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Casa Sonoterapia Causas do ronco: quais são, tratamento e como dormir melhor

Causas do ronco: quais são, tratamento e como dormir melhor

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Quer saber o que leva uma pessoa a roncar enquanto dorme? Quais as causas do ronco e problemas além do barulho durante a noite? Confira!

Quase todo mundo ronca ocasionalmente e, geralmente, não é algo para se preocupar. 

O ronco acontece quando o ar não consegue fluir livremente pelo nariz e garganta durante o sono. Isso faz com que os tecidos da sua garganta comece a vibrar, o que produz o som familiar do ronco. 

As pessoas que roncam geralmente têm mais tecido na garganta ou nariz, ou tecido “flexível” que é mais propenso a vibrar. A posição da sua língua também pode atrapalhar a respiração suave.

As causas do ronco podem envolver flacidez nos músculos da garganta, amigdalite, adenoides muito grandes, desvio de septo, pólipos no nariz, sinusite, obstrução nasal, além de também ser causado pela obesidade.

Se você ronca regularmente à noite, pode atrapalhar a qualidade do seu sono – causando fadiga durante o dia, irritabilidade e aumento dos problemas de saúde. 

Existem muitas soluções eficazes que podem ajudar você e seu parceiro a dormir melhor à noite e superar os problemas de relacionamento causados ​​quando uma pessoa ronca.

Como as pessoas roncam por diferentes razões, é importante entender as causas por trás do seu ronco. 

Depois de entender por que ronca, você pode encontrar as soluções certas para um sono mais calmo e profundo – tanto para você quanto para o seu parceiro!

Por que as pessoas roncam?

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Se você ronca, não está sozinho: quase metade dos adultos roncam. Isso acontece quando o ar não flui corretamente pela garganta quando você respira durante o sono. 

O ronco pode atrapalhar o seu sono ou o do seu parceiro. Mesmo se não estiver incomodando muito, não é uma condição a ser ignorada. 

De fato, o ronco pode ser um sinal de uma condição grave de saúde, incluindo:

  • Apneia obstrutiva do sono (vias aéreas bloqueadas);
  • Obesidade;
  • Um problema com a estrutura da boca, nariz ou garganta;
  • Privação de sono.

Em outros casos, o ronco pode ser causado simplesmente dormindo de costas ou bebendo álcool muito perto da hora de dormir.

Não deixe de conferir nosso post completo sobre aparelho para parar de roncar!

Quais são as causas do ronco?

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As causas do ronco podem ser muitas, já que diversos fatores podem interferir no fluxo do ar pelo seu sistema respiratório.

Entre os fatores mais comuns estão:

Idade

Quando você atinge a meia-idade e mais além, sua garganta fica mais estreita e o tônus ​​muscular diminui. 

Embora você não possa fazer nada para envelhecer, mudanças no estilo de vida, novas rotinas para dormir e exercícios na garganta podem ajudar a evitar o ronco.

Estar acima do peso ou fora de forma

Tecido adiposo e tônus ​​muscular inadequado podem ser uma das causas do ronco. 

Mesmo que você não tenha excesso de peso em geral, carregar excesso de peso ao redor do pescoço ou da garganta pode causar ronco. Exercitar e perder peso, às vezes, pode ser o suficiente para acabar com o seu ronco.

O formato do seu sistema respiratório

Os homens têm passagens aéreas mais estreitas que as mulheres e têm maior probabilidade de roncar. 

Uma garganta estreita, uma fenda palatina, adenóides aumentadas e outros atributos físicos que contribuem para o ronco são frequentemente hereditários. 

Novamente, embora você não tenha controle sobre sua constituição ou sexo, você pode controlar seu ronco com as mudanças de estilo de vida, rotinas de dormir e exercícios para a garganta.

Problemas nasais e sinusais

As vias aéreas obstruídas ou o nariz entupido dificultam a inalação e criam um vácuo na garganta, levando ao ronco.

