Aparelho CPAP

Aparelho CPAP: o que é, como funciona e para que serve?

Você provavelmente já ouviu falar sobre apneia obstrutiva do sono (SAOS) e terapia com o aparelho CPAP. 

Seu parente ou seu amigo podem ter apneia do sono e conversaram sobre a experiência deles usando o CPAP. Mas o que exatamente é o CPAP?

CPAP significa “Pressão positiva contínua nas vias aéreas”. E a terapia com o aparelho CPAP é considerada o “padrão ouro” para o tratamento da apneia obstrutiva do sono (SAOS) e está disponível há 30 anos. 

Refere-se ao ar pressurizado que é entregue através de um sistema de entrega exclusivo que utiliza uma máscara. As pessoas com apneia do sono recebem uma receita para o ajuste da pressão do ar (de um especialista em sono), bem como uma receita para a máquina e o equipamento especializado usados ​​para entregá-la.

Neste artigo, você vai conhecer o que é e como funciona o aparelho CPAP. Saiba todos os detalhes para o melhor uso do aparelho. Confira!

O que é um aparelho CPAP?

A máquina CPAP é basicamente uma pequena caixa que possui um ventilador motorizado dentro.  Este ventilador aspira muito silenciosamente o ar do ambiente, pressuriza-o suavemente e entrega-o em um dispositivo específico para suas necessidades.

A seção de entrada de ar de uma máquina de CPAP possui um filtro para eliminar a entrada de poeira, fumaça ou outras impurezas no ar. Você substituirá o filtro conforme necessário.

Outra parte importante da máquina CPAP é a câmara de umidificação embutida na caixa. É onde a água é aquecida para umidificar o ar pressurizado antes de ser entregue.

O ar quente e úmido acalma as vias aéreas nasais e nas vias aéreas superiores e ajuda a evitar inchaço e desconforto que às vezes podem ocorrer durante o uso da terapia. 

Embora o uso da umidificação seja opcional, ele traz alívio para a maioria dos pacientes que usam a terapia com o aparelho CPAP.

Ligada à máquina CPAP está uma mangueira que conecta a caixa à máscara. Esse tubo leve e flexível é normalmente aquecido para reduzir qualquer condensação que possa se acumular dentro dele enquanto o umidificador estiver em uso. 

A mangueira é longa o suficiente – em torno de um metro e oitenta – para permitir movimentos completos durante o sono. As mangueiras podem se desgastar com o tempo e você deve substituí-las conforme necessário.

Por isso, costuma-se dizer que o sucesso da terapia com CPAP geralmente se baseia em como a máscara é confortável e bem ajustada. 

mulher dormindo com o aparelho cpap
A máquina CPAP é basicamente uma pequena caixa que possui um ventilador motorizado dentro.

Como funciona o aparelho CPAP?

As pessoas que têm apneia do sono têm problemas em manter as vias aéreas abertas para respirar normalmente enquanto dormem. 

Mais comumente, o tecido mole da garganta e da cavidade oral (as amígdalas ou a língua, por exemplo) relaxa ou entra em colapso, fechando o espaço necessário para que o ar se mova pelo nariz e para os pulmões. 

Isso leva a pausas na respiração que podem acontecer de maneira consistente e longa o suficiente para privar a corrente sanguínea do oxigênio necessário para fornecer a todos os órgãos.

O cérebro sente essa queda no oxigênio no sangue e força o despertar. No entanto, algumas pessoas podem experimentar mais de 100 dessas pausas e despertares por hora durante a maior parte da noite! 

Não é de admirar que algumas pessoas com apneia do sono grave se sintam tão cansadas o tempo todo. 

Se esse padrão de respiração interrompido não for tratado, poderá criar problemas de saúde a longo prazo para a pessoa acometida por apneia do sono. 

Como usar o CPAP em casa?

A utilização do CPAP em casa deve se dar conforme a orientação médica. No entanto, algo há já de acertado: o aparelho sempre deve ser utilizado da forma recomendada pelo seu médico, com os devidos ajustes de fluxo de ar, no momento de dormir.

