CENTRAL DE ATENDIMENTO: (11)3090-4336 | vendas@mobiloc.com.br

Casa Empreendedorismo Como montar uma clínica médica? Dicas e passo a passo 

Como montar uma clínica médica? Dicas e passo a passo 

como montar clinica medica dicas e passo a passo

Você está pronto para abrir a sua própria clínica? Ainda não? Não se preocupe! Vamos te ajudar com um passo a passo completo sobre como montar sua clínica médica e ter sucesso com o empreendedorismo na saúde.

A decisão de abrir o próprio negócio marca uma virada significativa em sua carreira médica profissional.

Um plano de negócios inteligente para clínica médica é construído com processos eficientes, ágeis e escalonáveis ​​em mente, enquanto garante níveis ideais de atendimento ao paciente e resultados permanecem como uma prioridade.

A Mobiloc terá o prazer de ajudá-lo nessa nova etapa da sua vida, com este guia completo de como montar uma clínica médica.

Neste artigo, explicamos como:

  • Comece seu plano de negócios de prática;
  • Calcular custos de instalação;
  • Atrair e manter a equipe certa; 
  • Minimize os riscos e planeje o futuro.

Reunimos aqui as melhores dicas dos principais especialistas em saúde, finanças, negócios e tecnologia sobre como iniciar sua prática de maneira mais inteligente desde o início. 

Os cuidados de saúde estão passando por uma transformação significativa. 

Mudar as expectativas dos pacientes, o aumento a concorrência, a transformação digital e reformas mais rigorosas dos dados de saúde significam que uma nova prática precisa acompanhar o ritmo da mudança, se quiser oferecer a melhor experiência ao paciente e otimizar os resultados de saúde. 

Nesse cenário em constante mudança, as formas tradicionais de estabelecer uma clínica não o preparam para o sucesso.

Um plano de negócios inteligente e de pensamento futuro para qualquer clínica médica precisa começar com a premissa de que cada centavo gasto em assistência médica precisa contribuir para maneiras mais eficientes e eficazes de fornecer níveis ideais de atendimento e resultados ao paciente.

Aproveitar os métodos de gerenciamento de clínicas mais inteligentes e inovadoras desde o início ajudará a capacitar sua clínica para aumentar a eficiência, otimizar e crescer no mercado.

Aprender a adaptar seu plano de negócios para atender ao atual cenário médico altamente digitalizado e personalizado de hoje é fundamental.

Dessa forma, sua clínica médica pode desempenhar um papel mais importante na prestação de um atendimento personalizado ao paciente, e abrir caminho para um traçar futuro brilhante na área da saúde.

Por que montar uma clínica médica?

como montar clinica medica por que

Começar por conta própria e lançar uma nova prática pode ser um grande investimento pessoal e financeiro, e precisa de sérias considerações e planejamento futuro.

Então pergunte a si mesmo primeiro, o que realmente está motivando você?

Embora seja importante ser otimista e apaixonado por sua profissão, você também precisa ser realista sobre o trabalho e a dedicação que estarão envolvidos. 

Isso significa reservar um tempo para avaliar quais são as verdadeiras razões para iniciar sua própria prática. Você precisa avaliar os prós e os contras, entender sua visão e os riscos. 

As novas tecnologias em saúde e a priorização da qualidade de vida cada vez maior entre os brasileiros, o setor de saúde hoje lucra mais de R$ 600 bilhões por ano e a tendência é aumentar ainda mais.

Considere os benefícios potenciais de maior renda, criação de ativos e um estilo de vida profissional mais capacitado e avalie-os contra fatores como mitigação de riscos de negócios, gerenciamento de equipe e os desafios diários da administração de um negócio.

Tipos de prática médica a considerar iniciar

Quando você decide que iniciar um consultório ou clínica particular, você tem cinco tipos de negócios que podem ser considerados.

Consultório individual

como montar clinica medica consultorio individual

Quando você inicia um consultório médico individual, assume quase toda a responsabilidade. 

Isso fornece controle total de como sua clínica funciona, mas você pode encontrar custos mais altos de inicialização para itens como equipamentos médicos e marketing, e, certamente precisará gastar mais horas, já que irá trabalhar nos negócios e na clínica.

Além disso, você assume todos os outros riscos de iniciar um negócio.

