Aparelho para parar de roncar: como funciona? qual o melhor?

Qual o melhor aparelho para parar de roncar? Depois de anos dividindo o quarto ou dormindo com seu parceiro que ronca, o fim das noites barulhentas pode ter chegado! Então, como parar de roncar?

Todos nós já vimos esses dispositivos. Você sabe, aqueles em anúncios comerciais e no Instagram que, de alguma forma, são “clinicamente comprovados” como uma solução milagrosa para o ronco.

Você pode revirar os olhos e dúvidas da capacidade desses aparelhinhos que podem ser facilmente encontrados em lojas online. Até você começar a dormir com alguém que ronca.

É impossível imaginar como as noites dos parceiros de “roncadores” podem ser totalmente perdidas. Acordar diversas vezes durante o sono e até não dormir por vários dias é um relato muito comum entre esses parceiros de sono.

Depois de algumas noites mal dormidas, esses anúncios de aparelhos para parar de roncar vendidos sem receita começaram a parecer bastante promissores. Mas aí vem a questão principal… será que funcionam?

Diversas soluções inventadas pelo mundo são excelentes em solucionar casos leves de ronco ou bruxismo, mas podem deixar a desejar ou até lesionar o paciente. Alguns dispositivos podem até sufocar o seu parceiro durante o sono.

Por isso, pensando na segurança das pessoas que roncam e na noite de sono tranquila de seus parceiros, reunimos os cinco aparelhos para parar de roncar mais eficazes do mercado brasileiro

Você pode escolher qualquer um deles, sem a necessidade de uma receita médica e testar para o seu caso, de acordo com as recomendações.

Quais são as causas do ronco?

O ronco pode ser causado por vários fatores, como anatomia da boca e seios da face, consumo de álcool, alergias, resfriado e peso elevado.

Quando você cochila e progride de um sono leve para um sono profundo, os músculos do céu da boca (palato mole), língua e garganta relaxam. 

Os tecidos da garganta podem relaxar o suficiente para bloquear parcialmente as vias aéreas e vibrar.

Quanto mais estreita a via aérea, mais forte o fluxo de ar se torna. Isso aumenta a vibração do tecido, o que faz com que o seu ronco fique mais alto.

Veja a seguir as condições que podem afetar as vias aéreas e causar ronco:

Idade

À medida que as pessoas envelhecem, seus hábitos de sono mudam. Alguns podem achar que passam a demorar mais para adormecer e que o sono já não é tão restaurador quanto era antes. 

O envelhecimento também afeta o ronco, em parte porque os músculos da garganta e a língua tendem a relaxar com o avanço da idade.

Anatomia do nariz e garganta

Certas doenças físicas, o formato no nariz e da garganta podem contribuir para o ronco. 

Isso pode incluir um desvio de septo (uma condição que ocorre quando a parede que divide as narinas é deslocada para um lado), pólipos nasais (crescimentos suaves que revestem o interior dos seios nasais), amígdalas aumentadas ou adenoides. 

Estar em um episódio de alergia sazonal ou em um resfriado também pode trazer um surto de ronco.

Hábitos de sono

Se você perceber que você ou seu parceiro ronca mais quando posicionado de costas do que quando deita de bruços ou de lado, está lidando com um caso de ronco ‘dependente do lado’. 

A boa notícia é que, com a prática, você pode treinar-se para dormir de lado ou de barriga para baixo, o que pode reduzir a probabilidade de ronco.

Uso de álcool

O álcool é um forte relaxante muscular, fazendo com que as áreas ao redor da garganta e das vias aéreas diminuam durante o sono, resultando em vibração ao respirar. 

Da mesma forma, o consumo de relaxantes musculares à noite podem contribuir para mais roncos.

Peso excessivo

Os quilos a mais podem ser um fator de risco para muitos problemas de saúde e também contribuem para o ronco.

Estar acima do peso leva ao tônus ​​muscular inadequado e aumenta o tecido ao redor do pescoço e da garganta, duas causas do ruído noturno.

Como os aparelhos para parar de roncar funcionam?

aparelho para parar roncar como funciona

Até que ponto você sufocaria os bufos estrondosos e os rosnados de um parceiro ou companheiro de quarto, apenas para que você tenha uma boa noite de sono? 

Dezenas de dispositivos anti-ronco lotam o mercado, variando de um pouco absurdo a moderadamente tortuoso.

