Aparelho Bipap

Aparelho BiPAP: o que é, como funciona e principais funções!

O aparelho BiPAP é um compressor de ar utilizado para tratar a apneia do sono em grau acentuado e doenças pulmonares.

A sigla BiPAP é uma abreviação de BI-level Positive Airway Pressure (pressão positiva em vias aéreas a dois níveis), ou seja, contém dois níveis de pressão, sendo um para inspiração (IPAP) e outro para expiração (EPAP).

Você quer conhecer tudo sobre o que é um aparelho BiPAP e as características deste dispositivo? Neste artigo iremos nos aprofundar sobre este aparelho e sua atuação no tratamento da apneia do sono!

O que é o aparelho BiPAP?

O BiPAP e VPAP são equipamentos que possibilitam o uso de duas pressões no tratamento respiratório: uma sob a inspiração e a outra sobre a expiração.

O aparelho BiPAP será indicado quando há a necessidade de aplicar pressões elevadas acima de 16 cm H2O. Neste existe dois tipos de pressões de tratamento: uma de inalação (IPAP); usualmente  mais elevada e a outra para a exalação (EPAP), mais baixa para facilitar a expiração.

Este equipamento é indicado para diversos tipos de distúrbios respiratórios, desde o mais simples até o mais complexo.

OS BIPAPs enviam um fluxo de ar pressurizado as vias aéreas, exercitando o pulmão com a melhora da inspiração e expiração, isso faz com que a respiração seja mais semelhante com a natural.

Você sabe qual a máscara para BiPAP?

  •  Este tipo de máscara é basicamente a mesma usada para o CPAP. Você deve se atentar se as especificações técnicas de máscara coincidem com a indicação do BiPAP que optou !
  •  Principal quesito a considerar ao escolher a máscara para BiPAP, que deve considerar é tolerância de pressão na máscara;
  •  O BiPAP pode alcançar uma quantidade de fluxo mais intenso que o CPAP e isso pode comprometer sua saúde respiratória;
  •  Quando o cliente compra uma máscara sem seguir as especificações, aumentam os riscos de apresentar desconforto, isso irá comprometer a vedação e funcionamento ideal para a terapia.

Ultimamente, o tratamento para a apneia do sono conta com uma tecnologia de alta performance, que proporciona maiores resultados. Dispositivos silenciosos têm sido desenvolvidos, oferecendo uma noite mais tranquila e para sua companhia.

Benefícios do aparelho BiPAP no tratamento da apneia do sono

aparelho bipap beneficios

O grande desafio de quem precisa do tratamento para apneia do sono e doenças pulmonares, é ter conforto. O BiPAP pode ser ajustado conforme o padrão e esforço respiratório de cada usuário. Em função disso, as chances de sucesso na terapia aumentam. Respirar com naturalidade, é o diferencial no tratamento com aparelho BiPAP.

Estudos ainda comprovaram que o uso do BiPAP na fisioterapia respiratória de pacientes com doenças pulmonares, foi capaz de reduzir os quadros de dispneia (falta de ar) e frequência cardíaca elevada.

Para que serve o aparelho de respiração BiPAP ?

O aparelho de BiPAP é um dos tipos de respiradores mecânicos usados no suporte ventilatório por pressão e que são utilizados frequentemente empregados para ventilação não invasiva.

Ele parece com um compressor e tem a capacidade de gerar um fluxo de ar para o usuário possibilitando que a pressão nas vias aéreas do individuo fique sempre positiva.

Leia também: Causas do ronco: quais são, tratamento e como dormir melhor

Como funciona o aparelho?

Em casos que o paciente necessita de um ajuste de pressão mais alto, a expiração pode ser bem mais difícil, como se tivesse que forçar a respiração para fora.

Nestes casos, o aparelho BiPAP será configurado de modo que inclua um recurso de tempo e meça a quantidade de respirações por minuto que uma pessoa deve receber. 

Dessa forma, evita-se que o tempo entre as respirações exceda o tempo limite definido e aumente de forma temporária a pressão do ar, para que a pessoa volte a respirar normalmente.