Clínica especializada com associados

Quando você monta uma clínica médica com associados, compartilha a carga de trabalho igualmente com outros profissionais médicos, para trabalhar menos. 

Essas horas mais curtas custam o controle total que você tem com uma prática médica individual, mas você pode ter um acesso mais fácil ao capital de giro, reduzindo assim os custos de inicialização.

Clínica hospitalar

Se você iniciar uma clínica médica em uma rede hospitalar, trabalhará dentro de um cronograma e estará sujeito a certas restrições dos funcionários, mas terá o capital de giro e os recursos de marketing do hospital à sua disposição. 

Você também minimizará o risco envolvido na abertura de um novo negócio, embora não tenha tanta flexibilidade e liberdade pessoal – você pode ter que trabalhar dentro dos limites estabelecidos por uma junta médica. 

No Brasil, ainda não é comum ver hospitais com espaços dedicados à instalação de clínicas particulares, mas podemos encontrar exemplos sólidos como o Centro Médico Hospitalar Monte Sinai ou o Hospital Santa Isabel.

Centro de saúde comunitário

Você poderá começar um centro de saúde comunitário, conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS), para oferecer consultas, exames e tratamentos gratuitos ou a preços mais populares.

Centro de saúde acadêmico conveniado com universidades particulares

Assim como nas práticas de propriedade do hospital, quando você inicia uma prática médica em um centro de saúde acadêmico, você minimiza os riscos enquanto sacrifica a autonomia. 

Ao contrário de um centro de saúde comunitário, no entanto, você encontrará poucos limites no capital de giro.

Como montar uma clínica? Em que investir?

como montar clinica medica em que investir

Desde o início, você precisa definir seus objetivos e trampolins, e começar com o fim em mente. Estruture seus negócios de acordo com seu estilo de vida, e não o contrário. 

Caso contrário, você corre o risco de seu trabalho assumir o controle de sua vida. Portanto, o segredo aqui é planejar-se de maneira inteligente para que você se prepare para o sucesso.  

Mesmo quando você é o melhor na sua área, haverá dificuldades e desafios. Mas se você fizer tudo certo, as recompensas serão enormes – para você, sua família e a comunidade em geral. 

O planejamento é fundamental desde o início. Sua clínica pode começar pequena, mas você precisa ter uma previsão suficiente em seu plano de negócios para levar em consideração o crescimento e dimensionar seus negócios ao longo do tempo.

Você precisará estruturar seus negócios e investir nos sistemas de gerenciamento clínico certos, que oferecem soluções escalonáveis ​​e são ágeis o suficiente para se adaptar a uma crescente prática médica.

Por outro lado, você também precisará ter uma estratégia de saída no caso de sua clínica ser encerrada, ou eventuais decisões de vender, mudar de carreira – ou se aposentar. 

Você deverá investir em um bom planejamento financeiro e de marketing. Assim, poderá ter o controle total da sua clínica.

Uma boa estrutura física, com uma arquitetura confortável e acessível, móveis e equipamentos hospitalares de qualidade, uma boa divulgação e uma boa reserva financeira são essenciais para ter sucesso nos negócios.

Quais serviços oferecer na clínica médica?

Você pode oferecer serviços de consultas especializadas ou clínica geral de atendimento básico de saúde.

É possível incluir salas de procedimentos simples, como curativos e engessamentos, exames de imagem, coleta de exames sanguíneos e serviço de vacina, se você tiver espaço e mão de obra qualificada.

O mais importante é adaptar a estrutura da sua clínica para oferecer o melhor atendimento na sua especialidade. 

Como administrar uma clínica médica?

como montar clinica medica como administrar

A chave para uma clínica de saúde bem-sucedida é uma prestação de cuidados eficiente, adequada e oportuna. Os sistemas de tecnologia da informação aperfeiçoados são imperativos.

Empresários fora do setor de saúde podem pensar que o problema da baixa receita tem uma solução fácil: basta levar sua agenda diária com o maior número possível de pacientes.

Essa é uma péssima ideia! Muitos médicos se sentem esgotados com uma rotina pesada de diversos atendimentos por dia.

O objetivo real aqui é reduzir os tempos de tratamento e eliminar as ineficiências administrativas, para que você possa ver um número gerenciável de pacientes, melhorando a qualidade do atendimento e mantendo um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Passo a passo para montar uma clínica médica

Existem diversas coisas para se considerar na hora de se planejar para montar uma clínica médica ou um consultório particular.