Quando você dorme, a parte de trás da garganta relaxa. Isso estreita as vias aéreas e, ao inspirar, faz com que vibre. Então, como parar de roncar? Como os aparelhos funcionam?

Muitos produtos anti-ronco têm como objetivo abrir as vias aéreas ou os túneis que levam a elas. 

Por exemplo, você pode comprar tampões nasais ocos que, em vez de fechar as narinas, os abrem. Se você tem um desvio de septo ou algo assim, isso pode ajudar a abrir o nariz e diminuir o ronco.

Dormir de costas faz com que sua língua bloqueie um pouco as vias aéreas, como a parte magra de um balão, quando você deixa o ar sair. Para esses casos, talvez uma máquina CPAP.

Estima-se que 45% dos adultos roncam ocasionalmente, enquanto 25% sofrem de problemas habituais de ronco. 

Considerando que a sua dúvida é como parar de roncar, entenda: o ronco é um sintoma de obstrução respiratória, é importante abordar o problema e tentar remediá-lo de qualquer maneira possível. 

Quanto mais velhos ficamos, mais se sabe que o ronco prevalece. Homens e pessoas com excesso de peso também têm uma chance maior de sofrer com esse problema comum, porém sério.

Quando houver demanda, os inovadores trabalharão para criar produtos que ofereçam soluções, e recentemente adquirimos uma variedade de dispositivos anti-ronco de alta classificação para ver quais funcionam e quais são insuficientes para ajudá-lo a encontrar o melhor dispositivo anti-ronco.

O que é a apneia do sono?

A apneia do sono é um distúrbio do sono potencialmente grave, no qual a respiração para e inicia repetidamente. 

Se você ronca alto e se sente cansado mesmo após uma noite inteira de sono, pode ter apneia do sono.

Os principais tipos de apneia do sono são:

  • Apneia obstrutiva do sono, a forma mais comum que ocorre quando os músculos da garganta relaxam;
  • Apneia central do sono, que ocorre quando o cérebro não envia sinais adequados aos músculos que controlam a respiração;
  • Síndrome da apneia do sono complexa, também conhecida como apneia central do sono emergente do tratamento, que ocorre quando alguém tem apneia obstrutiva do sono e apneia central do sono.

Se você acha que pode ter apneia do sono, é sempre bom consultar um médico. No entanto, algumas soluções provisórias já podem ajudar!

Quais são os aparelhos para parar de roncar?

1. Máscara nasal

aparelho para parar roncar mascara nasal

Esta máscara é em forma de cúpula e forma uma vedação ao redor do nariz. As formas variam, de modo que há muitas opções para se adaptarem a diferentes formatos de rosto

Como o ar não está sendo introduzido diretamente no nariz, o fluxo de ar parece um pouco mais natural. Isso também permite que pressões mais altas sejam usadas, ideal para pessoas com apneia do sono grave.

Assim, para quem busca pelas respostas sobre como parar de roncar, a máscara nasal é um ótimo equipamento para te ajudar!

No entanto, como o nome sugere, as máscaras nasais funcionam apenas pelo nariz. As máscaras nasais não são eficazes se você respirar pela boca enquanto dorme. 

Muitos dispositivos resolvem isso com uma tira no queixo para evitar que a boca se abra. Portanto, esta opção não é adequada para pessoas que sofrem de alergias ou têm sinusite crônica.

Vazamento de ar é um problema potencial com máscaras nasais; o selo formado pelo preenchimento pode ser comprometido se você tiver pelos faciais. 

Alguns usuários também se queixam de desconforto devido às tiras na cabeça ou pressão na ponte do nariz. Muitas vezes você pode atenuar isso com ajustes adequados.

Confira a melhor oferta para Máscara Nasal Dreamwisp Philips Respironics na Mobiloc!

2. Aparelho CPAP

aparelho para parar roncar aparelho cpap

CPAP significa “pressão positiva contínua nas vias aéreas”. Um dispositivo CPAP usa uma máscara para forçar o ar a entrar no nariz ou na boca para manter as vias aéreas abertas.

Para quem busca um tratamento efetivo e uma resposta definitiva para parar de roncar, certamente encontrará no CPAP uma ótima solução!

É muito eficaz no tratamento da apneia do sono, uma condição em que as vias aéreas se fecham repetidamente durante o sono.

