Como se adaptar e dormir com aparelhos CPAP

quinta-feira, 23 de maio de 2019 10:28:37 America/Sao_Paulo

Diversos pacientes, que utilizam os aparelhos CPAP, obtêm um resultado satisfatório durante o tratamento. Eles passam a ter um sono de qualidade e, logo, experimentam um impacto positivo em suas rotinas, o que inclui energia de sobra para realizar tarefas habituais – convenhamos: isso é simplesmente sensacional!


Mas nem tudo é um mar de rosas. Pode haver uma série de dificuldades durante o processo de adaptação. Alguns pacientes, por exemplo, confessam que a máscara incomoda; outros mal conseguem dormir por conta do ruído contínuo de certos aparelhos. O que fazer?


Nesse artigo, apresentaremos dicas valiosas para você que, estando ou não em fase inicial, ainda encontra problemas para adaptar-se aos aparelhos CPAP.


1 - Conselhos para adaptar-se aos aparelhos CPAP


1.1 - Conheça bem o aparelho


É importante observar que todas as máquinas CPAP não são iguais! Ao escolher o aparelho de seu interesse ou o indicado pelo seu médico, busque fontes confiáveis de informação, como aquelas que disponibilizam o relato de usuários e/ou notas informativas que, em tom esclarecedor, revelam as características de cada modelo. Pesquise bem sobre cada aparelho antes da compra.


Na nossa loja, procuramos dar descrições completas para todos os aparelhos CPAP, caso você precise de alguma informação adicional, consulte nosso atendimento.


1.2 - Diga adeus ao ruído


Se você costuma ter o sono interrompido por qualquer barulho e, ainda assim, necessita utilizar um aparelho CPAP, não se preocupe. Alguns funcionam com o auxílio de um motor incrivelmente silencioso.


1.3 - Ajuste a pressão de ar

Em geral, os aparelhos CPAP oferecem uma pressão de ar muito forte. É um fator que pode, sim, atrapalhar o sono à noite. É preferível que você adquira um CPAP que ofereça rampa automática. Esta função aumentará aos poucos a intensidade da pressão, até que o usuário, enfim, adormeça. Outros aparelhos ajustam automaticamente o nível da pressão conforme o ritmo da respiração, para manter estável o sono do usuário.

Mais um conselho: por acaso você considera áspero o ar que passa pela sua máscara?

Então, também indicamos a utilização de um humidificador durante as sessões, e isso diminuirá consideravelmente o incômodo.


1.4 - Use com frequência

É aquele conhecido ditado: a prática gera a perfeição . Usar um aparelho CPAP tem algo a ver com isso. Para acostumar-se, você pode utilizá-lo à medida que assiste televisão ou lê um livro. Inclua o CPAP em sua rotina, ainda que seja por apenas algumas horas antes de deitar-se para dormir. Assim, pouco a pouco você se familiarizará ao uso do aparelho.


1.5 - Escolha a máscara ideal


Há uma variedade de máscaras CPAP disponíveis no mercado. Busque sempre levar em conta qual máscara será, então, confortável para o seu rosto.
Existem pessoas que respiram mais pelo nariz e outras, pela boca. Aqueles que têm o hábito de respirar pela boca, necessitam de uma máscara facial completa, ou seja, que cubra tanto o nariz quanto a boca. Se a respiração for feita apenas pelo nariz, então seria indicado uma máscara ou almofada nasal. Já os usuários que, frequentemente, são afetados por alergias ou congestão nasal, devem usar uma máscara facial completa.

Ao escolher uma máscara, busque conhecer bem seus acessórios (forro, correias e afins). Eles são essenciais para torná-la mais confortável. Do contrário, em relação a uma máscara apertada, haverá pressão excessiva sobre o rosto, causando marcas e desconforto. Tratando-se de uma máscara muito grande, ela sairá do lugar com facilidade durante o sono.

