Como montar uma clínica médica? Dicas e passo a passo 

Você está pronto para abrir a sua própria clínica? Ainda não? Não se preocupe! Vamos te ajudar com um passo a passo completo sobre como montar sua clínica médica e ter sucesso com o empreendedorismo na saúde.

A decisão de abrir o próprio negócio marca uma virada significativa em sua carreira médica profissional.

Um plano de negócios inteligente para clínica médica é construído com processos eficientes, ágeis e escalonáveis ​​em mente, enquanto garante níveis ideais de atendimento ao paciente e resultados permanecem como uma prioridade.

A Mobiloc terá o prazer de ajudá-lo nessa nova etapa da sua vida, com este guia completo de como montar uma clínica médica.

Neste artigo, explicamos como:

  • Comece seu plano de negócios de prática;
  • Calcular custos de instalação;
  • Atrair e manter a equipe certa; 
  • Minimize os riscos e planeje o futuro.

Reunimos aqui as melhores dicas dos principais especialistas em saúde, finanças, negócios e tecnologia sobre como iniciar sua prática de maneira mais inteligente desde o início. 

Os cuidados de saúde estão passando por uma transformação significativa. 

Mudar as expectativas dos pacientes, o aumento a concorrência, a transformação digital e reformas mais rigorosas dos dados de saúde significam que uma nova prática precisa acompanhar o ritmo da mudança, se quiser oferecer a melhor experiência ao paciente e otimizar os resultados de saúde. 

Nesse cenário em constante mudança, as formas tradicionais de estabelecer uma clínica não o preparam para o sucesso.

Um plano de negócios inteligente e de pensamento futuro para qualquer clínica médica precisa começar com a premissa de que cada centavo gasto em assistência médica precisa contribuir para maneiras mais eficientes e eficazes de fornecer níveis ideais de atendimento e resultados ao paciente.

Aproveitar os métodos de gerenciamento de clínicas mais inteligentes e inovadoras desde o início ajudará a capacitar sua clínica para aumentar a eficiência, otimizar e crescer no mercado.

Aprender a adaptar seu plano de negócios para atender ao atual cenário médico altamente digitalizado e personalizado de hoje é fundamental.

Dessa forma, sua clínica médica pode desempenhar um papel mais importante na prestação de um atendimento personalizado ao paciente, e abrir caminho para um traçar futuro brilhante na área da saúde.

Por que montar uma clínica médica?

como montar clinica medica por que

Começar por conta própria e lançar uma nova prática pode ser um grande investimento pessoal e financeiro, e precisa de sérias considerações e planejamento futuro.

Então pergunte a si mesmo primeiro, o que realmente está motivando você?

Embora seja importante ser otimista e apaixonado por sua profissão, você também precisa ser realista sobre o trabalho e a dedicação que estarão envolvidos. 

Isso significa reservar um tempo para avaliar quais são as verdadeiras razões para iniciar sua própria prática. Você precisa avaliar os prós e os contras, entender sua visão e os riscos. 

As novas tecnologias em saúde e a priorização da qualidade de vida cada vez maior entre os brasileiros, o setor de saúde hoje lucra mais de R$ 600 bilhões por ano e a tendência é aumentar ainda mais.

Considere os benefícios potenciais de maior renda, criação de ativos e um estilo de vida profissional mais capacitado e avalie-os contra fatores como mitigação de riscos de negócios, gerenciamento de equipe e os desafios diários da administração de um negócio.

Como montar uma clínica médica?

Abrir uma clínica médica pode ser um passo incrível para um profissional da área da saúde. 

Ter seu próprio consultório representa independência, maior capacidade de ganhos e, sobretudo, ter maior autonomia em relação às práticas e rotinas, sobretudo quando o profissional não se adaptou facilmente aos hospitais ou às clínicas compartilhadas.

Embora tenhamos muitos ganhos a se considerar no momento de montar uma clínica médica, é essencial sempre estar atento também às obrigações e demandas atreladas à essa decisão.