Álcool, tabagismo, drogas e medicamentos

A ingestão de álcool, tabagismo e certos medicamentos, como tranquilizantes como lorazepam e diazepam, podem aumentar o relaxamento muscular, levando a mais roncos.

Postura do sono

Dormir de costas faz com que a carne da garganta relaxe e bloqueie as vias aéreas. Alterar sua posição de dormir pode ajudar a minimizar as causas do ronco.

Vias aéreas nasais bloqueadas

Algumas pessoas roncam apenas durante a estação das alergias ou quando têm uma infecção sinusal. Problemas no nariz, como desvio de septo (quando a parede que separa uma narina da outra está descentralizada) ou pólipos nasais também podem bloquear as vias aéreas.

Pouco tônus ​​muscular na garganta e na língua

Os músculos da garganta e da língua podem ficar muito relaxados, o que lhes permite colapsar nas vias aéreas.

Palato mole longo e / ou úvula

Um palato mole longo ou uma úvula longa (o tecido pendurado na parte de trás da boca) pode estreitar a abertura do nariz à garganta. Quando você respira, isso os faz vibrar e bater um contra o outro, e suas vias aéreas ficam bloqueadas.

Distúrbios do sono

Distúrbios do sono: os músculos da garganta podem relaxar demais se você não estiver dormindo o suficiente.

Como é feito o diagnóstico das causas do ronco?

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Primeiro, você deverá identificar se ronca ou não, e qual a frequência e intensidade do ronco. Para essa parte, você poderá pedir ajuda ao seu parceiro ou familiares.

Identificado o ronco, é hora de procurar um médico. O diagnóstico poderá ser feito por um médico generalista, pneumologista ou especialista do sono.

O seu médico perguntará sobre os sintomas, se é apenas o ronco ou se você tem, por exemplo, momentos sem respirar ou interrupções do sono por causa do barulho.

O seu médico também perguntará sobre seu histórico médico e fará um exame físico para procurar coisas que possam bloquear suas vias aéreas, como desvio de septo ou amígdalas inchadas. 

Eles também podem fazer alguns testes para verificar as causas do ronco:

Imagem

O seu médico pode solicitar um teste de imagem, como raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Estes testes verificam a estrutura das vias aéreas quanto a problemas, como desvio de septo.

Estudo do sono

Dependendo da gravidade do seu ronco e de outros sintomas, seu médico pode querer realizar um estudo do sono. Às vezes, os estudos do sono podem ser feitos em casa.

No entanto, dependendo de seus outros problemas médicos e de outros sintomas do sono, você pode precisar passar a noite em um centro de sono para fazer uma análise profunda da sua respiração durante o sono em um estudo, chamado polissonografia.

Em uma polissonografia, você está conectado a muitos sensores e observado da noite para o dia. Durante o estudo do sono, as seguintes informações são registradas:

  • Ondas cerebrais;
  • Nível de oxigênio no sangue;
  • Frequência cardíaca;
  • Taxa de respiração;
  • Estágios do sono;
  • Movimentos dos olhos e pernas.

Como é o tratamento para o ronco?

Para tratar o seu ronco, o seu médico provavelmente recomendará primeiro mudanças no estilo de vida, como:

  • Perdendo peso;
  • Evitar álcool perto da hora de dormir;
  • Tratar congestão nasal;
  • Evitando a privação do sono;
  • Evitando dormir de costas.

Para o ronco acompanhado de AOS (apneia obstrutiva do sono), seu médico pode sugerir:

Aparelhos orais

Os aparelhos orais são boquilhas dentais ajustáveis ​​que ajudam a melhorar a posição da mandíbula, língua e palato mole para manter a passagem de ar aberta.

Se você optar por usar um aparelho bucal, trabalhará com o seu dentista para otimizar o ajuste e a posição do aparelho. 