Localização da clínica

É aqui que o seu sonho começa a ganhar vida. Há vários fatores que você precisa considerar ao escolher sua localização. Um dos mais importantes é o seu paciente-alvo. Sua clínica tem mais chances de prosperar se estiver localizada perto de seus clientes.

Você também precisa considerar a estética do seu escritório. Proporcionar uma atmosfera convidativa é muito importante e aumentará a retenção de pacientes. Além disso, lembre-se de que também é aqui que você passará  muito tempo do seu dia.

Também considere itens como amplo estacionamento e espaço para escritório. A propriedade que você escolher precisa facilitar um fluxo de trabalho suave.

Ao começar, provavelmente é alugar um espaço é uma ideia melhor.  Se você gostar da propriedade, pode optar por comprá-la no futuro.

Categoria de atendimento

Você deverá consultar a Legislação da ANS de categorização dos estabelecimentos de saúde e requisitos básicos para convênio com planos de saúde.

Você poderá checar todas as exigências no site oficial da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Exigências legais

Todas as clínicas precisam estar devidamente registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, na prefeitura ou no estado, na junta comercial e estar devidamente autorizado pelo Conselho Regional de Medicina ou conselhos de especialidade.

Você deverá verificar os seguintes pontos:

  • Registro no CNPJ e junta comercial;
  • Registro no Estado ou no município;
  • Alvará sanitário;
  • Certificado de conformidade com os bombeiros.

Estrutura física

como montar clinica medica estrutura fisica

Você deverá pensar no projeto arquitetônico da sua clínica como um cartão de visitas e como uma forma de cativar clientes.

A estrutura física deverá ser confortável e acessível, com cores leves, conforto acústico, mobiliário médico de qualidade e decoração leve.

Você também precisará se preocupar em manter um isolamento acústico entre as salas de consultas e procedimentos e a recepção, para manter a privacidade de seus pacientes.

Para finalizar, você poderá investir em rede de Wi-Fi ou TV a cabo na recepção, para deixar os pacientes mais confortáveis com a espera.  

Recursos humanos

Você precisará começar a decidir sobre os profissionais que farão parte da sua clínica. Esse processo deverá ser iniciado mais cedo, para que todos estejam prontos para atender quando suas portas se abrirem. 

Durante o processo de contratação, seja claro sobre suas expectativas e sobre quando deseja abrir. O ideal é oferecer treinamentos de aperfeiçoamento e alinhamento de equipe, gerando feedbacks e melhorando ainda mais o seu negócio.

Você precisará de profissionais de administração, marketing, equipes de limpeza e equipe de atendimento e recepção.

Escreva descrições detalhadas dos trabalhos e publique anúncios online. Você também precisará definir os tipos de benefícios que você oferecerá em cada posição.

É muito importante que você escolha membros da equipe que entendam seus valores e estejam de acordo com o objetivo geral de sua clínica. Além disso, grandes habilidades de comunicação e uma disposição agradável são muito importantes na indústria médica.

como montar clinica medica recursos humanos

Equipamentos médicos e administrativos

Depois de ter a sua estrutura e a sua equipe, é chegada a hora de você escolher todo o equipamento necessário para operar uma clínica particular.

O equipamento médico necessário depende do tipo de prática que você está abrindo. Você é o especialista quando se trata deste equipamento. Certifique-se apenas de escolher um bom fornecedor.

Você também precisará obter computadores e um sistema de comunicação para o escritório. Isso tratará da comunicação externa e interna.

Sua sala de espera precisará de móveis e equipamentos também. Tente fornecer um ambiente confortável e acolhedor para seus pacientes, além dos computadores, impressora e xerox, ponto biométrico e etc.

Por fim, você precisará obter todos os materiais de escritório, como papelaria personalizada e insumos básicos, como canetas e etc.

Se o seu orçamento para os equipamentos médicos for limitado, você pode optar por alugar alguns equipamentos durante os primeiros meses, até a sua clinica obter capital suficiente para novas aquisições.

Investimentos e custos

Se você não tiver uma boa economia para iniciar o seu negócio, precisará obter algum tipo de financiamento para o seu negócio.

A obtenção do financiamento adequado é crucial para iniciar sua clínica. Muitas instituições financeiras possuem uma divisão médica que trabalha para fornecer empréstimos a profissionais de saúde. 