Ao contrário da crença popular, o CPAP não fornece mais oxigênio, simplesmente estabelece uma corrente de ar normal que sustenta a abertura das vias aéreas superiores para evitar que ela desmorone.

A respiração normal funciona através de pressão negativa, onde a expansão do peito cria baixa pressão que age como um vácuo para sugar o ar. 

Por outro lado, usando o CPAP, o fluxo constante de ar cria uma pressão alta e positiva que se força para fora e empurra as vias aéreas.

Veja nossa oferta incrível para o CPAP Dreamstation Phillips!

3. Dilatador nasal

aparelho para parar roncar dilatador nasal

Este pequeno dispositivo pode ter um bom impacto no ronco, de acordo com clientes satisfeitos. 

Para usar, você insere um lado em cada narina para dilatá-las e facilitar a respiração durante a noite. 

Ao contrário dos adesivos, que você precisa descartar após o uso, este dispositivo pode ser lavado e reutilizado, o que economiza dinheiro ao longo do tempo. Dois conjuntos vêm em cada pacote, para que você sempre tenha um backup.

Embora eles não funcionem para todos (alguns usuários tiveram problemas com o ajuste), muitos clientes dizem que valem a pena tentar. Eles também gostam de serem fáceis de levar e quase invisíveis também.

4. Faixa anti-ronco

Se você respira pela boca enquanto dorme, essa tira do queixo pode impedir o ronco, mantendo a boca fechada e forçando-o a respirar pelo nariz. 

Cabe na maioria dos tamanhos de cabeça de adulto e é feito de materiais leves e respiráveis ​​para maior conforto. 

Aperta com velcro e possui espaços extra grandes que cabem ao redor dos ouvidos. Além disso, o modelo é único, pois também é equipado com imãs especiais para promover a circulação sanguínea e reprimir ainda mais o ronco.

Os pacientes dizem que é uma maneira simples, natural e eficaz de parar de roncar. Embora não vá ganhar prêmios de beleza para ninguém, a maioria dos avaliadores diz que é confortável e, o mais importante, funciona bem.

5. Umidificador de ar

aparelho para parar roncar umidificador

Os umidificadores de ar podem ajudar os roncadores que sofrem mais durante a época do ano em que o ar está mais seco. 

Eles podem ser uma ótima maneira de ajudar o ronco causado por congestão nasal e irritação na garganta.

O ar seco pode agravar os tecidos do nariz e da garganta, causando irritação e inflamação que podem piorar o ronco. 

Além disso, as vias aéreas secas e desidratadas têm muco mais espesso, o que aumenta a tensão superficial e aumenta o risco de ronco.

Qual é o melhor tipo de aparelho para parar de roncar?

O melhor tipo de aparelho para parar de roncar vai depende exclusivamente do seu caso

Em situações de roncos mais leves, como por congestionamento nasal ou tempo seco, somente um dilatador ou um umidificador pode funcionar. 

Já nos casos de pessoas que respiram pela boca mesmo quando acordadas, a faixa anti-ronco e o CPAP podem funcionar melhor. 

Além disso, quem sofre de apneia do sono, deve recorrer somente ao aparelho CPAP e utilizá-lo de acordo com as recomendações médicas.

Ou seja, a resposta para como parar de roncar depende da frequência, da gravidade e da intensidade de cada caso.

Como escolher o aparelho para parar de roncar ideal?

O ideal é que você consulte um médico ou dentista, para saber qual aparelho mais adequado ao seu caso. O profissional poderá te dar o diagnóstico e apontar as soluções possíveis, para, só então, você sair em busca do aparelho mais confortável para você.

Alguns pacientes leves se sentem melhores usando os dilatadores do que quando utilizam as faixas adesivas. Outros pacientes não conseguem dormir com a faixa anti-ronco e preferem os aparelhos de CPAP de contato mínimo.

É importante entender que nenhum aparelho será 100% confortável, nem 100% eficaz se não usado corretamente.

Portanto, siga as orientações médicas e encontre aquele aparelho mais confortável, a medida que não interfira no seu sono de forma definitiva.

Afinal, os aparelhos para parar de roncar funcionam?

Como já dissemos antes, cada caso é um caso. Os aparelhos para parar de roncar funcionam, à medida em que estão adequados para o seu tipo de problema.

Portanto, se você está usando algum dispositivo e ainda assim está roncando, é hora de rever. Tentar outras alternativas ou marcas e modelos diferentes do mesmo aparelho também pode ser uma opção.

