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Como montar uma clínica de estética? [Guia Completo]

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O mercado estético tem se ampliado cada vez mais com pesquisas de ponta e novas tecnologias. Mas como montar uma clínica de estética que atenda à demanda exigente por beleza?

A indústria cosmética se baseia em ajustar as características pessoais para atingir padrões de beleza, que mudam através dos tempos e se tornam objetivo de pessoas que desejam segui-los.

Verdadeiras batalhas podem ser travadas contra a natureza para se conseguir atingir padrões estéticos cada vez mais harmoniosos – uma imagem de perfeição.

Ao longo da história do mundo podemos presenciar diversos feitos da humanidade para salientar belezas e, com o avanço da ciência e tecnologia, a busca por mudanças estéticas radicais passaram a ser, cada vez mais, uma questão profissional.

A partir daí, além dos mais diversos laboratórios estéticos, com pesquisas voltadas para o aprimoramento da beleza, surgiram também os profissionais especializados, para entender a diferença biológica de cada pessoa e executar tratamentos mais efetivos.

Desde uma simples retirada de mancha, até atraso no envelhecimento das células do corpo – você pode configurar a sua clínica de estética para qualquer procedimento, obtendo lucros e ampliando os seus negócios.

Acompanhe a nossa postagem para entender como abrir a sua clínica de estética de forma rápida e sem perda de investimentos!

1. Análise de mercado

A abertura de uma clínica de estética ou de um spa médico é semelhante a iniciar seu próprio negócio

Você precisa ter um plano sólido que ajude a determinar seu sucesso. Nesse plano, as finanças precisam estar em vigor, um plano de negócios operacional e deve haver um sólido conhecimento e base do setor. 

Antes de mergulhar e iniciar por conta própria, existem alguns fatores importantes que você precisa conhecer para as fases iniciais da operação.

Contratar uma consultoria pode parecer uma despesa desnecessária e cara, mas valerá a pena a longo prazo. O consultor certo pode trazer à sua operação experiência, conhecimento e aconselhamento que você pode não ter por conta própria. 

Você pode buscar por um consultor independente ou contratar uma consultoria parceira do Sebrae da sua cidade.

Como mencionado anteriormente, montar uma clínica de estética é como abrir uma pequena empresa, e você precisa ter as ferramentas adequadas para garantir seu sucesso.

Um consultor pode ajudá-lo a alinhar esses fatores. Eles podem ajudá-lo a identificar seus objetivos e desenvolver um plano de negócios sólido para garantir seu sucesso, que poderá incluir:

  • Finanças, incluindo custos iniciais e orçamento;
  • Questões regulatórias para fornecer procedimentos estéticos;
  • Seguro médico e de negligência médica;
  • Pesquisa, incluindo a escolha de um local;
  • Logística das operações do dia a dia, como contratação de pessoal, treinamento e desenvolvimento de políticas e procedimentos;
  • Estratégias de marketing;
  • Plano de negócios e lista de verificação diária / semanal / mensal até o dia da abertura;
  • Estratégias de crescimento;
  • Práticas recomendadas de recursos humanos.

Depois de contratar e se encontrar com um consultor, você deve ter uma ideia sólida sobre o que gostaria de ver em sua prática e ter confiança no futuro.

Você também poderá estudar sobre empreendedorismo com cursos online e gratuitos oferecidos pelo Sebrae, e se tornar um pequeno empresário de muito sucesso na sua cidade!

2. Localização

Um consultor pode ajudá-lo com isso, fornecendo pesquisas de mercado da região onde deseja atuar. 