Montar uma clínica médica é realizar um empreendimento e, portanto, exige um olhar que também diz respeito às boas práticas de gestão financeira, controle de finanças, liderança e, ainda, ao mundo dos investimentos.

Portanto, embora seja uma opção excelente, que tem muito a ver com uma prática profissional muito interessante de se realizar, é essencial que você tenha em mente que vai muito além do ato de consultar um paciente, receitar medicamentos e solicitar exames.

Assim, é fundamental que o médico que se pergunta como montar uma clínica médica leve em consideração o fato de que o ambiente, para além de ser um lugar em que os pacientes buscarão apoio em relação à sua saúde, também deverá ser o seu local de trabalho.

E lá, sendo responsável direto por seus lucros e gastos, também terá de ser um excelente profissional na área em que escolheu se especializar.

Saiba, agora, o que se deve levar em conta no momento de abrir uma clínica médica:

Organize a sua documentação

Qualquer tipo de empresa exige alguns documentos que devem ser buscados e criados a fim de que ela possa operar em sua plena legalidade.

No entanto, quando se trata de um ambiente que lida de forma direta com a saúde das pessoas, é essencial que se busque também por documentações e licenças específicas que permitirão que, para além da sua excelente prática médica, você possa também operar de forma completamente legalizada.

Veja, a seguir, quais são os documentos que você deve organizar para a abertura da sua clínica médica:

Emita seu CNPJ

É essencial que um médico tenha um CNPJ a fim de que possa atuar em sua própria clínica médica de forma totalmente legalizada.

A partir do cadastro de pessoa jurídica o médico pode se associar a planos de saúde, contratar funcionários de forma totalmente legalizada e, também, fazer de forma correta suas declarações de imposto de renda, seja de pessoa física ou de pessoa jurídica.

Com esse primeiro documento se pode obter benefícios no aluguel ou na compra de uma sala para seu consultório, além de conseguir também as demais documentações, que estão relacionadas com o alvará e licenças sanitárias.

Emita seu alvará de funcionamento com a prefeitura do seu município

O funcionamento de qualquer empresa exige alvará, expedido pela prefeitura do seu município.

Esse documento é essencial para que, em momentos de fiscalização, sua empresa esteja em dia com todos os pré-requisitos formulados por cada prefeitura, de forma particular. 

Busque as suas licenças sanitárias

A vigilância sanitária tem um papel fundamental para garantir a saúde dos cidadãos e o controle rigoroso de ambientes dedicados à preservação e cuidado com a vida humana.

Seja em restaurantes, salões de beleza, mercados, açougues, estúdios de tatuagem, hospitais ou clínicas médicas, é fundamental ter a licença sanitária garantindo que o ambiente segue as regras necessárias para que se preserve a saúde das pessoas.

Nunca opere em sua clínica médica sem licença da vigilância sanitária, com qualquer pendência em relação a ela ou com qualquer vencimento. Isso pode trazer complicações judiciais sérias e, ainda, comprometer a saúde da sua equipe, a sua e a de seu paciente.

Além da autorização da vigilância sanitária, toda clínica médica deve ser registrada no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde e também o certificado de licença de atuação profissional, expedido pela LIMPURB.

Tipos de prática médica a considerar iniciar

Quando você decide que iniciar um consultório ou clínica particular, você tem cinco tipos de negócios que podem ser considerados.

Consultório individual

como montar clinica medica consultorio individual

Quando você inicia um consultório médico individual, assume quase toda a responsabilidade. 

Isso fornece controle total de como sua clínica funciona, mas você pode encontrar custos mais altos de inicialização para itens como equipamentos médicos e marketing, e, certamente precisará gastar mais horas, já que irá trabalhar nos negócios e na clínica.

Além disso, você assume todos os outros riscos de iniciar um negócio.

Clínica especializada com associados

Quando você monta uma clínica médica com associados, compartilha a carga de trabalho igualmente com outros profissionais médicos, para trabalhar menos. 