Para utilizá-lo, o processo é bastante simples. Basta que você, de posse da máscara já higienizada, coloque-a em seu rosto, posicionando de uma forma mais confortável quanto for possível.

Uma vez posta sobre sua face, basta que você ajuste as fitas, de forma que a máscara fique justa, mas sem apertar. Aí, então, deite em sua cama e ajuste novamente todas as alças e tiras da máscara.

Depois, é só treinar algumas respirações apenas pelo nariz e começar a sua jornada em busca do seu sono e descanso tão merecidos. 

No entanto, vale sempre fazer um alerta. Se você está começando a usar o CPAP agora, o que vale, sempre, é a persistência na utilização do equipamento, por mais desconfortável ou mesmo inusitado que possa ser dormir com a máscara.

É importante que você sempre faça com que a rotina de dormir seja um momento de grande prazer, ainda que nesse momento você tenha de utilizar o CPAP como forma de buscar um sono ainda mais saudável e, sobretudo reparador.

Assim, incorpore sempre à sua rotina de higiene do sono o ajuste necessário dos parâmetros de utilização do equipamento, conforme a recomendação do seu médico – ou mesmo pelo seu fisioterapeuta pulmonar, como em alguns casos é prescrito.

Depois, faça com que o momento de colocar a máscara seja também um momento de dar início aos preparativos para se deitar, tal como passar um creme pelas mãos ou pés.

Introduzindo o CPAP em sua rotina dessa forma, você terá resultados ainda melhores!

9 benefícios ao utilizar o aparelho CPAP

Quem sofre de apneia do sono e busca um bom tratamento, encontrará, como forte recomendação, o aparelho CPAP (Continous Positive Airway Pressure), e é sobre seus reais benefícios que falaremos nas próximas linhas:

  1. Melhor saúde, concentração restaurada e menos sonolência: Sabe-se que o aparelho CPAP permite ao usuário alcançar uma noite de sono profundo e reparador. 
  2. Mais energia sob a luz do dia: Em outras palavras, o CPAP pode eliminar a fadiga e oferecer mais disposição ao usuário durante o dia. 
  3. Enxaqueca? Dores de cabeça? Nunca mais! Se você tem apneia obstrutiva do sono, provavelmente as dores de cabeça são um incômodo diário. Motivo? O baixo nível de oxigênio no sangue, causado pela própria apneia. 
  4. Melhor qualidade de vida: Mais de 85% dos usuários do aparelho CPAP relatam ter uma vida melhor após optar por este tratamento. 
  5. Pressão arterial baixa: Pacientes que sofriam de pressão arterial alta, sinalizaram diminuição do mesmo sintoma ao fazer uso da máquina CPAP. 
  6. Sono profundo e reparador:Utilizar a máquina CPAP possibilita um sono profundo e reparador, algo que beneficia pessoas de todas as idades. 
  7. Diga adeus ao ronco! Em primeiro lugar, em alguns casos, o CPAP não alivia totalmente o ronco. Mas se o ronco for ocasionado pela apneia do sono, então há grandes chances de o referido sintoma ser eliminado ou diminuído de maneira considerável! 
  8. Maior foco e claridade mental: Dormir bem conserva a saúde da memória, aperfeiçoando o processo de aprendizagem e tonificando a concentração. Certos pacientes que fazem uso do aparelho CPAP não imaginavam, aliás, receber estes incríveis benefícios. 
  9. Maior resistência contra o resfriado: Segundo alguns usuários, no que diz respeito ao resfriado, há melhora ao usar a máquina CPAP, pois ela evita o congestionamento das vias respiratórias, mantendo-as abertas. 

Quais são os tipos de aparelho CPAP?

1. Básico

Com o CPAP, um nível de pressão do ar é prescrito pelo seu médico, e essa pressão se mantém constantemente, sem variação, durante toda a duração do seu sono.

Você respira com a ajuda desse ajuste de pressão e expira contra esse mesmo ajuste de pressão (se a boca e o nariz estiverem cobertos pela máscara). 

O modelo de CPAP básico continua sendo o padrão ouro para o tratamento da apneia do sono e é a escolha mais popular da máquina de terapia para apneia.

