Pesquisa mostra os benefícios reais do CPAP

sábado, 6 de abril de 2019 17:19:01 America/Sao_Paulo

A apneia obstrutiva do sono afasta, consideravelmente, as chances de uma noite bem dormida. Ainda pior: as consequências, no dia seguinte, podem se igualar à sensação de cansaço, irritabilidade, dores de cabeça, ausência de memória, problema de aprendizagem... Pacientes masculinos até possuem a chance de desenvolver impotência sexual.

Também é conveniente lembrar que a característica principal da apneia são pausas que afetam a respiração, uma vez que o paciente se encontra adormecido. Quais seriam as causas da apneia? Afinal, existe algum meio para tratá-la?

Em princípio, as causas podem ser diversas. Uma delas, talvez a mais comum, é a obesidade. Pessoas que estão muito acima do peso apresentam, na circunferência do pescoço, um acúmulo de gordura, o que gera estreitamento na via aérea, dificultando a respiração durante o repouso
noturno. Outros fatores também podem ser levados em conta, como ter amigdalas hipertróficas ou consumir ansiolíticos, por exemplo.

Quem sofre de apneia do sono e busca um bom tratamento, encontrará, como forte recomendação, o aparelho CPAP ( Continous Positive Airway Pressure ), e é sobre seus reais benefícios que falaremos nas próximas linhas.

1 - Os benefícios reais do CPAP

1.1 - Melhor saúde, concentração restaurada e menos sonolência

Sabe-se que o aparelho CPAP permite ao usuário alcançar uma noite de sono profundo e reparador. Dormir bem, em consequência, possibilita menos sonolência diurna, concentração tonificada e melhor estado geral de saúde.

Dados reforçam a afirmação citada no parágrafo anterior, isto é: um experimento [1] que incluiu, aproximadamente, 400 participantes, proporcionou um resultado positivo! 81% destas pessoas se livraram da sonolência durante o dia e melhoraram sua concentração após utilizar o aparelho
CPAP.


1.2 - Mais energia sob a luz do dia

Em outras palavras, o CPAP pode eliminar a fadiga e oferecer mais disposição ao usuário durante o dia. Alguns (o que não são poucos!) até afirmam ser “uma nova pessoa”, pois agora experimentam grande bem-estar e se sentem renovados na manhã seguinte, com energia de sobre para realizar
suas tarefas habituais.


1.3 - Enxaqueca? Dores de cabeça? Nunca mais!

Se você tem apneia obstrutiva do sono, provavelmente as dores de cabeça são um incômodo diário. Motivo? O baixo nível de oxigênio no sangue, causado pela própria apneia. Além disso, pode-se dizer que a sonolência diurna, também ocasionada pelo mesmo distúrbio respiratório, favorece as dores de cabeça.

Felizmente, o CPAP é capaz de eliminar este mal-estar doloroso!

1.4 - Melhor qualidade de vida

Vários estudos [1] comprovam que o CPAP gera um impacto positivo sobre a qualidade de vida. Mais de 85% de seus usuários relatam ter uma vida melhor após optar por este magnífico tratamento. Caso alguém duvide, é possível ler na web comentários positivos que, por sua vez, mostram total satisfação em relação ao CPAP. São as palavras de homens e mulheres que já o consideram um aparelho essencial para uma vida plena!

1.5 - Pressão arterial baixa

Pacientes que sofriam de pressão arterial alta, sinalizaram diminuição do mesmo sintoma ao fazer uso da máquina CPAP. É válido observar que a pressão arterial alta, ao longo do tempo, pode desenvolver doenças cardíacas ou ser a causadora de um acidente vascular cerebral, o popular
AVC.


1.6 - Sono profundo e reparador

Utilizar a máquina CPAP possibilita um sono profundo e reparador, algo que beneficia pessoas de todas as idades. Deve-se valorizar noites bem dormidas ou, de acordo com estudos [1], isso facilitará o surgimento de doenças graves, como Mal de Alzheimer.

O CPAP é um tratamento recomendável às pessoas que sofrem de apneia, visto que também pode elevar a qualidade do sono, proporcionando mais energia e ânimo. Diversos pacientes não se sentem incomodados à medida que usam uma máscara e respiram ar pressurizado.

1.7 - Diga adeus ao ronco!

Em primeiro lugar, em alguns casos, o CPAP não alivia totalmente o ronco . Mas se o ronco for ocasionado pela apneia do sono, então há grandes chances de o referido sintoma ser eliminado ou diminuído de maneira considerável! Assim, todos serão beneficiados, preservando,
principalmente, a serenidade de seu parceiro através do silêncio.

1.8 - Maior foco e claridade mental

Dormir bem conserva a saúde da memória, aperfeiçoando o processo de aprendizagem e tonificando a concentração. Certos pacientes que fazem uso do aparelho CPAP não imaginavam, aliás, receber estes incríveis benefícios.

1.9 - Maior resistência contra o resfriado

Segundo alguns usuários, no que diz respeito ao resfriado, há melhora ao usar a máquina CPAP, pois ela evita o congestionamento das vias respiratórias, mantendo-as abertas. Contudo, pode-se dormir melhor, o que é fundamental para preservar a saúde contra gripes e resfriados.

2 - Compra ou aluguel

Sabendo os benefícios reais que um aparelho CPAP trás para a saúde dos pacientes com apneia do sono, caso precise comprar ou alugar o aparelho, visite nossa loja virtual . Os leitores desse artigo também podem ser beneficiados com um desconto de 5% , basta mencionar ou usar o código
DORMINHOCO5 ao entrar em contato ou comprar na loja virtual da Mobiloc.

Conheça também nosso site exclusivo para aluguel de equipamentos hospitalares, visite AluguelMobiloc.com.br .

Referências
[1] https://www.thecpapshop.com/blog/cpap-benefits/
[2] https://www.youtube.com/watch?v=HVTiC4kpu_k&t=27s
[3] https://dorminhoco.com