Essas horas mais curtas custam o controle total que você tem com uma prática médica individual, mas você pode ter um acesso mais fácil ao capital de giro, reduzindo assim os custos de inicialização.

Clínica hospitalar

Se você iniciar uma clínica médica em uma rede hospitalar, trabalhará dentro de um cronograma e estará sujeito a certas restrições dos funcionários, mas terá o capital de giro e os recursos de marketing do hospital à sua disposição. 

Você também minimizará o risco envolvido na abertura de um novo negócio, embora não tenha tanta flexibilidade e liberdade pessoal – você pode ter que trabalhar dentro dos limites estabelecidos por uma junta médica. 

No Brasil, ainda não é comum ver hospitais com espaços dedicados à instalação de clínicas particulares, mas podemos encontrar exemplos sólidos como o Centro Médico Hospitalar Monte Sinai ou o Hospital Santa Isabel.

Centro de saúde comunitário

Você poderá começar um centro de saúde comunitário, conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS), para oferecer consultas, exames e tratamentos gratuitos ou a preços mais populares.

Centro de saúde acadêmico conveniado com universidades particulares

Assim como nas práticas de propriedade do hospital, quando você inicia uma prática médica em um centro de saúde acadêmico, você minimiza os riscos enquanto sacrifica a autonomia. 

Ao contrário de um centro de saúde comunitário, no entanto, você encontrará poucos limites no capital de giro.

Quanto preciso investir para montar uma clínica médica?

Os valores necessários para montar uma clínica médica são variáveis porque dependem do padrão – em relação à sofisticação e à simplicidade – e, ainda, dos equipamentos necessários para o atendimento de saúde dos seus pacientes.

Evidentemente, algumas especialidades necessitarão de mais ou menos instrumentos específicos de trabalho, tal como uma cadeira oftalmológica, por exemplo, para um oftalmologista, enquanto um médico de clínica geral precisaria apenas de uma boa maca de exames e seus aparelhos clínicos.

Assim, cravar um valor é muito difícil e absolutamente relativo, dependendo da sua especialidade e do público que pretende atrair.

Considerando uma clínica médica em que não serão tratadas especialidades que tenham uma alta demanda em relação aos equipamentos que serão utilizados para a consulta, devemos colocar na ponta do lápis:

  • Mobiliários para a consulta clínica;
  • Decoração do espaço;
  • Equipamentos eletrônicos;
  • Softwares médicos;
  • Mobiliário para a recepção.

Negligenciar um ou mais desses itens pode trazer uma grande complicação para o futuro da sua clínica, sobretudo porque:

  • Você não vai poder prestar um bom trabalho se não tiver equipamentos adequados para o seu trabalho;
  • Não é agradável ao paciente buscar ajuda médica em um ambiente claramente mal cuidado;
  • Você precisará de um controle rigoroso de sua agenda e, ainda, de um prontuário digital para poder tornar seu trabalho mais eficiente;
  • Se o seu paciente não se sentir confortável, certamente não irá retornar à sua clínica.

Portanto, embora não seja nem um pouco válido gastar seus recursos financeiros em itens dispensáveis, é essencial observar o que é realmente necessário para iniciar os seus trabalhos. 

Veja, a seguir, em que você realmente deve sempre investir:

No que devo investir para montar uma clínica médica?

Para além da sua decoração, dos móveis da recepção, daquele sofá gostoso de se sentar e de se acomodar, no momento que seu paciente entrar de fato em seu consultório, nada deve lhe faltar em relação aos equipamentos essenciais para a sua prática.

Ter, primeiramente, uma maca ou uma mesa é essencial para que seu paciente se sinta não só amparado, mas, ainda, acomodado no momento de fazer algum procedimento, exame ou coleta de exame.

Essa maca pode ter diversas configurações e você pode, até mesmo, investir em uma que conte com armários embutidos a fim de organizar ainda mais o seu consultório.