Você também trabalhará com seu especialista em sono para garantir que o aparelho oral esteja funcionando conforme o esperado. Salivação excessiva, boca seca, dor na mandíbula e desconforto facial são possíveis efeitos colaterais do uso desses dispositivos.

CPAP

Pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP): essa abordagem envolve o uso de uma máscara sobre o nariz ou a boca enquanto você dorme. A máscara direciona o ar pressurizado de uma pequena bomba de cabeceira para as vias aéreas para mantê-lo aberto durante o sono.

O CPAP elimina o ronco e é mais usado no tratamento do ronco quando associado à AOS.

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Embora o CPAP seja o método mais confiável e eficaz para tratar a AOS, algumas pessoas acham desconfortável ou têm problemas para se adaptar ao ruído ou sensação da máquina. Confira as diferenças entre CPAP e BiPAP para o tratamento do ronco!

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Cirurgia das vias aéreas superiores

Existem vários procedimentos que procuram abrir as vias aéreas superiores e impedir estreitamento significativo durante o sono através de uma variedade de técnicas.

Por exemplo, em um procedimento chamado uvulopalatofaringoplastia (UPFP), você recebe anestesia geral e seu cirurgião aperta e apara o excesso de tecidos da garganta – um tipo de lifting facial para a garganta. 

Outro procedimento chamado avanço maxilomandibular (MMA) envolve mover as mandíbulas superior e inferior para frente, o que ajuda a abrir as vias aéreas. 

A ablação do tecido por radiofrequência emprega um sinal de baixa intensidade para encolher o tecido no palato mole, língua ou nariz.

Estimulação do nervo hipoglosso

Uma nova técnica cirúrgica chamada estimulação do nervo hipoglosso emprega um estímulo aplicado ao nervo que controla o movimento da língua para frente, para que a língua não bloqueie as vias aéreas quando você respira.

Fatos sobre o ronco e suas causas

Existem algumas curiosidades sobre o ronco e suas causas que você deveria saber. São elas:

O ronco é causado por uma via aérea contraída

Durante o sono, os músculos da garganta relaxam, fazendo com que as vias aéreas se estreitem. 

À medida que você inspira e expira, esse tecido relaxado pode começar a vibrar, resultando em um som áspero de ronco. 

Quanto mais restrita a via aérea, mais alto será o ronco. Como dormir de costas pode causar um colapso do tecido relaxado na parte de trás da garganta, se você roncar, pode ser preferível dormir de lado.

Envelhecimento, anatomia, alergias e álcool desempenham um papel

Os músculos da garganta relaxam naturalmente à medida que as pessoas envelhecem, o que significa que o ronco é mais comum mais tarde na vida. 

Problemas anatômicos também são um fator: amígdalas aumentadas ou desvio de septo podem estreitar a garganta, assim como a inflamação do nariz ou da garganta durante a estação das alergias. 

Como o álcool é um poderoso relaxante muscular, beber antes de dormir pode agravar ainda mais o ronco.

É mais comum do que você pensa

Até metade da população mundial ronca em algum momento de suas vidas. O ronco é mais comum nos homens: cerca de 40% deles são roncos habituais em comparação com 24% das mulheres. 

Se um de seus pais ronca, é mais provável que você faça o mesmo, pois há um componente genético no comportamento que pode causar o ronco.

Certas mudanças no estilo de vida podem impedir ou minimizar o ronco

Para roncos ocasionais, pequenas modificações no estilo de vida podem ajudar, como dormir de lado, não consumir álcool a noite e manter um peso saudável. 

Durante a estação das alergias, dormir com uma tira nasal ou usar descongestionantes pode aliviar alergias ou inflamações relacionadas ao frio e facilitar a respiração.

Outras opções de tratamento incluem exercícios orofaríngeos, uma forma de terapia funcional para a língua e a boca para reduzir o ronco e dispositivos de venda livre que ajudam a manter as vias aéreas abertas.