Clique aqui para visualizar as opções de aparelho CPAP básicos disponíveis na Mobiloc.

2. Automático

Também conhecido como APAP esse aparelho é automatizado para funcionar dentro de uma faixa de pressão predefinida. 

Seu médico programa o CPAP automático para pressão alta e baixa e a máquina flutua entre elas durante o sono, conforme necessário. 

Confira as opções de aparelhos CPAP automáticos que mais se encaixam nas suas necessidades!

3. Máscara

As máscaras fazem parte do conjunto do aparelho CPAP e podem ser encontradas em duas versões: 

  • Cânula nasal, e;
  • Máscara.

A cânula nasal é recomendada para crianças e bebês, ou adultos com casos mais leves de SOAS. Já as máscaras são indicadas em casos mais graves, já que garantem a efetividade do funcionamento do CPAP.

Você pode clicar aqui para conhecer as opções de máscaras CPAP!

Para que serve o aparelho CPAP?

A terapia com CPAP é uma das opções de tratamento mais recomendadas para pacientes com apneia obstrutiva do sono, na qual não chega ar suficiente aos pulmões. 

Além disso, a terapia com CPAP também é usada no tratamento de bebês cujos pulmões ainda não se desenvolveram completamente. A máquina de CPAP sopra ar no nariz do bebê para ajudar a inflar seus pulmões. 

Existem muitos tipos de máquinas e máscaras de CPAP. Portanto, não tenha vergonha de informar seu médico e seu técnico de sono que o tipo com o qual você está trabalhando não é o mais confortável. 

O processo de ajuste da terapia com CPAP é diferente para cada paciente. Alguns pacientes levam meses para se adaptar à terapia com CPAP, enquanto outros podem levar apenas alguns dias.

criança pequeno com aparelho de respiração
A terapia com CPAP é uma das opções de tratamento mais recomendadas para pacientes com apneia obstrutiva do sono

Quando o uso do aparelho CPAP é recomendado?

Você pode estar se perguntando: “Por que preciso de uma máquina de CPAP?”. O CPAP pode ajudar a tratar as seguintes condições e problemas:

  • Apneia obstrutiva do sono (SOAS);
  • Síndrome de resistência das vias aéreas superiores (SRVAS). Uma forma de respiração desordenada do sono, a SRVAS é o estágio entre o ronco leve e a apneia total.
  • Ronco. O ronco pode começar como uma forma inofensiva e irritante de poluição sonora, mas pode ser um sinal do que está por vir. O ronco geralmente progride para SVRAS e, finalmente, para SOAS.

Cuidados ao utilizar o aparelho CPAP.

Como você já sabe, para a manutenção da sua qualidade de vida e tratamento correto da apneia do sono, é fundamental preservar e cuidar do seu aparelho CPAP em todos os seus elementos.

Para que você desfrute de toda a saúde e bem-estar que o equipamento como um todo pode e deve proporcionar – sobretudo porque é exatamente para isso que ele é projetado – é essencial tomar alguns cuidados bastante básicos com ele.

O primeiro deles é lavar de forma correta e diariamente todos os detalhes da sua máscara de CPAP, utilizando sabão neutro e da forma recomendada pelo fabricante, o que deve constar no manual do seu produto.

A correta e diária lavagem, seguida da forma de secagem correta, irá fazer com que você se livre de bactérias e de fungos, sem comprometer a sua saúde respiratória.

Quanto mais higienizada for a sua máscara, maior será a vedação que ela irá proporcionar e, de forma consequente, melhor será a eficiência do produto como um todo.

Em relação às almofadas da máscara CPAP, vale lembrar que, tal como a máscara em si, elas devem ser lavadas religiosamente, todos os dias. É justamente o conjunto do equipamento que irá promover a sua saúde como um todo.

Sobre a secagem desses equipamentos, é fundamental que ela seja feita ao abrigo da luz solar, que pode ressecar o silicone ou o gel, inutilizando por completo seu equipamento. 