Juntamente dela, ter um carrinho de apoio com os insumos de que você precisa para realizar um exame ou mesmo um procedimento é igualmente essencial, pois facilita sua movimentação de forma cuidadosa e, ainda, permite mais agilidade no momento do atendimento.

Além desses itens, nunca subestime a sua própria saúde e invista em um mocho, uma cadeira com rodinhas. Assim, você pode se movimentar de forma livre, rápida e sem forçar sua coluna, comprometendo a sua própria qualidade de vida.

Quais serviços oferecer na clínica médica?

Para além das suas consultas, também é possível oferecer alguns serviços em sua clínica médica, a partir dos investimentos que você deseja realizar em seu novo ambiente de trabalho.

No entanto, é sempre fundamental ponderar e buscar por áreas afins à sua especialidade médica.

Se você atende gestantes ou é ginecologista, poderá investir em equipamentos de ultrassom, por exemplo, ou de ecografia.

Caso sua especialização seja a área de dermatologia, pode combinar seus serviços com uma esteticista.

Se, no entanto, você for um cardiologista, poderá investir em um equipamento de eletrocardiograma, encurtando o percurso do seu paciente e podendo responder de forma mais rápida e ativa às suas próprias demandas.

Saiba mais sobre o eletrocardiograma: O que é e para que serve esse exame?

Os serviços, de forma geral, devem estar intimamente relacionados à sua área de atuação e complementar o seu próprio serviço, levando mais comodidade e facilidades para seus pacientes.

É importante frisar, no entanto, que quanto maior for a gama de exames que você puder fornecer ao paciente em seu próprio consultório, mais seguro e confortável ele estará para continuar com o acompanhamento de saúde, sobretudo agora em que o tempo é dividido em muitas demandas pessoais e profissionais.

como montar clinica medica em que investir

Como administrar uma clínica médica?

Embora a sua clínica médica deva ser sempre um ambiente em que as pessoas vão buscar por sua saúde, qualidade de vida e bem estar, ela deve ser sempre encarada como o seu emprego, o seu investimento e o seu local de trabalho, sobretudo por você mesmo.

A administração de uma empresa envolve uma série de ações que não devem, jamais, serem perdidas de vista:

1 – A clínica é o seu trabalho e, ainda que você seja uma pessoa absolutamente generosa e disposta a ajudar pessoas ao seu redor, pelo menos os seus custos por consulta devem ser cobertos a cada atendimento que você fizer;

2 – É fundamental que você saiba exatamente qual é o dinheiro da empresa e qual é o seu dinheiro. Se possível for, institua um salário para você e o restante reaplique no seu consultório, pois, assim, sua empresa estará em constante expansão;

3 – Lidere a sua equipe de trabalho e invista em treinamento, pois, antes do seu paciente entrar em contato com você, através da sua consulta, terá tido contato com todos os seus colaboradores, das secretárias às enfermeiras;

4 – Não deixe a sua empresa sem insumos de que precisa para funcionar, tais como papéis, tinta para impressora, copo de água para o paciente. Sempre que for a um consultório médico, que não o seu, veja ao redor como as coisas funcionam por lá e leve para você aquilo que é de melhor;

5 – Organize as finanças da sua empresa, preferencialmente junto a um contador de sua confiança que já tenha alguma experiência com clínica médica, pois, assim, você garante o pleno funcionamento legal da sua clínica.

como montar clinica medica como administrar

Passo a passo para montar uma clínica médica

Existem diversas coisas para se considerar na hora de se planejar para montar uma clínica médica ou um consultório particular.

Localização da clínica

É aqui que o seu sonho começa a ganhar vida. Há vários fatores que você precisa considerar ao escolher sua localização. Um dos mais importantes é o seu paciente-alvo. Sua clínica tem mais chances de prosperar se estiver localizada perto de seus clientes.

Você também precisa considerar a estética do seu escritório. Proporcionar uma atmosfera convidativa é muito importante e aumentará a retenção de pacientes. Além disso, lembre-se de que também é aqui que você passará  muito tempo do seu dia.