Eles entendem os desafios enfrentados pelos médicos e podem ajudá-lo a obter financiamento.

Você precisará enviar seu plano de negócios junto com uma solicitação de empréstimo. É importante que você seja conservador com suas despesas no seu plano de negócios, especialmente com relação ao seu equipamento médico.

Envie isso para vários bancos. Isso permitirá que você veja várias ofertas diferentes e seus termos.

Você precisará aguardar os bancos revisarem seu plano de negócios e decidirem uma oferta

Depois de escolhida, você poderá adequar o orçamento ao seu plano de negócios para adquirir equipamentos e insumos, além de contratar seu pessoal e pagar as reformas.

Divulgação e marketing

como montar clinica medica divulgacao marketing

Com a clínica médica pronta, é a hora de começar a divulgar os seus serviços e especialidades.

Para que você atinja seu público-alvo, pergunte-se:

  • Qual o perfil de pessoas que você deseja atingir?
  • Quais são os serviços diferenciais da sua clínica?
  • As especialidades que você pretende atrair já foram definidas?

A partir dessas respostas você poderá definir um público-alvo e atrair pessoas que estão interessadas pelos trabalhos que você oferecerá e, assim, você poderá começar a agendar suas primeiras consultas!

Para que você tenha uma estratégia de marketing, é ideal elaborá-la junto a um profissional ou uma agência.

Inicialmente, vocês terão de desenvolver, juntos:

  • Um perfil de cores e uma identidade visual para a sua clínica;
  • O website da sua clínica para facilitar o agendamento de suas consultas e procedimentos;
  • As páginas da sua clínica nas redes e mídias sociais;
  • Fluxos para alimentar listas de e-mail marketing.

Administração do estabelecimento

Montar uma clínica médica exige um bom trabalho administrativo.

Para todo e qualquer empreendimento é necessário criar um planejamento financeiro, que deve ser seguido a risca para o sucesso da sua clínica.

É importante que o administrador ou gestor da clínica acompanhe intimamente todos os processos financeiros e de gestão pessoal.

Com essa aproximação e utilizando os mecanismos necessários para uma boa gestão, o trabalho se torna muito mais simples.

Para isso, você pode optar pela contratação de um software de gestão médica.

Equipamentos para clínica médica

Na hora de planejar como montar uma clínica médica a parte mais importante, sem dúvida, é a escolha dos equipamentos.

Para todos os equipamentos que você precisar, a Mobiloc conta com as melhores marcas e modelos para que você faça sempre as melhores escolhas.

E se você já tiver definido quais são os produtos para montar sua clínica médica, basta entrar em contato conosco e enviar o seu orçamento!

Erros mais comuns na hora de abrir uma clínica de saúde

Os erros, certamente, são comuns quando iniciamos um novo negócio. Mas a gente te ajuda a identificar quais são esses erros, para que você não os cometa e acabar vendo seus esforços serem desperdiçados.

Conheça os erros mais comuns ao montar uma clínica médica:

Ignorar o público-alvo

Quando pensamos em público-alvo, consideramos que é aquele que melhor se adequará aos serviços prestados por sua clínica.

Assim, no momento de pensar para qual perfil você irá destinar seus esforços de marketing, resgate suas ideias iniciais sobre:

  • As pessoas que você deseja atender;
  • Quais são as especialidades com as quais você deseja trabalhar;
  • Qual é o seu entorno;
  • Que tipo de público as instalações da sua clínica pretendem atrair.

De acordo com essas informações, é possível traçar estratégias que determinem valores de consulta, credenciamento ou não de planos de saúde e, sobretudo, formas de planejamento de marketing.

Escolher a localização errada

É preciso ser cauteloso na hora de escolher o local onde sua clínica será instalada.

Antes de qualquer coisa, investigue o bairro e, mais especificamente, as ruas próximas aos locais pelos quais você se interessou.

Descubra a renda média das famílias da região, se há escolas por perto, salões de beleza ou mesmo clínicas de imagem ou laboratórios de análises clínicas.

De posse dessas informações é possível redirecionar corretamente seus esforços, criando uma clínica com as especialidades que melhor possam atender aquele entorno.

E, mais do que isso, calibrar o investimento, que deve acompanhar também o rendimento médio da região e os demais estabelecimentos ali instalados.