É essencial entender a importância e o valor da seleção de um local adequado para você e seus clientes. Tente fazer sua pesquisa investigando a área que você deseja localizar e faça perguntas como:

  • O local possui alta visibilidade de carros e tráfego de pedestres? Ele está localizado em um local de tráfego intenso ou próximo a ele, onde as pessoas perceberão sua prática? Você não quer estar localizado em uma rua lateral onde ninguém nunca o verá.
  • A localização é próxima ao transporte público? A acessibilidade é essencial para que seus clientes em potencial possam chegar até você.
  • O exterior do edifício que você escolheu está limpo e bem iluminado? Está bem conservado e tem um impacto visível?
  • Você está em uma área segura da cidade, onde as pessoas costumam visitar? Se a área estiver limpa e parecer apresentável, esses fatores poderão influenciar a opinião de seus pacientes em potencial sobre sua prática.
  • Existem outras práticas médicas próximas ao seu novo local? Isso pode parecer competitivo no começo, mas pode ser realmente útil, pois trará clientes à sua porta.
  • Existe estacionamento público disponível para seus pacientes? Se não houver estacionamento ou se a rua onde está localizada sua clínica não tiver vagas, isso dificultará o acesso aos seus clientes.

3. Equipamentos para a clínica de estética

Garantir o melhor e mais avançado do setor para equipamentos,  produtos, tratamento de pele e remoção de tatuagens é essencial para o seu sucesso e exigirá alguma pesquisa para identificar dispositivos que vêm com tecnologia avançada, garantia e contratos de serviço pós-venda. 

Você precisa manter seu orçamento em mente ao escolher o equipamento e tratamentos médicos certos para sua clínica.

Você poderá escolhendo equipamentos mais essenciais, como maca, armários e mesas auxiliares, para só então decidir em quais equipamentos estéticos quer investir.

A decisão também dependerá dos tratamentos que você oferecerá em suas instalações e dos objetivos estéticos dos pacientes – não faz sentido comprar equipamentos para tratamentos que não vai realizar. 

O equipamento se tornará o sistema de suporte da sua empresa e a aquisição de dispositivos de última geração o ajudará a se destacar da concorrência.

4. Estrutura

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Uma clínica de estética e pele que lida com tratamentos cosméticos precisa ter amplo espaço de tratamento e salas privadas designadas para diferentes tratamentos ou áreas de tratamento individual, longe do público. 

O layout deve criar a máxima eficiência operacional e utilizar melhor o espaço disponível para uma interação suave entre os clientes e os profissionais de estética.

Cada sala de tratamento deve ter espaço para equipamentos, camas de pacientes, mesa e cadeiras, armários de armazenamento, área de lavagem, etc. 

Além das salas de procedimentos, deve haver uma sala de armazenamento adicional para suprimentos, instrumentos médicos, medicamentos, uniformes, luvas, máscaras, etc.

A sala de espera do cliente deve poder acomodar os compromissos agendados e as visitas. Além disso, a recepção deve ser facilmente acessível e visível a partir da entrada.

As áreas de recepção ou de espera são tão importantes para causar uma boa impressão quanto o exterior da prática. 

Às vezes, os consultórios médicos podem ser um local que evoca estresse e ansiedade para os pacientes. Portanto, é importante fornecer uma área de espera calma e serena, para que seus pacientes se sintam assim enquanto esperam.

As formas de conseguir isso incluem uma relaxante paleta de pintura e design de cores suaves, como verdes, azuis e tons de branco. 

Evite cores agressivas, como laranjas e vermelhos, que muitas vezes podem agravar os níveis de ansiedade. Vá além e forneça uma trilha sonora musical de spa relaxante ou sons da natureza para aliviar a tensão de seus pacientes. 

Forneça áreas de assentos amplas e confortáveis ​​e garanta que a área esteja limpa, com cheiro agradável e não pareça desorganizada.

Além disso, considere a vegetação na forma de plantas ou ervas (reais ou artificiais) ao redor do escritório, ou mesmo flores frescas na mesa da recepção. Todas essas qualidades de design podem realmente melhorar a impressão geral da sua prática.

Na realidade, seus pacientes podem passar muito tempo nessa área de espera. Se não for projetado corretamente (desordenado, alto demais, colorido demais), pode aumentar o desconforto e reduzir a sensação de segurança do paciente, o que, por sua vez, pode afetar sua impressão do nível de atendimento que está prestes a receber.