Também considere itens como amplo estacionamento e espaço para escritório. A propriedade que você escolher precisa facilitar um fluxo de trabalho suave.

Ao começar, provavelmente é alugar um espaço é uma ideia melhor.  Se você gostar da propriedade, pode optar por comprá-la no futuro.

Categoria de atendimento

Você deverá consultar a Legislação da ANS de categorização dos estabelecimentos de saúde e requisitos básicos para convênio com planos de saúde.

Você poderá checar todas as exigências no site oficial da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Exigências legais

Todas as clínicas precisam estar devidamente registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, na prefeitura ou no estado, na junta comercial e estar devidamente autorizado pelo Conselho Regional de Medicina ou conselhos de especialidade.

Você deverá verificar os seguintes pontos:

  • Registro no CNPJ e junta comercial;
  • Registro no Estado ou no município;
  • Alvará sanitário;
  • Certificado de conformidade com os bombeiros.

Estrutura física

como montar clinica medica estrutura fisica

Você deverá pensar no projeto arquitetônico da sua clínica como um cartão de visitas e como uma forma de cativar clientes.

A estrutura física deverá ser confortável e acessível, com cores leves, conforto acústico, mobiliário médico de qualidade e decoração leve.

Você também precisará se preocupar em manter um isolamento acústico entre as salas de consultas e procedimentos e a recepção, para manter a privacidade de seus pacientes.

Para finalizar, você poderá investir em rede de Wi-Fi ou TV a cabo na recepção, para deixar os pacientes mais confortáveis com a espera.  

Recursos humanos

Você precisará começar a decidir sobre os profissionais que farão parte da sua clínica. Esse processo deverá ser iniciado mais cedo, para que todos estejam prontos para atender quando suas portas se abrirem. 

Durante o processo de contratação, seja claro sobre suas expectativas e sobre quando deseja abrir. O ideal é oferecer treinamentos de aperfeiçoamento e alinhamento de equipe, gerando feedbacks e melhorando ainda mais o seu negócio.

Você precisará de profissionais de administração, marketing, equipes de limpeza e equipe de atendimento e recepção.

Escreva descrições detalhadas dos trabalhos e publique anúncios online. Você também precisará definir os tipos de benefícios que você oferecerá em cada posição.

É muito importante que você escolha membros da equipe que entendam seus valores e estejam de acordo com o objetivo geral de sua clínica. Além disso, grandes habilidades de comunicação e uma disposição agradável são muito importantes na indústria médica.

como montar clinica medica recursos humanos

Equipamentos médicos e administrativos

Depois de ter a sua estrutura e a sua equipe, é chegada a hora de você escolher todo o equipamento necessário para operar uma clínica particular.

O equipamento médico necessário depende do tipo de prática que você está abrindo. Você é o especialista quando se trata deste equipamento. Certifique-se apenas de escolher um bom fornecedor.

Você também precisará obter computadores e um sistema de comunicação para o escritório. Isso tratará da comunicação externa e interna.

Sua sala de espera precisará de móveis e equipamentos também. Tente fornecer um ambiente confortável e acolhedor para seus pacientes, além dos computadores, impressora e xerox, ponto biométrico e etc.

Por fim, você precisará obter todos os materiais de escritório, como papelaria personalizada e insumos básicos, como canetas e etc.

Se o seu orçamento para os equipamentos médicos for limitado, você pode optar por alugar alguns equipamentos durante os primeiros meses, até a sua clinica obter capital suficiente para novas aquisições.

Investimentos e custos

Se você não tiver uma boa economia para iniciar o seu negócio, precisará obter algum tipo de financiamento para o seu negócio.

A obtenção do financiamento adequado é crucial para iniciar sua clínica. Muitas instituições financeiras possuem uma divisão médica que trabalha para fornecer empréstimos a profissionais de saúde. 

Eles entendem os desafios enfrentados pelos médicos e podem ajudá-lo a obter financiamento.

