um médico empreendedor? Entenda as vantagens em abrir o seu próprio negócio.

O que preciso para atender à distância?

Para começar a atender online é bem simples. Você precisará de equipamentos básicos e uma boa plataforma de medicina online. Quer ver?

Site imponente

Você poderá desenvolver o seu próprio site, para oferecer os seus serviços, indicar seus contatos e redirecionar seus pacientes para a consulta online, se assim desejar. 

É muito importante que você desenvolva um site pensando na experiência do paciente e nas plataformas de busca, para que seus pacientes possam te encontrar e se consultar da forma mais simples possível.

Buscar uma plataforma de telemedicina

Hoje em dia existem diversas plataformas de medicina online. As mais acessadas pelos pacientes costumam ser a Docpass e a Ciclic, mas muitos planos de saúde já têm parcerias com plataformas ou plataformas próprias.

Se você é um médico parceiro de um plano de saúde, verifique a possibilidade de atendimento online e, se não for, cadastre-se nas plataformas digitais.

Treinamento de equipe

Você poderá treinar a equipe do seu consultório, como secretários, para deixar o atendimento online ainda mais simples para você.

Você precisará gerenciar seus horários de forma a não atrapalhar nenhum atendimento com atrasos ou faltas. 

Divulgação do seu serviço

Além de tudo isso, você poderá investir em uma divulgação online do seu serviço ou consultório online. Anúncios pagos no Facebook, Google, Instagram, Stories e outras redes sociais podem ser realmente efetivos e vantajosos!

Para fazer seus anúncios da forma correta, atingindo o público certo, sem perder dinheiro, basta contratar um profissional de marketing especialista em anúncios no meio digital. 

Como transformar um consultório em um consultório online?

Para transformar o seu consultório médico em um consultório online, você vai precisar de uma boa conexão de Internet, um computador ou notebook com webcam, um tablet e um headset, com microfone direcional (pode ser o fone de ouvido que vem no celular).

Você poderá montar essa estrutura física dentro do seu consultório de atendimento presencial, em casa ou fazer com que funcione de forma remota, para que você possa atender de onde estiver.

Depois de montar a sua estrutura física, basta encontrar a melhor plataforma de medicina online e se tornar um membro do corpo médico. 

Lá, você poderá oferecer informações como nome, CRM, contato e cadastrar seus pacientes, de forma totalmente online e com armazenamento em nuvem, para você acessar de onde estiver.

A partir daí, basta divulgar os seus serviços de atendimento médico online e aguardar seus novos pacientes!

Lembre-se de treinar a sua equipe de gestão, para que os horários liberados para as agendas online e presencial possam garantir o máximo de qualidade, sem sobreposição ou atrasos.

Afinal, vale a pena abrir um consultório online?

A evolução das tecnologias nos proporcionam diversos novos meios de se comunicar e de trabalhar, de uma forma nunca vista antes. 

E em um mundo que necessita cada vez mais soluções remotas, abrir um consultório médico online pode ser a solução para diminuir distâncias e aumentar a sua cartela de clientes.

Devemos nos lembrar que, no Brasil, o sistema de saúde público ainda possui a maior parcela de pacientes fiéis e pesa para a concorrência, o que deixa a administração de um consultório ainda mais difícil.

É necessário pensar nos detalhes, na experiência geral do paciente e na facilidade de atendimento, para garantir total conforto para que seu paciente procure seu consultório online.

Conclusão

Montar um consultório médico online pode ser bem mais fácil do que você imagina. Basta encontrar uma boa plataforma para telemedicina, um computador, uma câmera e uma boa conexão de Internet.

Montar um consultório online, além de melhorar na organização de prontuários, laudos e receitas, auxilia também na aproximação do seu paciente e na fidelização.

Quer saber mais sobre gestão de consultório? Clique aqui e evite erros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − onze =

Rolar para cima