Outro equipamento que não deve ficar fora da sua atenção é o fixador da máscara CPAP, que deve ser lavado também com água e sabão neutro, à mão. Isso vai garantir maior durabilidade dos elásticos, que só precisam ser lavados mesmo quando necessário.

Vale lembrar que todas essas informações sobre higienização também estão presentes no manual do produto.

Sensação de claustrofobia

A sensação de claustrofobia é relativamente comum quando uma pessoa começa a utilizar o CPAP, sobretudo por conta do uso da almofada nasal ou, ainda, da máscara.

No entanto, é importante ter tranquilidade nessas horas, experimentar a máscara ainda acordado por alguns momentos antes de tentar passar a primeira noite inteira com ela.

Essa sensação tende a passar conforme nos adaptamos à nova realidade de um sono mais restaurador e livre de episódios de apneia.

Espirros constantes

Os espirros podem aparecer também durante a noite, como um lembrete de que aparar os pelos faciais e até mesmo aqueles maiores, de dentro do nariz, vão contribuir com uma melhor noite de sono para quem usar o CPAP.

Como o fluxo de ar liberado pelo aparelho é contínuo, alguns pelos podem simplesmente roçar as suas narinas, fazendo cócegas. Isso, por sua vez, poderá também liberar um fluxo de espirros, o que pode realmente atrapalhar sua noite de sono.

Portanto, de quando em quando, verifique seus pelos das narinas e, ainda, os pelos faciais, sobretudo se você utilizar bigode. Dessa forma, você poderá ter uma noite de sono mais relaxante ainda.

Garganta seca

A sensação de acordar com a garganta ressecada é absolutamente desagradável e está relacionada com um evento que pode ser facilmente explicado: dormir de boca aberta.

É importante se treinar para fechar a boca ao dormir, utilizando até mesmo faixas para prender o maxilar inferior, se assim for necessário. 

Dessa forma, você garante que o seu trato respiratório não será afetado pelo fluxo contínuo de ar, que tem como único objetivo restaurar o seu sono, e não causar outros malefícios.

Para atenuar os efeitos disso, é também importante manter-se adequadamente hidratado. Portanto, antes de dormir, beba um bom copo de água, vista a máscara CPAP e regule seu aparelho de acordo com as orientações médicas.

É a receita infalível para não acordar com a sensação tão desagradável da boca e mucosa, como um todo, ressecadas.

Qual a diferença do aparelho CPAP para o BiPap?

A principal diferença entre os dispositivos BiPAP e CPAP é que as máquinas BiPAP têm duas configurações de pressão: 

  • Uma pressão para inalação (IPAP), e;
  • Uma pressão mais baixa para expiração (EPAP).

O aparelho BiPAP foi projetado para aumentar a pressão quando você inspira, para impedir que as vias aéreas do nariz e da garganta se fechem enquanto você dorme. E fornece uma pressão mais baixa durante a expiração, que continua a manter as vias aéreas abertas. 

Muitos pacientes acham o BiPAP mais confortável do que a pressão única fornecida pelas máquinas de CPAP. O BiPAP também pode ser usado em pacientes que necessitam de assistência respiratória. 

O BiPAP foi prescrito para pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e outras doenças graves que afetam o coração e os pulmões.

criança dormindo com o aparelho cpap
Muitos pacientes acham o BiPAP mais confortável do que a pressão única fornecida pelas máquinas de CPAP.

Como adaptar-se ao uso dos aparelhos CPAP?

A seguir, apresentaremos dicas valiosas para você que, estando ou não em fase inicial, ainda encontra problemas para adaptar-se aos aparelhos CPAP.