Entenda o ajuste automático do aparelho BiPAP

Um aparelho BiPAP pode ser adaptado visando atender as necessidades de cada paciente de forma a flexibilizar as opções de tratamento, já que disponibiliza diversos modos de ventilação ( CPAP, S, S/T, PC a função A).

BiPAP, VPAP ou CPAP ? Qual a diferença entre estes dispositivos?

A diferença principal é a possibilidade de ajuste de uma pressão para inspirar (IPAP) e outra mais suave para exalar (EPAP), o dispositivo acompanha melhor a respiração e assim o sono é mais fácil!

Essa diferença é perceptível quando a pressão de tratamento recomendada pelo médico for acima ou a partir de 17 cmH2O.

Com a pressão de tratamento entre 17 cmH2O, com o CPAP, o usuário pode sentir muita dificuldade para exalar o ar, pois menos que tenha conforto na expiração, o fluxo de ar intenso faz com que se esforce mais, gerando  desconforto e dificuldade de continuar a usar toda a noite.s

O aparelho BiPAP foi desenvolvido para atender a fluxos mais elevado, já que sua capacidade está entre 4 cmH2O e 24 cmH2O, em vista do CPAP atingir no máximo 20 cmH2.

Saiba que o tratamento da apneia do sono com o uso de aparelho BiPAP ou CPAP é o método com melhores resultados.

Em algumas semanas, o paciente já nota a melhora na qualidade do sono e os reflexos na sua vida, como  diminuição da sonolência diurna, a ausência de ronco e maior disposição para atividades diárias.

Leia também: CPAP e BiPAP: O Que são, Diferenças e Benefícios

Como escolher um aparelho BiPAP ideal?

Será que o BIPAP é melhor que o CPAP?

O seu médico especialista no sono é o mais indicado para determinar quais as configurações ideais de pressão para o uso ideal do aparelho. Ele informará qual o tipo de equipamento será indicado para o tratamento adequado nas resoluções dos eventos respiratórios e diversas patologias correlacionadas.

O BiPAP tem recursos mais avançados personalizados e confortáveis do que os parâmetros terapêuticos, a fim de que a respiração seja mais semelhante a natural.

Entretanto, não adianta investir em um BiPAP, se o grau da sua apneia for leve. A quantidade de ar será tão pequena, que não sentirá diferença em usar um CPAP ou aparelho BiPAP.

Conclusão

aparelho bipap conclusao

O BiPAP irá ajudar o paciente a obter  conforto no tratamento da apneia do sono e das doenças pulmonares. O  aparelho BiPAP será ajustado segundo o padrão e esforço respiratório do usuário.

Dessa maneira, aumenta as possibilidades de sucesso na terapia. O paciente irá respirar com mais naturalidade!

Estudos abordam que a fisioterapia respiratória de pacientes com doenças pulmonares é capaz de diminuir quadros de dispnéia ( falta de ar) e frequência cardíaca aumentada.

Escolha seu equipamento de aparelho BiPAP agora mesmo e outro equipamentos hospitalares na Mobiloc e comece seu tratamento com segurança e conforto.

Acesse nossa loja online e conheça as nossas formas de pagamento sem burocracia e com melhores preços do mercado!

Confira nossos outros artigos sobre os equipamentos e aparelhos para tratamento da apneia do sono:

4 comentários em “Aparelho BiPAP: o que é, como funciona e principais funções!”

  1. Cristina bernardes

    Olá. A minha mãe usa bipap, há cerca de 7/10 anos. Recentemente começou a fazer alergia na zona dos olhos. Fica com bolsas de água por baixo dos olhos e muito inchados. Tudo indica que seja da máquina. Tem algum historial sobre isto? O que se pode fazer?

  2. Jandira Isabel da Silva

    Seria interessante realizar encontros com profissional da Saúde que estão chegando ao mercado para apresentar os aparelhos, configurações, etc

  3. Alexandre Malafaia

    Olá Jandira! É verdade, vamos sim está pensando nessa sua ideia, viu? Obrigada por esse feedback e pode contar com a gente!

  4. Alexandre Malafaia

    Olá Cristina! Sentimos muito pelo ocorrido com a sua mãe e orientamos sempre a procurar um médico especialista, para está melhor te auxiliando nesse momento! Agradecemos a confiança desde de já e desejamos melhoras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito + nove =

Rolar para cima