5. Funcionários e pessoal

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Até o momento, em sua jornada para montar sua clínica de estética, você estabeleceu sua localização, seu marketing, seu mercado-alvo e seus elementos de design – fatores importantes que contribuirão para o sucesso e a longevidade do seu consultório

Uma das partes mais importantes para estabelecer uma prática bem-sucedida: contratar e formar uma base sólida de funcionários.

Para executar uma prática bem-sucedida, você precisa ter uma equipe afiada e experiente a bordo. Antes de contratar alguém, faça uma lista de alguns dos principais atributos que você está procurando. Por exemplo:

  • Determine os requisitos essenciais da equipe que irá atuar na sua clínica. Isso inclui descobrir as regulamentações para quem pode fazer o que. Por exemplo, se você precisará de um instrumentador para pequenas intervenções estéticas ou se precisará de um enfermeiro para curativos.
  • Familiarize-se com os requisitos dos padrões locais de emprego e com as taxas salariais típicas. 
  • Determine quais qualidades você procura em um funcionário, idealmente excelentes habilidades clínicas, combinadas com fortes habilidades de atendimento ao cliente, bem como habilidades pessoais como simpatia, adaptabilidade e vontade de aprender.
  • Determine que tipo de treinamento ou conjunto de habilidades o seu novo contratado deve ter e se você deseja treinar essa pessoa internamente, ou pagar por qualquer treinamento adicional que ela possa precisar (sempre entre em contato com seus fornecedores para fornecer esse treinamento).
  • Procure referências positivas em suas possíveis contratações. Essa pessoa representará sua prática e, com frequência, será a primeira e a última pessoa com a qual seus clientes lidam, portanto, você deseja que eles sejam uma representação positiva de sua prática em medicina estética.

Além disso, se essa pessoa estiver lidando com resultados de testes sensíveis ao tempo e procedimentos íntimos, precisará ser confiável e respeitosa com esses problemas. 

As referências sempre devem ser obtidas de pessoas que supervisionaram seu contrato em potencial em uma posição semelhante. As referências pessoais de seus amigos ou familiares não fornecerão todas as informações necessárias para que você tome uma decisão informada.

Depois de determinar os principais atributos que você procura em uma contratação em potencial, é hora de entrar em contato com essas pessoas.

6. Divulgação e marketing para clínica de estética

Como as práticas médicas operadas de forma independente estão vendo um rápido crescimento nas áreas urbanas e são vistas como uma mercadoria, é importante se destacar dos seus concorrentes

A melhor maneira de fazer isso é garantir que você tenha um plano de marketing abrangente e estratégico. Isso inclui canais de mídia on-line, televisão, impressão e atendimento excepcional ao cliente.

Em primeiro lugar, seria benéfico considerar a contratação de uma empresa de marketing para ajudá-lo a atingir seus objetivos de divulgação da clínica de estética. 

Uma empresa de marketing o ajudará a atingir seus objetivos estratégicos para o seu negócio e a configurar os vários canais de marketing que ajudarão a anunciar o seu negócio.

Depois de fazer isso, você deve examinar sua abordagem para seus canais de marketing:

  • Marketing na Internet: verifique se você possui um site abrangente e fácil de usar. Ele precisa ser fácil de operar e navegar, e você deve considerar o uso de um método de otimização para mecanismo de busca para que os pacientes o encontrem quando pesquisarem on-line. 

Garanta que o site seja informativo, claro e conciso. Liste todas as opções e tratamentos disponíveis através da sua prática. Além disso, considere torná-lo interativo, com opções como agendamento on-line e rastreamento de registros para os pacientes.

  • Considere a possibilidade de criar uma página no Facebook, uma conta no Instagram ou veículos como o Linkedin para a sua empresa para se conectar com os poderes das pessoas que usam os canais de mídia social. 

A publicação em mídias sociais é muito importante em uma prática, mas consome muito tempo, portanto, você desejará investir em um serviço de mídia social para publicar em suas plataformas. 