Dica: sente-se diante de um espelho, coloque a máscara e faça os ajustes necessários a fim de melhorar a comodidade. Em seguida, conecte-a ao turbo do aparelho, deite-se na cama e ligue o CPAP. Perceba que os contornos do rosto mudam quando você está deitado, e tal constatação é importante para verificar se a máscara continuará confortável e seguramente presa ao rosto.

1.6 - Mantenha limpa sua máscara CPAP
Nesse tópico, destacamos uma consideração importantíssima. A máscara CPAP, quandosuja, transforma-se em um perfeito acumulador de pó, bactérias, odores desagradáveis e substâncias que desencadeiam reações alérgicas. Perigo! Limpar regularmente o aparelho CPAP e seus componentes contribuirá para uma noite tranquila de sono, além de prolongar seu tempo de utilização. Aliás, você pode limpar o aparelho e seus itens uma vez por semana, utilizando água morna e sabão. Em seguida, deixe-os secar bem. Fácil, não?


2 - Dicas para dormir bem

São, na realidade, conselhos para estimular o sono, o que pode auxiliar pessoas que têm dificuldades para adaptar-se ao CPAP. É claro que as mesmas dicas também servem para quem não passa pelo mesmo tratamento. Vejamos:


2.1 - Transforme seu quarto em um lugar relaxante. Para isso, é preciso colocar em prática os seguintes conselhos:


● Diminua as luzes do seu quarto, livrando-o, também, de quaisquer distrações. No mais, ele deve estar sempre em uma temperatura agradável.
● Desligue os aparelhos eletrônicos 30min antes de ocupar a cama.
● Para refrescá-lo, é recomendável utilizar algum ventilador (seu barulho, considerado um tipo de ruído branco , até poderá ajudar você a relaxar e dormir com facilidade).
● Conserve seu quarto limpo e organizado. Acredite: a desordem tem o poder de causar inquietação e insônia!
● Reveja sua roupa de cama. É importante encontrar conforto em cada detalhe, desde os travesseiros até os lençóis. Se algum item atrapalha seu sono, troque-o já!


2.2 - Crie uma rotina favorável ao sono. Aqui, temos pequenas mudanças diárias, o essencial para ter um sono profundo e reparador. São elas:


● Evite consumir bebidas alcoólicas 2 – 3 horas antes de deitar-se.
● Não consuma cafeína antes de ocupar a cama. Isso inclui todas as bebidas que causam estímulo.
● Pratique exercícios físicos por, pelo menos, 30min em alguns dias durante a semana.
● Evite comer duas horas antes de deitar-se, e assim você não terá acidez nem cãibras estomacais.
● Antes de deitar-se, deixe de lado todas as preocupações. Ou isso poderá liberar o cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, desencadeando o estado de tensão.


3 - Considerações finais


Adaptar-se ao aparelho CPAP requer paciência. Seguindo as instruções mencionadas acima, você se habituará ao uso da máquina e ganhará prática, até podendo auxiliar as pessoas que futuramente iniciarão este tratamento. Sem dúvidas os benefícios que o aparelho CPAP vai proporcionar à sua saúde valerão muito a pena. Não desista!


4 - Compra ou aluguel


Sabendo os benefícios reais que um aparelho CPAP traz para a saúde dos pacientes com apneia do sono, caso precise comprar ou alugar um aparelho, visite nossa loja virtual. Os leitores desse artigo também podem ser beneficiados com um desconto de 5%, basta mencionar ou usar o código DORMINHOCO5 ao entrar em contato ou entrar na loja virtual da Mobiloc. Conheça também nosso site exclusivo para aluguel de equipamentos hospitalares, visite AluguelMobiloc.com.br.

Referências:
[1] https://aeroflowinc.com/tips-for-getting-to-sleep-with-your-cpap-machine/
[2] https://www.resmed.com/au/en/consumer/diagnosis-and-treatment/sleep-apnea/sleep-apnea-treatment/
falling-asleep-on-cpap.html