Não ter toda a documentação necessária e outras exigências legais

como montar clinica medica nao ter documentacao e nao atender exigencias legais

Não abra a sua clínica sem absolutamente toda a documentação regularizada.

Isso evitará desperdícios de energia e financeiros ao ter de lidar com possíveis multas que possam surgir por funcionamento irregular.

Portanto, fique de olho em todas as licenças que você deve obter para ter sua clínica funcionando legalmente e evite dores de cabeça futuras.

Não investir na gestão de pessoas

A gestão de pessoas é um ponto crucial para a melhora dos serviços da sua clínica e, sem dúvida, sua principal ferramenta é o treinamento.

Treinando corretamente e de forma adequada os seus colaboradores, você consegue também alcançar a fidelização dos seus pacientes.

Invista em pessoas e em treinamentos que possam fazer a diferença na vida dos seus colaboradores, criando uma rotina e um ambiente de trabalho que favoreça:

  • A preocupação com um bom atendimento;
  • A dedicação ao ambiente de trabalho, com uma remuneração compatível não só com o mercado, mas com as necessidades pessoais dos seus colaboradores;
  • A empatia com os pacientes, criando um ambiente de mútua cooperação.

Com essas ações tão simples o seu corpo de colaboradores se sentirá mais motivado, o que refletirá diretamente na rotina de trabalho.

Realizar a gestão da clínica sem sistemas médicos

Um bom software para uso médico pode salvar a sua clínica, tornando-a mais organizada, mais dinâmica e, certamente, mais longeva.

Adote, desde o princípio, um software médico que permita:

  • Agendamento de consultas;
  • Controle de pagamento de consultas e procedimentos;
  • Gestão de prontuários;
  • Fechamento financeiro mensal.

Com a adoção de um software com essas utilizações permite que você possa sempre ter, em dia, o andamento financeiro da sua clínica.

Ofereça sempre que possível treinamentos para seus colaboradores dominarem totalmente o sistema.

Isso garante sua plena utilização.

Não calcular os custos de abertura e funcionamento

Seja realista em relação aos custos e ao que você pretende e pode investir em sua clínica.

Ser realista em relação aos seus investimentos pode ser a diferença entre ter uma clínica mais longeva ou não, sobretudo porque você precisa, por um tempo, manter seu consultório em funcionamento até que os lucros comecem a chegar.

É importante que você sempre inclua nas contas da sua clínica gastos fixos e também variáveis.

Com isso, você pode estimar exatamente quantos pacientes precisará atender mensalmente para poder recuperar seus investimentos e a qual prazo.

Não considerar a possibilidade de fazer uma sociedade

Quando você se abre para a possibilidade de contar com um sócio em sua clínica, é possível fazer com que seu negócio seja muito mais rentável, ainda que a curto prazo.

Como você e seu sócio dividirão os custos iniciais, é possível criar um ambiente mais cooperativo, em que um será o suporte e o apoio do outro.

Com a sociedade, vocês podem dividir o ambiente de trabalho, alternando horários de atendimento e também toda a estrutura da clínica, compartilhando colaboradores e estrutura.

Assim, seja por meio de divisão de lucros, por meio de condomínio ou em forma de cooperativa, vocês poderão encontrar uma forma de tornar a sociedade possível e, sobretudo, rentável.

Se, no entanto, você não pretende ingressar em um regime de trabalho em forma de sociedade e, decidir optar por seguir sozinho, crie um planejamento cautelosamente e o siga à risca.

Conclusão

como montar clinica medica conclusao

Muitas dúvidas podem surgir sobre como montar uma clínica médica, mas, certamente, esse é um investimento que vale a pena ser feito para a sua carreira.

Ao criar a sua clínica, considere cuidadosamente o local, o investimento inicial que você deseja fazer e a possibilidade ou não de ingressar com um sócio nessa jornada.

Seguindo as dicas deste guia, você poderá investir em uma clínica médica completa, com visão clara de futuro e crescimento e evitando muitos riscos.

E você pode contar com a Mobiloc para ser sua parceira nesta jornada! Possuímos uma equipe de consultores que podem te ajudar a fazer os primeiros orçamentos dos seus equipamentos! Entre em contato conosco agora mesmo!

Confira nossos outros artigos para empreender na área da saúde:

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 15 =