A terceirização do seu Social Media Marketing ajudará no seu envolvimento, no aumento da presença da sua imagem na web e, consequentemente, resultará em um ótimo ROI.

  • Crie um blog e / ou boletim informativo para os clientes em potencial se inscreverem, para que possam acompanhar os eventos atuais em sua prática.
  • Não tenha vergonha de perguntar a seus clientes se eles gostariam de compartilhar sua experiência na sua clínica de estética com um depoimento que você pode postar em seu site. 

Os clientes em potencial contam com depoimentos de clientes na decisão de marcar uma consulta com a sua clínica. Os clientes também podem ser incentivados a deixar um depoimento no Google e Facebook.

  • Você também pode utilizar o meio impresso para ajudar na divulgação da sua clínica de estética. Deixe alguns folhetos em lojas de cosméticos ou shoppings.

Atendimento ao cliente: como o boca a boca ainda é uma boa estratégia de marketing

Não importa o quão bom é o seu comercial de TV, a profundidade do seu site ou quantos folhetos você imprime: se você não tiver um bom relacionamento com o cliente, não verá o sucesso que espera.

Por outro lado, se um cliente tiver uma experiência excepcional, a revisão pessoal do seu negócio para seus amigos e familiares será o melhor marketing que você poderia esperar. Isto é especialmente verdade no ramo da estética médica. 

Você tem a confiança de realizar procedimentos pessoais e muitas vezes íntimos com as pessoas, suas habilidades e ética estarão sendo examinadas por seus pacientes.

  • Vá além dos seus clientes: aprenda os nomes, as famílias e os interesses deles. Mostre a eles que você está ouvindo e que você se importa, como enviar um cartão para eles no aniversário.
  • Saiba quais serviços eles estão procurando e mostre um alto grau de empatia e sensibilidade às suas preocupações.
  • Atenda suas preocupações em tempo hábil. Seja gentil e respeitável com seus clientes.

7. Documentação e exigências legais

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Você também precisará de uma série de documentos de registro e autorização para o funcionamento da sua clínica de estética.

Para montar uma clínica de estética, você precisará definir qual tipo de empresa e sociedade que deseja participar.

É sempre bom lembrar que clínicas de estética se encaixam nos requisitos para o Microempreendimento Individual (MEI), desde que o faturamento anual não ultrapasse 80 mil reais.

Além disso, os negócios registrados como MEI podem contratar somente um funcionário em regime CLT. 

Por esse motivo, se você almeja por algo maior do que apenas você e a sua recepcionista, o recomendado é que a sua empresa seja registrada em regime de Simples Nacional ou sociedades.

O seu consultor poderá te orientar melhor para a abertura do CNPJ da sua empresa. No entanto, podemos te adiantar que vai precisar de:

Abrir um CNPJ com:

  • Cópia do RG e CPF do dono ou de todos os sócios;
  • Comprovante de residência;
  • Função e porcentagem de divisão de lucros para cada sócio.

Se inscrever na junta comercial do seu município com:

  • Número do CNPJ;
  • RG e CPF do dono ou de cada sócio;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia da ficha do Cadastro Nacional modelos 1 e 2;
  • IPTU do imóvel sede;
  • Requerimento padrão.

Dar entrada na Inscrição Estadual ou Municipal com:

  • CNAE da atividade fim;
  • Número do CNPJ;
  • Cópia do IPTU do imóvel sede;
  • Comprovante de inscrição do CNPJ no MEI, Simples Nacional ou Sociedade.

Dar entrada no alvará da Vigilância Sanitária do seu município. Lembrando que para esse tipo de alvará, cada município adota um procedimento, podendo ser concedido ou não junto ao alvará de funcionamento.

8. Investimentos para abrir uma clínica de estética

O investimento dependerá dos tratamentos que busca oferecer e até mesmo do tamanho do seu negócio. 

Podemos dizer aqui, que é possível montar uma clínica inteira de estética investindo apenas R$ 10 mil em equipamentos iniciais. O investimento inicial total, contando com reformas, documentação, mobiliário e suprimentos podem se iniciar na casa dos R$ 50 mil.