Você precisará enviar seu plano de negócios junto com uma solicitação de empréstimo. É importante que você seja conservador com suas despesas no seu plano de negócios, especialmente com relação ao seu equipamento médico.

Envie isso para vários bancos. Isso permitirá que você veja várias ofertas diferentes e seus termos.

Você precisará aguardar os bancos revisarem seu plano de negócios e decidirem uma oferta

Depois de escolhida, você poderá adequar o orçamento ao seu plano de negócios para adquirir equipamentos e insumos, além de contratar seu pessoal e pagar as reformas.

Divulgação e marketing

como montar clinica medica divulgacao marketing

Com a clínica médica pronta, é a hora de começar a divulgar os seus serviços e especialidades.

Para que você atinja seu público-alvo, pergunte-se:

  • Qual o perfil de pessoas que você deseja atingir?
  • Quais são os serviços diferenciais da sua clínica?
  • As especialidades que você pretende atrair já foram definidas?

A partir dessas respostas você poderá definir um público-alvo e atrair pessoas que estão interessadas pelos trabalhos que você oferecerá e, assim, você poderá começar a agendar suas primeiras consultas!

Para que você tenha uma estratégia de marketing, é ideal elaborá-la junto a um profissional ou uma agência.

Inicialmente, vocês terão de desenvolver, juntos:

  • Um perfil de cores e uma identidade visual para a sua clínica;
  • O website da sua clínica para facilitar o agendamento de suas consultas e procedimentos;
  • As páginas da sua clínica nas redes e mídias sociais;
  • Fluxos para alimentar listas de e-mail marketing.

Administração do estabelecimento

Montar uma clínica médica exige um bom trabalho administrativo.

Para todo e qualquer empreendimento é necessário criar um planejamento financeiro, que deve ser seguido a risca para o sucesso da sua clínica.

É importante que o administrador ou gestor da clínica acompanhe intimamente todos os processos financeiros e de gestão pessoal.

Com essa aproximação e utilizando os mecanismos necessários para uma boa gestão, o trabalho se torna muito mais simples.

Para isso, você pode optar pela contratação de um software de gestão médica.

Equipamentos para clínica médica

Os seus equipamentos de trabalho são, exatamente, aqueles que você manuseia no momento de cuidar da saúde do seu paciente e, justamente por conta disso, devem sempre ser os melhores possíveis.

Em uma clínica é fundamental que você conte com a segurança de sempre ter tudo funcionando de forma perfeitamente adequada, sobretudo porque isso impacta na avaliação do seu paciente e do familiar que o acompanha, inspirando mais confiança sobre o seu trabalho.

Os equipamentos para a sua clínica médica devem estar focados sempre na sua especialidade, embora existam alguns equipamentos que são essenciais a todas as áreas.

Veja agora alguns deles:

  • A sua maca deve ser muito confortável, estável e segura para o seu paciente e ela é indispensável para a realização dos mais diversos exames e avaliações de saúde. Você pode otimizar o espaço delas com armários, melhorando a organização do seu consultório;
  • Tenha sempre seus materiais para a avaliação de saúde do seu paciente devidamente guardados em um armário vitrine, tornando mais fácil a sua organização;
  • Deixe sempre à sua mão os equipamentos que você vai usar em sua consulta, em uma mesa de mayo, que é de fácil higienização e pode, ainda, ser facilmente deslocada.

Os equipamentos são suas ferramentas de trabalho e você realmente não deve pensar em economia se, ao economizar, tiver de comprar produtos que são menos duradouros ou não oferecem ao seu paciente a segurança de que ele precisa em sua consulta.

Para todos os equipamentos que você precisar, a Mobiloc conta com as melhores marcas e modelos para que você faça sempre as melhores escolhas.

E se você já tiver definido quais são os produtos para montar sua clínica médica, basta entrar em contato conosco e enviar o seu orçamento!