Dicas sobre como parar de roncar

aparelho para parar roncar dicas como acabar ronco

Nós já vimos aqui que o ronco pode ter muitas origens e a maioria delas pode ser simples de resolver. Mas como parar de roncar?

Você pode tentar algumas soluções básicas e naturais para diminuir o ronco e até mesmo parar de roncar. Listamos, abaixo, 5 dicas que irão te ajudar:

Faça atividade física

Praticar atividades físicas podem ajudar a evitar o ronco de duas formas: a primeira é aumentando o tônus muscular, a segunda é regulando o seu peso corporal.

Assim você evita que seus músculos da garganta fiquem mais “frouxos” antes do tempo, o que pode evitar o ronco durante o relaxamento causado pelo sono.

Observe sua postura e higiene do sono

Deitar de costas faz com que a base da língua e o palato mole colapsem na parede de trás da garganta, causando um som vibratório durante o sono. Dormir de lado ou de bruços pode ajudar a evitar isso.

Maus hábitos de sono (também conhecidos como má higiene do sono) também podem ter um efeito semelhante ao de beber álcool. 

Trabalhar longas horas sem dormir o suficiente, por exemplo, significa que, quando você deita, o seu corpo relaxa e cai em sono profundo muito mais rápido. Com isso os músculos relaxam ainda mais e você ronca.

Trate as alergias respiratórias

As alergias respiratórias podem deixar os canais de passagem de ar mais estreitos devido ao inchaço. Problemas com nariz entupido também podem causar o ronco noturno.

Tomar um banho quente antes de dormir pode ajudar a abrir as vias aéreas, mas você também pode recorrer ao nebulizador e aos tratamentos para alergias respiratórias com medicamentos dilatadores. 

O importante é consultar um médico para saber qual a melhor solução para seus problemas respiratórios, caso a solução natural com vapor não resolva.

Identifique problemas anatômicos

Os problemas na anatomia do seu sistema respiratório superior (boca, nariz e garganta) também podem ser um grande causador de ronco.

Problemas como desvio do septo, amídalas e adenoides aumentadas ou macroglossia podem causar a dificuldade na respiração e o ronco.

Perca peso, se necessário

Perder peso também pode ser uma boa ideia se você ronca.

O acúmulo de gordura pelo corpo (principalmente na área do pescoço) pode diminuir o espaço para a passagem de ar, o que causa os roncos durante o relaxamento durante o sono.

Busque orientação médica e descubra se tem apneia do sono

A apneia do sono também é um dos motivos para que você roncar durante a noite e a forma mais eficaz de descobrir se você tem apneia do sono é fazendo um monitoramento com a polissonografia.

Com o resultado do seu padrão de sono, seu médico poderá dizer se você tem apneia do sono e receitar o melhor tratamento.

Normalmente, são receitadas as terapias do sono feitas com CPAP ou BiPAP, dependendo do grau de evolução do seu problema. 

Exercícios para parar de roncar

Saber como parar de roncar pode ser um enorme desafio, não é mesmo?

Estudos mostram que ao pronunciar certos sons das vogais e enrolar a língua de maneiras específicas, os músculos do trato respiratório superior são fortalecidos e, portanto, podem contribuir para redução do ronco. 

Listamos aqui alguns exercícios para te ajudar a parar de roncar:

Exercícios de língua para acabar com o ronco

1 – Exercício de língua: slide de língua

Coloque a ponta da língua na parte de trás dos dentes frontais superiores. Lentamente, deslize a língua para trás com a ponta movendo-se ao longo do céu da boca. 

Repita 5-10 vezes.

Objetivo do exercício: fortalece os músculos da língua e da garganta.

2 – Exercício de língua: alongamento da língua

Mostre sua língua o máximo que puder. Tente tocar o queixo com a língua enquanto olha para o teto. Mantenha a posição por 10 a 15 segundos e aumente a duração gradualmente. 

Repita 5 vezes.

Objetivo do exercício: aumentar a força da língua.

3 – Exercício de língua: flexão de língua para cima

Enfie a língua para cima contra o céu da boca e pressione toda a língua contra ele. Segure esta posição por 10 segundos. 

Repita 5 vezes.

Objetivo: melhorar o tônus ​​e a força da língua e do palato mole.