No entanto, esse valor é apenas para tratamentos mais básicos, que precisam de equipamentos menores, como uma maca, vaporizador de ozônio, manta térmica, equipamento de ultrassom e uma maleta de corrente facial ou corporal.

Já o investimento em equipamentos maiores, de tratamentos mais complexos, como criolipólise, podem custar cerca de R$ 50 mil reais, nos modelos mais básicos.

Dicas para montar e gerir sua clínica de estética

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Se você é do tipo que prefere se planejar e trabalhar sem ajuda de consultores diretos, saiba que você não está sozinho nessa.

Milhares de profissionais optam por começar seus pequenos negócios com as próprias mãos, e algumas dicas podem ser essenciais na hora de se planejar e executar o seu negócio.

Faça um planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro pode ser a chave para o sucesso da sua clínica.

É muito importante que você comece o seu negócio sem dívidas, oferecendo apenas o que couber no seu orçamento inicial.

Mas aí você pensa – “ah, eu quero oferecer o melhor para o meu cliente” – e saiba que nós também queremos isso. Mas o melhor para o seu cliente pode ser inserido gradativamente, até atingir todos os procedimentos possíveis.

Você deverá orçar todos os equipamentos, reformas, suprimentos e documentação – a conta disso tudo terá que se encaixar no dinheiro que você tem guardado para investir.

É importante, também, deixar sobrar alguma coisa, como um capital de giro – afinal, você precisará de insumos, pagar auxílio transporte ou alimentação para seus empregados e investir em marketing. E tudo isso, logo na primeira semana de funcionamento.

Coloque tudo em uma planilha, separe o valor para cada tipo de investimento e, quando possível, peça descontos!

Conte com bons fornecedores e parceiros

Não basta querer oferecer o melhor para os seus clientes. Você também precisará buscar o melhor para a sua clínica.

Uma dica muito importante é consultar os melhores fornecedores de equipamentos para área da saúde, para abastecer a sua clínica com equipamentos e insumos. 

Consulte preço, qualidade dos produtos, condições de entrega e até mesmo as condições de armazenagem pré-entrega, já que tudo poderá influenciar no funcionamento da sua clínica.

Feche parcerias fixas e entre para o clube de descontos, se disponível. Alguns fornecedores oferecem ofertas maravilhosas para clientes fiéis e você poderá lucrar ainda mais!

Conte com a Mobiloc para montar sua clínica de estética! Oferecemos os melhores preços, condições e prazos de entrega!

Invista em bons funcionários e em tecnologia

Contratar uma boa equipe de funcionários poderá te ajudar até com os clientes mais exigentes. 

Consulte quais as qualidades mais buscadas dentro do meio estético e faça uma entrevista com cada mesmo da sua futura equipe:  desde a faxineira, até um profissional auxiliar.

Além disso, você poderá oferecer treinamentos constantes para a sua equipe, para que sigam todos alinhados no sucesso do cliente.

É importante, também, ter equipamentos de qualidade dentro da sua clínica e profissionais que saibam manuseá-las, para evitar acidentes.

Portanto, a cada nova aquisição, chame toda a sua equipe e ofereça um curso básico de manuseio do equipamento, para que nenhum acidente ocorra e acabe interferindo na qualidade do tratamento.

Trabalhe o marketing a seu favor

Dizem que o mau atendimento de uma empresa repercute mais do que um bom atendimento. Basta uma pesquisa rápida no Facebook para saber que isso é a mais pura verdade.

Por isso, você deverá manter o marketing de vendas e marketing interno integrados para manter o discurso dos materiais de divulgação alinhado com o seu atendimento.

Ofereça profissionais treinados na sua equipe, ambientes confortáveis e vantagens para seus clientes fiéis. Quanto melhor for o atendimento recebido, mais propaganda gratuita o seu negócio terá – e por consequência, mais clientes.