Erros mais comuns na hora de abrir uma clínica de saúde

Os erros, certamente, são comuns quando iniciamos um novo negócio. Mas a gente te ajuda a identificar quais são esses erros, para que você não os cometa e acabar vendo seus esforços serem desperdiçados.

Conheça os erros mais comuns ao montar uma clínica médica:

Ignorar o público-alvo

  • Busque por apoio especializado de agências de comunicação já especializadas em marketing voltado para a medicina para conhecer exatamente quem é seu público;
  • Trace um perfil estratégico no marketing e comunicação da sua clínica médica a fim de atrair o seu paciente em potencial.

Escolher a localização errada

  • É essencial que você busque estudar o entorno à sua clínica, buscando conhecer os estabelecimentos que mais têm a ver com o seu público alvo;
  • Fique de olho nas estatísticas sobre renda média na região, bem como a existência de um perfil de atendimento médico associado a ela.

Não ter toda a documentação necessária e outras exigências legais

como montar clinica medica nao ter documentacao e nao atender exigencias legais

  • Tenha consigo um excelente contador já especializado na abertura de clínicas médicas para ter a sua documentação fiscal sempre em dia e, ainda, arquitetos para planejar o ambiente de acordo com normas da vigilância sanitária;
  • É fundamental que você esteja com a sua clínica funcionando legalmente para poder evitar dores de cabeça futuras que possam, inclusive, gerar multas e processos judiciais.

Não investir na gestão de pessoas

  • Em todos os aspectos a sua clínica deve funcionar exatamente como uma empresa, inclusive no que está relacionado ao treinamento e gestão de suas equipes de trabalho;
  • Ofereça sempre bons materiais de trabalho – cadeiras, headsets, computadores e periféricos – aos seus colaboradores a fim de organizar a rotina e ainda garantir o bem estar de sua equipe.

Realizar a gestão da clínica sem sistemas médicos

  • A gestão de um consultório ou de uma clínica médica pode ser realizada com mais eficiência através de um sistema de gestão de consultas, prontuários e caixa;
  • Ofereça treinamento adequado aos seus colaboradores a fim de explorar todas as potencialidades do software!

Não calcular os custos de abertura e funcionamento

  • Seja realista em relação aos custos de abertura e de faturamento e não subestime as custas iniciais. Os primeiros meses de operação, certamente, serão destinados à cobertura do seu próprio investimento;
  • Não confunda o dinheiro da clínica com o seu próprio dinheiro, pois isso pode acarretar no comprometimento do funcionamento da sua empresa.

Não considerar a possibilidade de fazer uma sociedade

  • Fazer uma sociedade te permite dividir um espaço, as contas de custeio dele e, ainda, atender de forma ainda mais ampla o seu paciente, oferecendo múltiplas especialidades em um único espaço;
  • A sociedade também pode fazer com que a sua clínica médica tenha um maior número de pacientes em potencial, melhorando o trabalho de todos, em comum!

Conclusão

como montar clinica medica conclusao

Muitas dúvidas podem surgir sobre como montar uma clínica médica, mas, certamente, esse é um investimento que vale a pena ser feito para a sua carreira.

Ao criar a sua clínica, considere cuidadosamente o local, o investimento inicial que você deseja fazer e a possibilidade ou não de ingressar com um sócio nessa jornada.

Seguindo as dicas deste guia, você poderá investir em uma clínica médica completa, com visão clara de futuro e crescimento e evitando muitos riscos.

E você pode contar com a Mobiloc para ser sua parceira nesta jornada! Possuímos uma equipe de consultores que podem te ajudar a fazer os primeiros orçamentos dos seus equipamentos! Entre em contato conosco agora mesmo!

Confira nossos outros artigos para empreender na área da saúde:

1 comentário em “Como montar uma clínica médica? Dicas e passo a passo ”

  1. Osvaldo Soares

    Como contratar uma consultoria para a abertura de uma clínica médica, não estou querendo comprar uma franquia por muito dinheiro e seguir pagando royalties. Não sou médico, tenho um imóvel que parece ser apropriado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − 2 =

Rolar para cima