O ronco pode indicar uma condição médica

Se as mudanças no estilo de vida e os tratamentos sem receita não ajudarem, ou se você se surpreender acordado à noite por sua respiração interrompida, converse com seu médico sobre sua condição. 

Com base na avaliação do seu médico, ele ou ela pode recomendar um teste para apneia do sono, um distúrbio do sono no qual a respiração diminui ou para momentaneamente. 

Se a apneia do sono for diagnosticada, existem várias estratégias – incluindo dispositivos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), cirurgia, dispositivos orais, entre outros – a serem considerados para garantir que sua via aérea permaneça aberta durante o sono.

O que fazer se você ronca?

Atualmente, existem tantos dispositivos bizarros anti-ronco disponíveis no mercado, com mais sendo adicionados o tempo todo, que encontrar a solução certa para o seu ronco pode parecer uma tarefa assustadora. 

Infelizmente, muitos desses dispositivos não são apoiados por pesquisas ou funcionam simplesmente mantendo-o acordado à noite. 

No entanto, existem muitas técnicas comprovadas que podem ajudar a eliminar o ronco, como o uso do CPAP. por exemplo. 

Porém, nem todo remédio é adequado para todas as pessoas, portanto, interromper o ronco pode exigir paciência, mudanças no estilo de vida e vontade de experimentar soluções diferentes.

O ideal é sempre consultar um médico ou especialista do sono para saber qual é a melhor solução para o seu tratamento.

Como dormir melhor?

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Dormir bem afeta diretamente a sua saúde física e mental, além de interferir muito na sua rotina. 

Se você não dorme bem à noite, poderá ficar sem energia durante o dia, sentindo mais preguiça, desânimo, cansaço e estresse, que podem arruinar a sua produtividade.

Dormir bem pode parecer um objetivo impossível quando você está acordado às 3 da manhã, mas você tem muito mais controle sobre a qualidade do seu sono do que provavelmente imagina. 

A cura para a sua insônia pode ser encontrada na sua rotina diária. Hábitos nocivos durante o dia e opções de estilo de vida podem deixá-lo agitando e revirando à noite e afetando adversamente seu humor, saúde cerebral e cardíaca, sistema imunológico, criatividade, vitalidade e peso. 

Mas, você pode experimentar essas dicas para tentar dormir melhor e ainda acabar com o ronco:

Tenha horários regulares para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana

Assim, você consegue estabelecer um ritmo no seu ciclo circadiano, ajudando o seu corpo a entender qual é o horário em que ele deverá descansar.

Controle a sua exposição à luz

Durante o dia, o ideal é que você levante cedo e se exponha a luz do sol logo de manhã. Isso ajudará a fazer com que o seu corpo entenda as horas do dia e funcione de acordo.

Deixe a luz do dia entrar na sua casa o máximo que puder e, no trabalho, se não for possível a luz do sol, tente sair para a luz do dia durante os seus intervalos.

A noite, você deverá controlar o horário em que assiste TV ou fica no computador ou celular. E nada de levar aparelhos eletrônicos para a cama!

Pratique exercícios

O exercício acelera o metabolismo e estimula a produção de cortisol, para te dar mais ânimo para passar o dia.

No entanto, você deverá evitar os exercícios a noite, já que a taxa de cortisol elevado no organismo pode interferir no sono.

Controle a sua alimentação

Cafeína e nicotina são duas coisas que devem ser evitadas por quem tem problemas para dormir. Uma xícara de café, por exemplo, pode agir no seu organismo por até 10 horas!

O mesmo vale para alimentação gordurosa ou bebidas alcoólicas durante a noite. Tudo o que você come poderá afetar na qualidade do seu sono.

Tente relaxar e esquecer os problemas do dia

Tente praticar atividades relaxantes, como montar um quebra-cabeças, fazer meditação ou ler.

Melhore seu ambiente do sono

Tente deixar o seu quarto mais escuro e silencioso, sem interferências externas ou luzes. Deixe o celular longe da cama.