4 – Exercício de língua: empurrar a língua para baixo

Coloque a ponta da língua nos dentes frontais inferiores e, em seguida, empurre a parte de trás da língua contra o assoalho da boca. Segure esta posição por 10 segundos. 

Repita 5 vezes.

Objetivo: melhorar o tônus ​​e a força da língua e do palato mole.

Exercícios faciais para acabar com o ronco

Os exercícios para a boca envolvem os músculos faciais para ajudar a prevenir o ronco. Esses exercícios podem ser feitos várias vezes ao dia.

5 – Exercício facial: gancho de bochecha

Use um dedo em forma de gancho para puxar levemente a bochecha direita para fora e, em seguida, use os músculos faciais para puxar a bochecha para dentro. 

Repita 10 vezes de cada lado.

Objetivo: auxilia no fechamento da boca durante a respiração.

6 – Exercício facial: mais força na bochecha

Feche bem a boca franzindo os lábios. Em seguida, abra a boca, relaxando a mandíbula e os lábios. 

Repita 10 vezes.

Objetivo: melhora o tônus ​​e a força da mandíbula e dos músculos faciais e da garganta.

7 – Exercício facial: o grito do tigre

Este exercício é totalmente silencioso.

Veja o que fazer: abra a boca o máximo que puder, como se fosse gritar. Mantenha a posição por cinco minutos e faça o possível para resistir à vontade de bocejar. 

Repita o exercício diariamente.

Objetivo: fortalecer os músculos da parte de trás da garganta.

Respirando pelo nariz

Pratique a respiração pelo nariz.

Com a boca fechada e o maxilar relaxado, inspire pelo nariz. Em seguida, pegue um dedo ou junta e feche uma narina. Expire suavemente pela narina aberta.

Faça isso cerca de 10 vezes, alternando entre as narinas.

Você pode até perceber que uma das narinas tende a ficar mais congestionada do que a outra e optar por respirar pela narina congestionada.

Objetivo: este exercício melhora a respiração nasal, o que estabiliza as vias aéreas durante o sono.

Pronunciar sons de vogais

Dizer diferentes sons de vogais envolve os músculos da garganta, portanto, repetir deliberadamente esses sons pode ajudar a tonificar esses músculos.

Repita os sons das vogais aeiou. Comece dizendo cada um normalmente e, em seguida, ajuste o quanto você alonga o som ou a rapidez com que diz a vogal. 

Repita o mesmo som 10 ou 20 vezes seguidas e depois mude para um som diferente. Você pode combinar sons (como ooo-aaah) e repeti-los também.

Cantando

Cantar ativa vários músculos da boca e da garganta e envolve a pronúncia de diversos sons, incluindo vogais. 

Ao cantar, tente se concentrar em repetir e pronunciar sons individuais com força, em vez de apenas cantar letras normais.

Conclusão

O ronco pode ser muito incômodo, tanto para quem divide o ambiente, quanto para quem ronca.

Existem diversas alternativas para eliminar de vez com o ronco e proporcionar um sono muito mais tranquilo para todos na casa.

Aplicar as dicas de como parar de roncar e utilizar o tratamento assertivo é o caminho ideal para quem quer se livrar dos ruídos noturnos.

O que você precisa fazer é sair em busca do aparelho para parar de roncar ideal para você.

É recomendável buscar a opinião de um médico ou dentista, para entender melhor os motivos do seu ronco e achar a solução ideal. 

No entanto, se a medida é um pouco mais urgente, você pode tentar os aparelhos de farmácia, como dilatador nasal e as faixas anti-ronco.

É bom lembrar que os umidificadores não devem ser utilizados em ambientes com pouca ventilação

O ar úmido e a falta de ventilação e luz adequada pode transformar o seu quarto em um local perfeito para a proliferação de mofos e bolores, causando ainda mais problemas respiratórios.

Nesses casos, você deve buscar tratamento mais “secos” ou umidificadores nasais em spray.

Já que o seu problema requer medidas mais drásticas, como aparelhos de CPAP e máscaras nasais, você pode contar com a Mobiloc!

Fale com um de nossos especialistas e encontre o aparelho CPAP ideal para o seu tratamento, com condições especiais e o melhor preço!

Confira nossos outros artigos que podem te ajudar a entender melhor sobre outros equipamentos para tratamento do ronco e sonoterapia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − treze =

Rolar para cima