  • Conheça bem o aparelho: É importante observar que todas as máquinas CPAP não são iguais! Ao escolher o aparelho de seu interesse ou o indicado pelo seu médico, busque fontes confiáveis de informação. Pesquise bem sobre cada aparelho antes da compra. 
  • Ajuste a pressão de ar: Em geral, os aparelhos CPAP oferecem uma pressão de ar muito forte. É um fator que pode, sim, atrapalhar o sono à noite. É preferível que você adquira um CPAP que ofereça rampa automática. 
  • Use com frequência: Inclua o CPAP em sua rotina, ainda que seja por apenas algumas horas antes de deitar-se para dormir. Assim, pouco a pouco você se familiarizará ao uso do aparelho.
  • Mantenha limpa sua máscara CPAP: A máscara CPAP, quando suja, transforma-se em um perfeito acumulador de pó, bactérias, odores desagradáveis e substâncias que desencadeiam reações alérgicas. Por isso, limpar regularmente o aparelho CPAP e seus componentes contribuirá para uma noite tranquila de sono, além de prolongar seu tempo de utilização.

Como funciona o CPAP Neonatal?

Nos bebês, o CPAP é aplicado usando cânula binasal (ponta nasal), uma única cânula nasofaríngea ou uma máscara nasal macia. 

Desses métodos, os pinos binasais curtos são preferidos por muitos clínicos. Mais recentemente, os pesquisadores vêm experimentando o uso de um capacete para administrar o CPAP.

Por meio do capacete é possível atenuar e muito o desconforto do recém nascido, melhorando também a sua resposta ao tratamento proposto pela equipe médica.

Esse equipamento é normalmente utilizado por bebês prematuros, ou por aqueles que ainda não adquiriram todas as habilidades de respirar adequadamente.

Assim, seja por poucas horas, seja pelo tempo que for necessário para que o bebê possa melhor se desenvolver, as máscaras CPAP podem contribuir e muito com o seu pleno desenvolvimento e com o pleno funcionamento de sua capacidade respiratória.

Medidas de resistência ao CPAP

O CPAP pode consistir nas seguintes medidas de resistência:

  • Selo subaquático;
  • Oposição do fluxo à reversão do fluxo do fluido durante a expiração;
  • Controle eletrônico de feedback.

É discutível que forma de resistência facilita a respiração de uma criança.

Sistemas de fluxo variável e sistemas de fluxo contínuo

Os CPAPs comerciais podem ser divididos em dois tipos: 

  • Sistemas de fluxo variável: Os sistemas de fluxo variável definem um nível de CPAP usando ajustes rápidos na taxa de fluxo. A pressão gerada por sistemas de vazão variável é medida usando um manômetro conectado a um alarme.
  • Sistemas de fluxo contínuo: Os sistemas de fluxo contínuo ajustam o nível de CPAP usando uma válvula no circuito expiratório para modular a resistência ou colocando o tubo expiratório sob a água.

Ambos os sistemas requerem altas taxas de fluxo constante para corresponder ao pico de fluxo inspiratório da criança. 

O que é a função de subida ou rampa no CPAP?

A maioria das máquinas modernas de CPAP ou de dois níveis tem uma configuração de conforto chamada rampa. 

Como a palavra indica, ela permite que a máquina inicie a uma pressão mais baixa e depois aumente gradualmente a pressão por um período determinado.

O início da rampa, com pressão mais baixa, pode facilitar o sono. Depois de adormecer, a pressão pode ser aumentada para o intervalo necessário para impedir que as vias aéreas superiores desmoronem durante o sono.

Existem vários modelos de máquinas PAP disponíveis de fabricantes distintos e várias iterações nas últimas décadas. Porém, nem todos têm um recurso de rampa, e a capacidade de acessá-lo variará de acordo com o modelo. 

Pode ser mais fácil revisar o manual do seu dispositivo ou conversar com seu fornecedor durável de equipamentos médicos, ou com um especialista em sono para acessar a configuração.

aparelho cpap
A maioria das máquinas modernas de CPAP ou de dois níveis tem uma configuração de conforto chamada rampa.

Conclusão

As máquinas de CPAP fornecem alívio para muitas pessoas com SOAS e outros distúrbios respiratórios do sono. 

O seu médico ou especialista em sono poderá lhe dizer como usar o dispositivo para obter a máxima eficácia. Além disso, programe consultas regulares para discutir como você está se sentindo em resposta à terapia com o aparelho CPAP. 

Entre em contato com os nossos especialistas e entenda qual a melhor opção de CPAP para você e sua família!

Aparelho CPAP FAQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 14 =

Rolar para cima