Por que o sono é importante?

O sono desempenha um papel vital na boa saúde e bem-estar durante toda a sua vida. Obter um sono de qualidade suficiente nos momentos certos pode ajudar a proteger sua saúde mental, saúde física, qualidade de vida e segurança.

A maneira como você se sente enquanto está acordado depende em parte do que acontece enquanto você dorme. 

Durante o sono, seu corpo está trabalhando para apoiar a função cerebral saudável e manter sua saúde física. Em crianças e adolescentes, o sono também ajuda a apoiar o crescimento e o desenvolvimento.

Os danos causados ​​pela falta de sono podem ocorrer em um instante (como um acidente de carro) ou podem causar pequenos danos ao longo do tempo. 

Por exemplo, a deficiência contínua de sono pode aumentar o risco de alguns problemas de saúde crônicos. Também pode afetar o quão bem você pensa, reage, trabalha, aprende e se dá bem com os outros.

Dicas e táticas para ter uma noite de sono mais tranquila

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Para evitar ou silenciar o ronco, tente estas dicas:

Se você estiver acima do peso, emagreça

Pessoas com excesso de peso podem ter tecidos extras na garganta que contribuem para o ronco. Perder peso pode ajudar a reduzir o ronco.

Durma de lado

Deitar de costas permite que a língua caia para trás na garganta, estreitando as vias aéreas e obstruindo parcialmente o fluxo de ar. 

Tente dormir ao seu lado. Se você achar que sempre fica de costas no meio da noite, tente costurar uma bola de tênis na parte de trás do seu pijama.

Levante a cabeceira da sua cama

Levantar a cabeceira da cama em cerca de 10 cm pode ajudar.

Tiras nasais ou dilatador nasal externo

As tiras adesivas aplicadas na ponte do nariz ajudam muitas pessoas a aumentar a área de sua passagem nasal, melhorando a respiração. 

Um dilatador nasal é uma fita adesiva endurecida aplicada externamente nas narinas, que pode ajudar a diminuir a resistência do fluxo de ar para que você respire com mais facilidade. 

Tiras nasais e dilatadores nasais externos não são eficazes para pessoas com AOS, no entanto.

Trate congestão nasal ou obstrução

Ter alergias ou desvio de septo pode limitar o fluxo de ar pelo nariz. Isso força você a respirar pela boca, aumentando a probabilidade de ronco.

Pergunte ao seu médico sobre um spray de esteroide prescrito se você tiver congestão crônica. Para corrigir um defeito estrutural nas vias aéreas, como desvio de septo, você pode precisar de cirurgia.

Limite ou evite álcool e sedativos

Evite beber bebidas alcoólicas pelo menos duas horas antes de dormir e informe o seu médico sobre o seu ronco antes de tomar sedativos. 

Sedativos e álcool deprimem o sistema nervoso central, causando relaxamento excessivo dos músculos, incluindo os tecidos da garganta.

Pare de fumar

A cessação do tabagismo pode reduzir o ronco, além de ter vários outros benefícios à saúde.

Durma o suficiente

Os adultos devem procurar pelo menos sete horas de sono por noite. As horas recomendadas de sono para crianças variam de acordo com a idade. 

As crianças em idade pré-escolar devem receber de 10 a 13 horas por dia. As crianças em idade escolar precisam de nove a 12 horas por dia, e os adolescentes devem ter oito a 10 horas por dia.

Conclusão

As causas do ronco estão ligadas a diversos fatores biológicos e comportamentais que desenvolvemos em nossa rotina.

O ronco é um distúrbio do sono facilmente identificado e tratado entre a maioria dos pacientes.

Evitar o ronco e buscar uma respiração mais limpa durante o sono, pode evitar muitos transtornos, desde doenças ou uma baixa oxigenação, até mesmo atritos com o parceiro.

Procure o seu médico pneumologista ou especialista do sono para obter o melhor tratamento!

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