Forneça serviços de qualidade

Um serviço de qualidade vai muito além de produtos de alta qualidade e equipamentos com tecnologia de ponta. O atendimento é considerado para o cliente desde a recepção.

Ofereça um bom atendimento, com salas de esperas confortáveis, para deixar seus clientes tranquilos para os procedimentos. Busque o total relaxamento dos clientes, já na sala de espera.

Durante os tratamentos, é importante oferecer soluções que realmente funcionam para cada caso de seus pacientes. Portanto, ter uma gama maior de produtos pode ser essencial.

Além disso, os equipamentos devem ser de qualidade e manuseados corretamente, para que o tratamento não seja interferido antes do tempo.

Mantenha o ambiente tranquilo e evite atender mais de um paciente por vez.

É importante, também, que você mantenha um prontuário de cada paciente, para saber o histórico do tratamento e evolução. Assim, ficará mais fácil de saber o que pode funcionar para cada um deles.

Qual a diferença entre clínicas de estética e centros de estética?

como montar clinica estetica qual diferenca centro estetica

A diferença entre uma clínica de estética e um centro de estética está, principalmente, nos profissionais e nos tratamentos oferecidos, além de tamanho, estrutura e etc.

Uma clínica de estética, geralmente, é especializada em tratamentos mais específicos e complexos e necessita de um responsável técnico para funcionar.

Em uma clínica você poderá encontrar serviços como retirada de tatuagens, aplicação de botox, harmonização facial, entre outras intervenções.

Já um centro de estética é algo mais comum, com diversos profissionais das mais diferentes especialidades envolvidos. Porém, não é possível realizar procedimentos médicos nesses locais.

Em um centro estético você poderá encontrar especialidades diferentes, como um podólogo, uma manicure, um cabeleireiro e um massagista, no mesmo lugar.

Qual o perfil do empreendedor da área da saúde?

O perfil dos novos empreendedores na área da saúde tem acompanhado as tendências em inovação e tecnologia.

Diferentemente do que se pensa, a maioria dos novos empreendedores são jovens, que começam seus planejamentos logo na faculdade. E como já era de se esperar, eles buscam por inovação!

Os empreendedores da área da saúde estão sempre em busca de conhecimentos técnicos, novas pesquisas e tratamentos inovadores – o que pode ser muito bom para os negócios no mundo da estética!

No entanto, é preciso cuidado, já que a grande maioria deixa desejar quando o assunto é planejamento e gestão de negócios. Por isso, é sempre bom contar com profissionais especializados para dar aquela ajudinha.

Para se ter sucesso, é preciso saber ouvir, se planejar com antecedência, ser calmo, resolutivo e querer buscar a independência do seu negócio – sem deixar os profissionais especialistas em gestão, é claro.

Qual o valor de lucro de uma clínica de estética?

Os lucros de uma clínica de estética podem variar bastante, de acordo com os tipos de tratamentos oferecidos, público alvo e qualidade do serviço.

Quem abre uma clínica espera ter muitos clientes logo no primeiro mês, mas pode ser que não funcione bem assim.

Em um cenário bom, você pode começar com um faturamento mensal de R$ 40 mil – isso se contarmos com pelo menos dois cliente todos os dias.

No entanto, com a qualidade no atendimento, efetividade de tratamento e um marketing eficaz, você poderá subir o seu faturamento médio para um valor em torno dos R$ 100 mil reais mensais.

Você poderá começar com serviços mais básicos de alta demanda e, com o tempo, aprimorar os equipamentos e oferecer mais procedimentos.

O importante é sempre ter os melhores profissionais e apoio e saber controlar bem os seus investimentos.

Conclusão

Para ser um empreendedor e montar a sua própria clínica de estética você precisará ter os melhores profissionais do seu lado.

A qualidade de cada especialista, poderá determinar o sucesso real da sua clínica, incluindo em orçamento e capital de giro, fornecedores, marketing, atendimento e procedimentos.

Seguir as nossas dicas é essencial para que você possa ter o seu próprio negócio de sucesso!

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